segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Hino de Nogueira

Ó Nogueira, ó Nogueira,
Já te podes alegrar,
As moças que cá voltavam
Elas cá vêm a chegar.

REFRÃO
Andam pelo ar cantigas,
Melodias de encantar,
São vozes que as donzelas
Tão gentis, meigas e belas
Vão cantar em seu lidar.

Cantai, Cantai,
As canções de namorados
A lembrarem alvoradas
Em sinos de branca ermida BIS
E toda a gente ouça atenta esta canção
Numa singela oração,
Pedaços da nossa vida.

FIM DO REFRÃO

O meu amor me disse ontem
Que eu andava coradinha,
Os anjos do céu me levem
Se esta cor não era a minha.

Refrão ...

Ó lua que vais tão alta
Lá por esses altos céus
Vem me dizer ao ouvido
Quais são os amores meus.

Refrão ...

** Esta canção da nossa terra é muito antiga e chegou-nos através da "Tia" Altina.

5 Olhares:

Master disse...

O "Olhar Nogueira do Cravo" agradece mais uma vez o envio de informações e a colaboração para com o blog.

Anónimo disse...

A tia Altina, e eu posso mesmo escrever tia sem aspas, é uma verdadeira enciclopédia de cantilenas. Aliás qualquer uma das irmãs coragem. Beijinho para elas

Unknown disse...

Não é só enciclopédia de cantilenas. Tem um reportório da história de Nogueira e de suas gentes muito importante, cuja recolha devia ser feita.

Anónimo disse...

E quanto a mim essa recolha deveria ser feita pelo Grupo de Cantares da Casa do Povo, pois está em jogo o passado dum povo. Seria bom para o seu reportório cantigas tocadas e cantadas pelos nossos antepassados.

Susana e Pedro Pereira disse...

É com muito orgulho que testemunhamos o carinho que toda a aldeia demonstra por pela nossa Avó, com quase 90 anos de vida.
Um beijinho muito grande dos seus netos (que estando longe da vista, estão perto do coração).
Susana e Pedro Pereira