quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Terceiro foral de Nogueira do Cravo?

Quando consultava o foral Manuelino e perante a parte final quando diz “Sam taes como atras ficam no foral darganyl” procurei saber o que significava remeter o que estava omisso no foral, para o foral de Arganil. E quando notava que mais forais da região terminavam da mesma maneira, deparei com um título de foral coincidente com o que existe no já conhecido nosso foral de 12 de Setembro de 1514.
A pergunta óbvia, é de, será também de Nogueira do Cravo ? Ou será de outra Nogueira na região da Beira ? É que, enquanto o foral Manuelino vem mesmo referenciado no index como sendo de Nogueira do Cravo, este não vem identificado como tal. Não vejo outra Nogueira na região, que não seja uma povoação junto a Arganil, mas também esta não me parece pela razão acima exposta e também nunca terá sido uma divisão administrativa ou mesmo com algum relevo que merecesse essa atenção.
Assim sendo, tendo ambos e por base, precisamente o mesmo título de “Nogueira do Bispado de Coimbra” inclino-me a que diga respeito à nossa antiga vila e assim passaríamos a ter três forais.
Passo, então, a transcrever o seu texto:


Nogueira do Bispado de Coimbra

“E no lugar de Nogueira tem mais o dito Bispado e se mostra per huma carta del Rei dom afomso o quarto aver já duvida no pagamento dos dereitos do dito lugar. E por tamto semdo presemtes os lavradores e moradores delle foram decraramos os dereitos que sempre se pagaram no lugar sem contradiçam. a saber. pagase pollos cimquo casaaes amtigos da dita terra de cada casall hum alqueire de trigo polla medida velha e hum capam ou duas galinhas por ell. E pagam mais todolllos moradores do dito lugar que casados sam de serviço cada hum de cevada dous alqueires e de trigo meo alqueire. E as viuvas ho meo deste foro tudo polla medida velha.”


Fonte: Livro dos Forais Novos da Beira

Pesquisa de: Tamarres

4 Olhares:

Anónimo disse...

Estou admirado com esta descoberta! O reinado é de D.Afonso IV e já agora qual a data deste hipotética foral? Era interessante saber-se da vericidade deste feito!

Anónimo disse...

Se o foral episcopal foi em 1177 quastiono o seguinte: Seria neste hipotético foral que Nogueira passou para os bispos de Coimbra?
Com esta descoberta (a ser verdade) muito ainda há por descobrir sobre a história de Nogueira do Cravo.

Unknown disse...

Considerando que o reinado de D. Afonso IV, o Bravo, vai desde 7/1/1325 a 28/5/1357, e como a carta foi assinada por ele, certamente que o foral será deste período.

Anónimo disse...

Julgo estar aqui apresentada uma questão a ser explorada ao máximo. Agora fico com uma dúvida que gostaria de esclarecer, a 1ª carta data de 1177, como já referenciado, e a possível 3ª, que se refere à renovação do anterior foral dado a avô, data de 12/09/1514. Ou seja, este possível foral, poderá ser conteúdo ou da época que Nogueira viu o seu foral episcopal entregue avô.