quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro


Assinala-se hoje, dia 14 de Novembro de 2007, o 136º aniversário da morte deste nosso conterrâneo e ilustre figura Nogueirense Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro.
Faleceu ao regressar de Luanda (Angola), onde tinha ido em serviço da comunidade, vítima de uma pneumonia dupla.
Algo já foi dito e publicado no nosso blog, mas muito ainda há a contar de tão grandioso homem.
Uma justa homenagem já lhe está a ser preparada, como já é de conhecimento público, e em relação a isso, o "Olhar Nogueira do Cravo" questionou um dos intervenientes na comissão, que gentilmente enviou via email o seguinte texto: "...Podemos anunciar que, salvo algum contratempo, a comissão adoc reunirá com as partes interessadas no próximo dia 24, para apresentação de maquetes e orçamentos provisionais...". Certamente em breve teremos mais novidades acerca desta iniciativa.
Aproveito também a ocasião para mostrar a minha gratidão para com este colaborador do blog, que não identifico por desconhecer a sua vontade própria, mas que tanto neste assunto como em tantos outros, tem estado presente a comentar e a dar diversas informações relevantes. Um exemplo a seguir, em prol da nossa terra e do gosto que temos em a dignificar.

2 Olhares:

Anónimo disse...

Embora Bernardino tivesse "abandonado" muito cedo Nogueira,sabemos através de escritos seus que as saudades da sua terra eram enormes assim como de seus familiares e amigos de infância,como brevemente iremos constatar com o desvendar de mais um pouco sobre sua vida. O feito de Bernardino foi de grande coragem e amor pela pátria, se não fosse fundar Moçamedes naquela altura a Alemanha teria ocupado aquela zona de Angola. Levou mais tarde (40 anos depois) Portugal a sonhar com o Mapa cor-de-rosa,que era anexar terrenos que unificava Angola a Moçambique o que levou ao ultimatum Inglês em 1890.Esta homenagem é justa a um homem que muito fez por Portugal e que nasceu numa casa da Rua do Saco em Nogueira do Cravo em 1809.Em 2009 iremos perpectuar Bernardino Freire Figueiredo Abreu e Castro com a edificação de um monumento escultórico e várias actividades relacionadas com essa figura Nogueirense.

Anónimo disse...

Daqui escreve um filho de Moçâmedes,hoje Namibe, Angola,cidade fundada por Bernardino, em 1849. Nunca foi esquecido pelos moçâmedesnses da diáspora em Portugal e gostaríamos de participar na homenagem que irão fazer em Nogueira do Cravo.Temos uma organização ADIMO que poderá ser o veículo de divulgação do programa à diáspora. Vou contactá-los para entrarem em contacto convosco. Um abraço. Até sempre.
Cláudio Frota