quarta-feira, 21 de novembro de 2007

IC6 Sai da "Marcha Lenta"

Em continuação dos posts já anteriormente discutidos, aqui fica um texto publicado ontem pelo Correio da Beira Serra, que dá conta dos passos que o processo "IC6 e IC7" já avançou.

O Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, põe fim esta quarta-feira, dia 21 de Novembro, àquilo que se vinha transformando numa verdadeira saga política. Numa sessão solene marcada para a Câmara Municipal de Tábua, junto à hora de almoço, Campos procede de uma vez por todas à abertura do concurso público internacional para a execução do troço do itinerário complementar número 6 (IC6), entre Catraia dos Poços e o nó de Tábua. Cumprido este formalismo, seguir-se-á a fase de abertura das propostas – marcada para 31 de Janeiro de 2008 – e a posterior adjudicação de uma obra, que deverá arrancar ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
De acordo com uma informação obtida pelo Correio da Beira Serra, aquele governante vai também lançar em simultâneo o concurso público para a execução da 2ª fase da Variante de Tábua – uma estrada que ligará aquele concelho ao IC 6, nas proximidades de Poço do Gato –, e proceder à adjudicação da 1ª fase daquela variante à empresa vencedora do concurso – a "Rosa Construtores".
Sublinhe-se que, quando concluída nas suas duas fases, esta variante de Tábua ligará o IC 6 às futuras auto-estradas que o Governo prevê construir entre Viseu e Coimbra e Santa Comba Dão e Mangualde, no âmbito da reformulação do Plano Rodoviário 2000. Ao que o CBS apurou, junto de uma fonte conhecedora do processo, o Ministério das Obras Públicas pretende lançar o concurso de execução destas duas auto-estradas ainda durante o primeiro trimestre do próximo ano.
Para a cerimónia oficial do lançamento do concurso do IC 6 e da 2ª fase da variante de Tábua – dois projectos orçados em 71 milhões de euros –, Paulo Campos convidou todos os autarcas da região-centro e, segundo o CBS também sabe, aquele secretário de Estado fará muito em breve uma deslocação a Oliveira do Hospital, com o intuito de inaugurar as instalações do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB) e de participar, também, num colóquio com autarcas e empresários em torno das acessibilidades previstas para toda a região, com especial enfoque para o prolongamento do IC 6 até à Covilhã, a construção do IC 7 entre o IC 6 e a A25 e, ainda, o IC 37 entre Viseu e Seia.
De acordo com o que o CBS apurou, o secretário de Estado de Mário Lino pretende também levar a concurso o projecto destes novos itinerários durante o primeiro trimestre de 2008.

**Texto Jornal Correio da Beira Serra

1 Olhares:

Unknown disse...

Vamos ver quem defende melhor a segunda fase, isto é, o prolongamento do IC 6 a partir do nó de Tábua ou a construção do IC 7. Se o IC 37 já defende melhor o norte do concelho, pela proximidade, aquelas duas vias deveriam priveligiar o sul do concelho. Estarão estes atentos ?.