Esteve presente no início do mês em Oliveira do Hospital, o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, que garantiu estar definitivamente decidido até ao fim do corrente ano ou princípio de 2008, qual o traçado para a passagem dos IC's, sendo de extrema importância o papel desempenhado pela Autarquia para a defesa do traçado mais vantajoso ao Concelho, visto que, dos traçados que menos agradam ao Concelho de Oliveira do Hospital, um passa a sul, outro desce da zona do nó de Tábua até à zona do Alva em direcção à Covilhã. Paulo Campos disse também, que a construção deste traçado não irá levar o mesmo tempo que os anteriores, sendo tão breve quanto possível a sua execução.
Dada a importância desta via de comunicação para a acessibilidade e desenvolvimento dos Concelhos abrangidos pelos IC's, considera-se normal esta discussão de traçados. Pela variedade de acessos que já contemplam o Distrito de Viseu, julgo ser justo a atribuição do traçado que melhor sirva a nossa zona, que se vê apenas com uma Estrada Nacional que deixa muito a desejar.
4 Olhares:
Fico com a impressão que o traçado mais a Sul servirá melhor os interesses do concelho e da nossa freguesia. Talvez que, com mapas mais em pormenor, se possa avaliar melhor o que mais convém. Poderá a Junta de Freguesia informar, se tiver acesso ao processo para consulta ?
T
Na minha opinião, qualquer um dos traçados á direita e á esquerda, servem bem os interesses de Nogueira do Cravo e do nosso concelho. Os mapas não dão uma precepção total, no entanto dá-me ideia que os dois fazem um trajecto muito próximo da actual N17, sendo que, para além de servirem a sede de Concelho e as suas freguesias mais próximas, dão a entender que o prolongamento do IC6 irá servir a zona do Alva, que considero das zonas mais isoladas do Concelho.
Gostava de ter essa certeza, nomeadamente quanto ao IC 7. Será complicado que, iniciando-se no nó de Tabua e passando a norte do concelho de Oliveira do Hospital, possa beneficiar a nossa freguesia atravessando-a. Os autarcas de Seia e Gouveia não apoiam esta solução, mas sim aquela que também mais interessa a Nogueira, na minha opinião. Por isso não basta consultar estes mapas, mas sim os de maior pormenor. E então em que ficamos ? Próximos da N 17 ou talvez a nem sequer passar na freguesia ? Daí termos de saber primeiro o que está na mesa, consultando os projectos enquanto estão em discussão. Talvez a J. Freguesia possa dizer algo.
T
Sobre o mesmo assunto, consulte-se a informação disponibilizada "on line" hoje, no CBS. Parece que a NDEIF está muito dentro da jogada. E nós ?
T
Enviar um comentário