terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Figuras Ilustres de Nogueira do Cravo

No passado dia 3 do corrente mês, o "Olhar Nogueira do Cravo" tomou a iniciativa de propor ao director do Jornal Correio da Beira Serra, Henrique Barreto, a possibilidade de através dessa referência da imprensa regional serem lembradas algumas grandes figuras Nogueirenses.
Passo a transcrever na integra o pedido formulado, bem como a atenciosa resposta dada ao mesmo;

Figuras Ilustres de Nogueira do Cravo - 03/01/2008
Boa Tarde. Venho deste modo dirigir-me até vós, a fim de propor algumas personalidades a figurarem em próximos números do vosso jornal, no artigo "Figuras" que é complemento das edições impressas. Em primeiro lugar, gostaria de divulgar o trabalho que tenho vindo a desenvolver, que sei que já é de vosso conhecimento, intitulado Olhar Nogueira do Cravo. Este espaço na internet, não é mais do que uma forma que criei com o intuito de divulgar a cultura, a história e os eventos que por essa localidade ocorrem, apenas e só pelo gosto à terra onde nasci e habito. Ai têm vindo a ser debatidos vários assuntos de todos os quadrantes, nos quais gostaria de realçar, duas personalidades Nogueirenses que ali foram lembradas.

Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, nascido na Casa da Torre, estudante em Coimbra, lutou seguindo os ideais de D. Miguel, após a derrota com D. Pedro IV ficou exilado em Pernambuco (Brasil), onde deu aulas e publicou alguns livros, sendo o mais importante o primeiro Romance ali publicado a que deu o nome de Nossa Senhora dos Guararapes, depois da invasão dos Holandeses e dada a enorme pressão sofrida pelos portugueses no Brasil, organizou uma colonia que seguiu para Moçamedes - Angola, hoje Namibe, terra que colonizou e onde acabaria por morrer pobremente.

Padre Manuel Henriques - o Pintor Santo - Nascido em 1593 em Nogueira do Cravo, ali viveu até aos 12 anos, foi para Coimbra para junto de familiares e ai por acidente, matou um colega que com ele jogava, dada esta situação foi obrigado a fugir para Sevilha onde esteve abrigado junto de um grande pintor que lhe puxou as qualidades para a arte com que nasceu, ensinando-lhe as suas técnicas, converteu-se ao cristianismo procurando assim a melhor forma para se redimir do pecado que cometeu, e voltou a Coimbra onde lhe foi concedido o estatuto de membro da igreja.
Levou uma vida de sacrifício, oração, pobreza e bondade para com os que necessitavam e acabou por morrer no Santuário de Nossa Senhora da Lapa em 1654. Deixou uma história de vida louvável bem como algumas pinturas que ainda hoje fazem presença em alguns edifícios nacionais.


Este resumo das duas personalidades pode ser alargado até á integra por vós no blog em www.olharnogueiradocravo.blogspot.com caso assim o entendam.
Apesar de nunca ter visto nesse artigo personalidades que já tenham falecido, penso que seria importante a publicação da vida destes homens que não foram esquecidos por onde passaram e estão a ser esquecidos onde nasceram. Certos da vossa melhor atenção e ficando a aguardar uma breve comunicação. Os meus melhores cumprimentos.


Resposta Correio da Beira Serra

Boa tarde!
A sua sugestão, que desde já agradecemos, é pertinente e registamo-la. No entanto, a I Série do Correio da Beira Serra, que se editou entre 1988 e 2001, teve essa secção e, pela pena do nosso antigo e falecido colaborador, Tarquínio Hall, houve na verdade várias figuras ilustres de Nogueira do Cravo que foram objecto de uma abordagem jornalística. Quem sabe se um dia não poderemos voltar fazer o que nos sugere...

Disponha sempre e parabéns pelo seu blog.

P.S: O seu e-mail acaba de ser editado na secção "Cartas ao Director" do correiodabeiraserra.com

Cumprimentos,
Henrique Barreto

7 Olhares:

Unknown disse...

Estão lançadas as bases para divulgar e dar voz ao povo do que julgue ser mais importante falar para divulgar a nossa cultura, história ou ainda actividades da freguesia.
Temos um blog e imprensa receptivos a divulgar ideias ou acontecimentos de interesse geral, mas não é suficiente se as pessoas se acomodarem, não participando ou dando o seu apoio explícito.

Anónimo disse...

E o momumento ao Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro sempre vai ser uma realidade????

Anónimo disse...

Gostava de saber, onde podemos encontrar algumas obras do Padre Manuel Henriques - o Pintor Santo?

Anónimo disse...

A nossa história e cultura tem que ser divulgada por nós Nogueirenses, não podemos esperar pela imprensa regional... caso contrário nunca ningém saberá quem fomos e o que somos. E claro, por este blog, que desde já felicito por tudo o que tem escrito sobre a terra que tanto amo.

Unknown disse...

Ao anónimo de das 13:15:
Pode recorrer ao que foi pesquisado por AR e publicado neste blog. De memória recordo os locais de Évora, Sá Nova, Museu Machado de Castro e Quintela da Lapa.

Anónimo disse...

E de repente tudo se calou sobre o monumento ao Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, já não vai haver monumento?

Unknown disse...

Se vai haver monumento ou não, não se pode afirmar, pois agora tudo depende do apoio da Câmara, já que a ideia dos promotores da homenagem e as diligências, continuam de pé.