quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Posição Pública da Câmara sobre os Traçados IC6 e IC7

Na sequência da deliberação, por todos os membros presentes, da reunião ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 6 de Novembro, foi enviado às Estradas de Portugal, EPE, o seguinte parecer em relação aos três cenários resultantes do Estudo de Avaliação Estratégica da Rede Rodoviária Nacional na Região Centro Interior, no que, nomeadamente, concerne ao território deste Município:
1 – Considerar o Cenário 3, em que se encontra contemplado o traçado do I.C. 6 com passagem a norte da cidade de Oliveira do Hospital, e a construção de dois nós de acesso na área geográfica do concelho, como o mais favorável no que a este itinerário diz respeito, não só na perspectiva de minimização do impacto ambiental da sua realização, mas também da criação de um efeito de “circular” ao perímetro urbano da cidade, facto importante face ao considerável volume de tráfego que diariamente se faz sentir nos acessos à mesma. Importa ainda referir que esta escolha se mantém independentemente da solução técnica que venha a ser definida para o atravessamento do Maciço Central da Serra da Estrela, ou seja, de ser, ou não, adoptada a solução dos “túneis”;
2 – Considerar que a solução que melhor serve o concelho de Oliveira do Hospital, no que diz respeito ao I.C. 37, é a que venha a antever o traçado desse itinerário o mais próximo possível do limite do concelho com o Município de Seia (Cenário 5), atendendo a que permitiria a existência de uma ligação mais rápida a Nelas, e por conseguinte à ferrovia, à cidade de Viseu e à A 25, com ganhos evidentes para cidadãos e empresas em termos de segurança e redução do tempo necessário de deslocação;
3 – Em relação ao I.C.7, considerar como mais favorável o traçado previsto no Cenário 5, em virtude de preconizar o atravessamento de uma área do concelho de Oliveira do Hospital, na freguesia de São Gião, o que em muito poderia contribuir, considerando que teria um impacto ambiental reduzido em virtude da sua extensão, para o aproveitamento e desenvolvimento do turismo no Vale do Alva, potenciando dessa forma o incremento do rendimento da população residente e, por consequência, a elevação dos factores de atractibilidade;
4 - No que respeita à passagem do I.C. 6 a norte da cidade de Oliveira do Hospital, solução defendida, foram remetidas três propostas que o Gabinete de Revisão do Plano Director Municipal equacionou no âmbito do desenvolvimento do seu trabalho e que, já em Janeiro de 2003, foram levadas ao conhecimento do então Director do Departamento de Estudos e Normalização do I.E.P. – Instituto das Estradas de Portugal, Engº. Pedro Teles de Menezes, que, com as devidas alterações, considerou a designada “proposta C”, sobre a qual recaiu a escolha da Câmara Municipal, como viável.
Referir que a posição ora veiculada não sofreu, por parte desta autarquia, qualquer alteração desde essa data, tendo a mesma sido transmitida a S.E., o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Dr. Paulo Campos, logo na primeira audiência que concedeu ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, no ano de 2005, e cujo teor mereceu da Sua parte o melhor acolhimento.

6 Olhares:

Unknown disse...

A partir do nó de Tábua, a caminho do norte do concelho, qual o traçado previsto no cenário 3 e onde se situam esses dois nós ? Algum serve de perto a freguesia de Nogueira do Cravo ?

Anónimo disse...

Segundo o que deu para ver com os mapas dos traçados, a que foi possível ter acesso, parece-me que o traçado que mais convém a Nogueira é o que passa na actual N17 ou próximo dela, visto que o outro cenário, tal como o que é defendido pela NDEIB, o mais próximo que passa é na zona de Travanca - Bobadela.

Unknown disse...

Também me parece. A ser assim outros interesses se sobrepõem.

Unknown disse...

Pois é, porque será aquele traçado alternativo!....
Neste fim de semana tive oportunidade de ver e apreciar os dois traçados em mapa com mais pormenor.
Um é mais directo quase acompanhando a actual E17. Outro muito mais longo, sabe-se lá por quê. Será que agora vão aparecer as questões ambientais e as reservas agrícolas para justificar aquele estranho traçado? Gostava de ouvir os povos a sul de Vendas de Galizes.

Anónimo disse...

Na rádio boa nova li uma noticia que falava no ic7 a passar na zona da actual n17 e um outro traçado que serviria a freguesia de S. giao.

Unknown disse...

Tabem li isso. Com todo o respeito pelas gentes de S. Gião, parece-me que qualquer traçado acompanhando de perto a E17, terá a distância mais curta e natural entre IC 6 e Celorico da Beira.