quinta-feira, 2 de outubro de 2008

História do Futebol em Nogueira do Cravo

O Nogueirense é um clube com tradição no Distrito de Coimbra. Procurando na história, recuando até pelo menos oitenta e quatro anos atrás, conseguem-se obter as primeiras notícias sobre a prática do Futebol em Nogueira do Cravo.
Assim, nos anos 20 é fundado aquele que terá sido o primeiro nome de clube de futebol em Nogueira do Cravo, o “Grupo de Football”, mais precisamente em 1923 (um ano antes, 1922, tinha sido fundada a Associação de Futebol de Coimbra). Este clube praticava essencialmente jogos amigáveis e alguns torneios. Inicialmente os “treinos” decorriam no “Terreiro do Senhor das Almas”, mas, como não oferecia condições mínimas, passou-se a treinar em S.Paio de Gramaços até à construção de um campo, o que veio a acontecer meses depois em terreno cedido pelo Sr.Dr. António Tinoco. De realçar que foram os próprios jogadores que pegavam nas suas enxadas e ajudaram a preparar o campo. Este situava-se no Pinhal das Domingas. Na estreia foi convidada a equipa de S.Paio e vencemos por 4-0. Com base em fotografias antigas percebe-se que no ano seguinte (1924) o clube muda o seu nome para “Sporting Clube Nogueirense”.
O clube foi evoluindo, mudando de nome, muitas vezes influenciado por contingências próprias da época e assim passou por “Operário Futebol Clube”, “Grupo Desportivo de Nogueira do Cravo”…
O campo de jogo, esse também foi sendo melhorado e surge nos anos 40, no Sr. Das Almas, o campo das Cravinetas, com balizas em madeira e uma grande lomba a meio do campo que fazia com que cada guarda-redes só visse metade do seu homólogo. Balneários não existiam e equipamentos… iam de casa equipados e a pé para o campo. Há também referência a uma sede situada na rua da Almotolia na casa do Sr. Dr. Tinoco.
Curiosidades, surgem muitas, por exemplo, devido às dificuldades nem todos tinham calçado mas havia uma regra específica que ditava que cada equipa tinha que ter o mesmo número de jogadores calçados e descalços e ninguém ficava de fora.
Foram estes homens que foram dando vida ao futebol em Nogueira do Cravo e animação à própria terra contribuindo para que o “vício” da bola fosse passando de geração em geração.
Mais tarde, já na década de 60, é construído o campo de Santo António (1961), em terreno cedido pela família Vaz Patto, e criam-se condições para se passar à prática do futebol organizado, começando por competir na antiga FNAT com o nome de “Grupo Desportivo da Casa do Povo de Nogueira do Cravo”.
Nos anos 70 é então fundado o clube “Associação Desportiva Nogueirense”, mais precisamente em 01 de Junho de 1973, a FNAT é deixada para trás e depois da vitória no Torneio de Vila Franca é feita a inscrição e filiação na A.F.Coimbra. No ano de estreia, o Nogueirense sagra-se… campeão.
De realçar que a actual sede do clube é iniciada no final da década de 70 e as obras terminaram na década de 80. Para além da sede, local de reuniões, Assembleias e convívios, o edifício está equipado com um funcional e agradável Bar. Em termos físicos cada vez se procura mais e melhor, assim, aparecem os novos balneários em 2003, em 2007 surge uma bancada coberta e como todos sabemos foi agora construída outra e um relvado sintético a inaugurar na próxima 3ª Feira.
O clube vai-se afirmando, as camadas jovens vão aparecendo, começam a despontar alguns valores e surgiram já algumas transferências para clubes de maior envergadura e as participações são já extensíveis a torneios no estrangeiro.
Até aos nossos dias são vários os sucessos desportivos, as subidas e algumas descidas de divisão, mas, acima de tudo, o orgulho do Nogueirense conseguir completar um ciclo de trinta e seis participações (até 2008/09) em campeonatos de futebol sénior, sendo uma de nível nacional e trinta e cinco de nível distrital tendo sido campeão em todas as divisões organizadas pela estrutura distrital, Associação de Futebol de Coimbra. Participou por duas vezes na Taça de Portugal e anualmente na Taça A.F.C. (troféu que conquistou em 2005). Venceu também uma Taça de Disciplina em 1996/97.
É este o clube que queremos continuar a ver crescer.

Texto do capitão da A.D.Nogueirense , Nuno Ribeiro e serviu de base o livro “Memórias do football em Nogueira do Cravo”.



6 Olhares:

Anónimo disse...

Fui jogador do ADN, neste momento estou no Fcoh, mas apesar dos meus 16 anos orgulho-me de ter jogado nesse clube, acho o que ele tem feito pelo futebol do concelho, tem sido do melhor... Parabens ADN e á direcçao que dá a cara.
Que ganhe a melhor equipa dia 26 de Outubro :)
Abraço a todos Nogueirenses

Anónimo disse...

Apesar de viver fora de Portugal nunca esqueco a minha terra aonde cresci.Tenho muito orgulho na ADN fundada precisamemnte no dia ,ano e mês(1-6-73)data do meu aniversário.Forca Nogueira sempre em frente.

Anónimo disse...

Parabéns Nuno!Tá espectacular.Continua a incutir ao máximo essa raça e amor à camisola.Força Nogueirense.

Anónimo disse...

Para que se perceba o sentido e significado deste texto... como é referido no artigo, é feito com base no livro do nosso clube e faz parte de um documento que, todos os anos é entregue aos jogadores do Nogueirense.

Esse documento, em forma de livro, tem ainda um regulamento próprio (do balneário); calendário de jogos, contactos de todos os jogadores, pontos de interesse e história quer do clube quer da própria freguesia. Serve também para que, principalmente quem chega de novo ao clube, fique com a noção de que não chegou a "um clube qualquer" mas sim a um clube com uma história e um passado que a todos nos orgulha.

Falta acrescentar que a sua publicação no blogue foi por sugestão de um outro Nogueirense que também já recebeu este livrinho uma vez que já vestiu e "continua" a vestir a nossa camisola: Chalana.

Vamos dar as mãos ao clube, enterrar os machados de guerra e tornar o Nogueirense mais forte.

Dentro de campo tmabém esperamos poder contribuir para elevar Domingo a Domingo o bom nome do Nogueirense.

Saudações

Nuno Ribeiro

Unknown disse...

Os comentários anteriores dão para entender o que é a "mistica" de ser Nogueirense, que tornam ADN um clube, de facto, diferente. As camisolas, têm história, têm pêso que que também os mais novos devem sentir.

Anónimo disse...

Olá Amigos
Sendo assim o livro do Nogueirense é outro que não este?E tudo o que está neste está incluído no outro?
Aguardo resposta miguelpsc@hotmail.com