segunda-feira, 14 de julho de 2008

Relógio da Torre

Chegou à caixa de correio do "Olhar Nogueira do Cravo", um email em resposta ao artigo publicado neste espaço relativo à situação de abandono do antigo relógio da torre.
O referido email já foi reencaminhado para a autarquia local, e poderá ser o início da solução para a conservação ou restauro deste património. Passo então a transcrever na integra o texto recebido:

"... Ex.mo Senhor Presidente da Junta

Fui parar a um site que fala do abandono dum antigo relógio de torre da vossa freguesia. Sou um estudioso e entusiasta pelos antigos relógios de torre e outros, tendo já duas publicações, preparando-me para a terceira, além de vários artigos dispersos por publicações - jornais e revistas. É o meu passar do tempo, pois estou na reforma.
Na vossa região há alguns exemplares de grande valia no que respeita ao património que entendo que devem ser preservados a todo o custo, antes que desapareção. Será o vosso caso.
Dou-vos vários alvitres: 1 - repará-lo e pô-lo a andar (depende do estado e do vosso dinheiro)
2 - limpá-lo e conservá-lo ( é barato)
3 - Colocá-lo num lugar em que se possa visitar e que tenha junto a si a análise da máquina, a história, a categoria onde se insere, o seu valor patrimonial ...etc.
Como entusiasta que sou pela relojoaria antiga, gosto pela preservação do património da minha terra e não tendo quaisquer intuitos comerciais, poderei colaborar convosco gratuitamente nesse trabalho. Todos ganharemos.
Ao vosso dispor.
Os meus melhores cumprimentos
Mota Tavares
motatavares@clix.pt ..."

4 Olhares:

Unknown disse...

A importância deste blogue reflete-se na notícia. É sinal de que há gente atenta ao que se passa e não se conforma com a indiderença.
Penso tratar-se de um estudioso a residir em Coimbra (?), sem qualquer vínculo a Nogueira do Cravo. Lançou alvitres que podem e devem ser estudados e que um deles se enquadrará num futuro museu de artes e ofícios, aqui já sugerido.
Parece-me que o Sr. Presidente da Junta estará atento e interessado em promover a concretização desta ideia, já que a nossa terra foi pródiga em artes, destacando-se, entre outras, a dos arguinas no trabalho da pedra, cujo verbo (gíria,modo de falar) está consagrado em livro.

Anónimo disse...

Amigo de Nogueira, porquê a Junta!que eu saiba o dito relógio pertence á Igreja, e há uma direcção responsavel.

Anónimo disse...

Mas pelos vistos a direcção responsavel tem andado a dormir.... a Junta é a entidade máxima da nossa terra, espero é que não desperdice esta iniciativa, como tantas outras que já foram colocadas neste blog.
Quanto ao Sr. Mota Tavares, ainda há gente boa neste mundo.

Anónimo disse...

A sugestão é: MUSEU DAS ARTES, onde o dito relogio poderia ficar(sempre é melhor de onde actualmente se encontra)e a Junta podia ter essa iniciativa, como fez a Junta de Meruge. Quanto à direcção "responsavel" não me parece que seja assim tão responsavel porque quem deixa uma reliquia daquelas meses à chuva, não é um acto de responsabilidade, sem ofança para ninguem.