segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Fórum de Discussão Sobre Bernardino


Tendo em conta as sucessivas publicações de artigos sobre esta grande personalidade Nogueirense, e dadas as inúmeras possibilidades para a realização de uma homenagem no próximo ano de 2009, o blog "Olhar Nogueira do Cravo", desafia os visitantes deste espaço a que apresentem os seus argumentos na concordância ou não, as suas ideias, opiniões e sugestões relativamente a esta iniciativa.

Pretende-se dar voz ao povo, discutindo serenamente, e se possível chegar a uma solução aos entraves que se opõem. Participe!

9 Olhares:

Anónimo disse...

Julgo ser merecida uma justa homenagem a este nogueirense.Tirando o que foi dito em relação à localização do monumento,desconheço custos,e o projecto em si,no entanto,creio estar ao alcance da autarquia o tornar possivel esta iniciativa.Acho que não seria preciso gastar muito ou fazer um grande monumento.Compreendo as dificuldades financeiras das juntas e camaras, no entanto algo simbolico penso que seria suficiente,vistas as adversidades.Aproveito também para lamentar a falta de participação e intervenção por parte da junta neste blog,creio que até à data ainda pouca gente se apercebeu das potencialidades e dos benefícios deste site.Cumprimentos

Anónimo disse...

Um Nogueirense com um percurso de vida notável e que nos orgulha muito enquanto Nogueirenses. Mas parece que é muito mais reconhecido por outras bandas, do que propriamente na sua terra Natal!? É bom relembrar que o seu acto de coragem pela pátria, a fundação de Moçamedes, impediu na época a ocupação do sul de Angola pela Alemanha. Destacou-se ainda nos livros, no ensino, fundou um colégio na cidade Brasileira de Recife e foi ainda um grande obreiro pela abolição da escravatura em território Português. Grande Homem e grande Lider, sendo mais do que justa a homenagem que se lhe quer prestar em 2009, ano do Bicentenário do seu nascimento.

Anónimo disse...

Acho muito merecido que se faça a dita homenagem. Se fazem homenagens a pessoas que fizeram muito menos que este senhor, porque não homenagear um Homem que fez muito por terras de Africa e que era filho da terra.
Mas parece que a autarquia não está muito interessada, cultura não dá votos a ninguém!!!!

Unknown disse...

Quem ler tanta literatura relatando factos e feitos deste nosso conterrâneo, fácilmente chegará à conclusão que é, ainda hoje, o Nogueirense mais conhecido para além das fronteiras.
Dele se diz no "Moçâmedes de Antigamente":
"Era um homem de extraordinária visão. Um grande português da estirpe dos «barões assinalados», cujo nome a história registaria com orgulho. Um portugues, que, já nessa altura defendia a tese de que a emigração do País deveria ser canalizada para as suas possessões ultramarinas".
Agora falta o reconhecimento da sua terra natal com o busto e realizações comemorativas do bicentenário do seu nescimento.

Anónimo disse...

O merecimento desta homenagem julgo ser indiscutível, pelo menos entre os que, tal como eu, conhecem minimamente a vida deste homem. No entanto, e apesar de realmente a verba prevista não ser assim tão inacessível, parece que os apoios das autarquias não estão fáceis. O povo Nogueirense já em outras alturas demonstrou o associativismo e colaboração para com outras iniciativas. Será que em 2009 iremos deixar passar o melhor momento para homenagear justamente Bernardino?

Unknown disse...

Para que o povo saiba, vou dar nota do que foi idealizado quanto ao busto:
1-Seria colocado em frente à antiga escola velha e porta do sol, virado para o lado da Torre.
2- A estimativa total de custos seria de 10.000,00 €, sendo que 7.500,00 seriam para o escultor e 2.500,00 para materiais e trabalhos de colocação de obra.
3- A obra consistiria de três pedras ao alto (lembrando também os padrões dos descobrimentos portugueses), cada uma simbolizando um continente-Europeu (Nogueira do Cravo), Sul Americano (Recife) e Africano (Moçâmedes), cada um deles, com os respectivos nomes) simbolizando os locais emblemáticos do percurso de vida de Bernardino.
4- O busto em bronze(baseado no existente em Moçâmedes)seria incrustado na pedra e esta terá uma forma a lembrar a proa de um barco, tudo assente num pequeno lago c/iluminação.
5- Este conjunto fará lembrar a Barca Tentativa Feliz e o mar que atravessaram, desde o Recife até à Angra dos Negros (Moçâmedes), durante 74 dias .
Agora tudo depende do povo de Nogueira do Cravo. Como diria Bernardino "Vence quem perseverar até ao fim".

Anónimo disse...

Penso que é unanime que Bernardino merece a homenagem. Agora esse projecto ou outro mais simples é que interessa decidir. Mesmo esse projecto idealizado não está fora das posses da autarquia, haja vontade politica! Queria aqui também deixar registado que concordo inteiramente com o primeiro comentador (Pedro) quando diz que falta a participação e intervenção da nossa junta! Vjam isto como uma critica construtiva. Cumprimentos e saudações a todos os Nogueirenses.

Anónimo disse...

Até nisto o Bernardino teve azar:nasceu em Nogueira do Cravo! Se tivesse nascido, ou obra feita em Oliveira do Hospital, a história era diferente, a esta hora mais uma rotunda de 150.000 euros!
Pelo que se aqui lê o valor é bastante irrisório para as esculturas apresentadas em Oliveira. Estou de acordo com o comentador que diz:Haja vontade politica!

Anónimo disse...

E as forças vivas de Nogueira do Cravo? Não têm voz na matéria? Acho que todas elas se deviam empenhar na homenagem a este grande Nogueirense e levar para a frente esta obra idealizada pelo escultor. Ao mesmo tempo iria trazer mais dignidade ao espaço envolvente à igreja