domingo, 3 de agosto de 2008

Capela do Senhor das Almas

Capela do Nosso Senhor das Almas
Venda Nova
19 de Agosto de 1780

Com este trabalho de pesquisa na AUC pretendo dar a conhecer uma parte do processo burocrático para a construção da dita capela.
A primeira fotocópia é a capa de um caderno de vinte e oito folhas onde constam os autos de revista, escritura de doação, termo de apresentação e termo de assentada.
A segunda fotocópia é a primeira página do dito caderno, referentes aos “Autos de requerimento que fazem Oficiais da Câmara da Vila de Nogueira do Cravo para bem se fazer a Capela do Senhor das Almas, erecta no sítio de Venda Nova da dita freguesia”.
Nas restantes folhas constam todos os trâmites normais do processo, de uma leitura, por vezes, pouco acessível. No entanto fica aqui um pouco da história de um lugar que se chamou Venda Nova, mas que hoje, mercê do nome que foi dedicado ao patrono da capela, é conhecido por Senhor das Almas, antes um ermo, hoje uma bonita povoação em expansão.






Pesquisa em: AUC

Tamarres

10 Olhares:

Anónimo disse...

Era interessante mostrar um pouco mais o véu e dizer que em 1780 o povo de Nogueira demonstrava mais visão que o actual! Não tenho dúvidas que o centro de NOGUEIRA DO CRAVO daqui por uns anos é a zona do Senhor das Almas e sua involvência! Só assim esta terra se diferencia das restantes

Anónimo disse...

Senhor das Almas é um bairro de Nogueira, apesar deles defenderem que não!!

Anónimo disse...

Onde se encontram estes documentos?! Estao em posse de quem?!

Unknown disse...

Presume-se, lendo atentamente o post, saber o local onde se encontram os originais e quem terá feito a consulta.

Anónimo disse...

É que em nogueira muitos documentos oficiais que deveriam estar nas instituiçoes, estao nas maos de particulares que se apuderam deles!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentario anterior!
Como é possivel k certos nogueirenses se apuderem de documentos das instituiçoes!

Anónimo disse...

Todos estes documentos estão acessiveis a todos os Nogueirenses! Basta deslocarem-se ao local onde estes forem extraidos! Se quiserem saber mais desloquem-se à Torre do Tombo, em Lisboa, que lá está toda a história. Quando fizerem afirmações como fizeram identifiquem-se s.f.f..
Um abraço Nogueirense e comentem os verdadeiros problemas da nossa terra.

Anónimo disse...

tu tb n t identificas-t!
s fores a algumas casa d nogueira tb os encontras

Anónimo disse...

Não me identifiquei porque não fiz nenhuma acusação!

Unknown disse...

Os documentos que têm sido publicados estão lógicamente nos devidos locais, isto é em arquivos distritais ou nacionais, à mercê de serem consultados por qualquer pessoa interessada na investigação, só que isso dá muita despesa em deslocaçõese e horas de trabalho.
Se há documentos originais de que as pessoas se apoderaram, e isso a ser verdade é muito mau, é uma questão de o provar e não a coberto do anonimato, caso contrário são afirmações gratuitas que apenas se inserem em insinuações torpes e que em nada contribuem para o gosto que as pessoas têm em partilhar o que sabem com outros. Até agora são muito poucos os que partilham o que sabem. A esses enalteço a sua participação. Só.