quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Restauro do Relógio da Torre

Em continuação do tema abordado relativamente à situação actual do antigo relógio da torre, e apesar de ainda não ter sido dada pela autarquia qualquer resposta às possibilidades apresentadas, foi recebido no correio electrónico do "Olhar Nogueira do Cravo" mais uma intenção de restauro e que em muito simboliza o que até agora vem sendo dito em relação ao valor deste património.
Passo então a transcrever na integra o texto recebido, esperando assim a continuação da discussão do assunto, e uma possível comunicação da autarquia.

"Boa tarde!

Sou relojoeiro mecânico especializado em relojoaria férrea de torre.
Casualmente deparei com o vosso blog, onde descobri um contacto do meu bom amigo Dr. Mota Tavares, interessando-se pelo antigo relógio mecânico da vossa igreja Paroquial.

Primeiramente, e em resposta a um dos colaboradores do blog, esclareço que o contacto foi feito pelo Dr. José Mota Tavares, que vive em Lisboa, sendo irmão do Dr. Paulino Mota Tavares, este sim, residente em Coimbra, ambos pessoas de elevada cultura e amplos conhecimentos sobre a história do tempo e da relojoaria em Portugal.

Sobre a questão da alienação do vosso relógio, ao invés do que acontece na restante Europa e Américas, assiste-se em Portugal, à delapidação, diria organizada, do nosso património de campanário: relógios e sinos.
No caso dos relógios mecânicos, por comodismo de uns e ganância de outros, a relojoaria monumental de torre portuguesa, está neste momento a saque, trocada por patacos, vendida ao desbarato, com as torres a serem infestadas por autênticos cacarecos eléctricos e electrónicos, sem alma, de nenhum valor técnico, mas vendidos a alto preço, quantas das vezes com as populações a serem levadas ao engano por gente sem escrúpulos.

Da minha experiência pessoal enquanto restaurador de relojoaria monumental de torre, em todas as localidades onde as populações foram alertadas e sensibilizadas, os velhos relógios foram recolocados a funcionar, a maioria das vezes por importâncias inferiores ao que custaria um careco eléctrico.

Convido os interessados a visitarem o meu site
www.tictactemporis.com onde poderão apreciar fotos de alguns dos meus restauros e vejam se não vale bem a pena manter estas belas máquinas em funcionamento. Até porque com um restauro integral, qualquer relógio mecânico se mantém em bom funcionamento por várias décadas.
Para além disso, falamos de peças de valor patrimonial e museológico insubstituíveis.

Se houver interesse no restauro desse relógio, poderei deslocar-me a Nogueira do Cravo, sem qualquer custo, para verificar o seu estado e apresentar orçamento para a sua salvaguarda.

Com os meus melhores cumprimentos.

Hermínio Nunes"

2 Olhares:

Anónimo disse...

yeah! its much better,

Anónimo disse...

No dia 9 de Setembro de 2008 o relógio continua no mesmo sitio! E vem ai a chuva! E ao que parece muita gente de Nogueira visita diariamente este blog! Às vezes não compreendo esta mentalidade do deixa andar...e o nosso património a ir por água abaixo...