quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Eng.º Carlos António Lepierre Tinoco



Há pessoas que a sua presença perdurará no tempo, e o nosso “Carlinhos”, como o povo de Nogueira gostava de o chamar é uma dessas pessoas.
Para melhor fazer o seu enquadramento vamos começar pela sua filiação, o seu pai da pelo nome Dr. António Madeira Tinoco e sua mãe D. Madeleine Lepierre Tinoco, mas mais do que isso é neto materno de uma referência mundial Professor Charles Lepierre, e neto paterno do Dr. António Pinto Toscano Tinoco, um Nogueirense reconhecido pela nossa comunidade em 1918, na qual se colocou a principal rua da Torre o seu nome.
Nasce em Lisboa a 8 de Julho de 1915 e falece prematuramente na flor da idade com apenas 26 anos, em 25 de Agosto de 1941.
Teve uma vida tão curta em tempo, mas longa em acontecimentos, senão vejamos tirou o curso nos liceu colégio dos jesuítas em La Guardiã( Espanha) onde se distinguiu como aluno de Excelência e formou-se em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, em Engenharia Civil.




Medalhas - Prémios de Honra, atribuídas a Carlos António Lepierre Tinoco, no Colégio de Jesuítas (La Guardia - Espanha)




A quando da sua morte os jornais descreviam esta perda com algo de muito penoso, devido a suas enormes qualidades.






“Carlos Tinoco, admiravelmente dotado de coração e de espírito….” Jornal A Voz em 2/9/1941



Poema extraido do livro que Carlos Tinoco escreveu intitulado "Correspondência frustrada", editado no ano de 1941, no qual dedica os seus versos à sua mãe.



Nota Final: Um agradecimento especial ao Eng.º António Tinoco pela disponibilidade e cedência das informações e arquivos constantes neste artigo sobre seu tio.

4 Olhares:

Anónimo disse...

Certamente já repararam que Nogueira tem nesta família(Família Tinoco), a classe e a virtude das grandes famílias da Beira e que só por si já é um pretígio enorme ter ainda descendentes deles entre nós,mas que ainda não soubemos aproveitar!?
Para quando esse aproveitamento?Não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar tanto talento e tanta classe.Nogueira precisa e com eles seremos MAIORES.Eu não duvido.

Camoa

Anónimo disse...

Os Nogueirenses por vezes tem a memória curta... e não se lembram que esta familia matou a fome a muitos dos nossos pais e avós. Mereciam um pouco mais de respeito e consideração!!!

Anónimo disse...

Foi uma pena ter falecido tão cedo, porque certamente que a sua intelegência fora do comum teria posto Nogueira nas bocas do pais. Ainda assim deixou-nos esse rarissimo e interessante "Correspondência frustrada". Muito ainda há a descobrir e a divulgar sobre este grande Nogueirense.

Unknown disse...

De facto Nogueira tem pouca sorte. Partem cedo aqueles de quem havia muito a esperar. Dos que ficam afastam-se ou são afastados.
A nossa terra tem potencialidades. Assim, já é tempo de não se desperdiçarem mais sinergias.