segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Escola Primária Dr. António Correia da Fonseca

Neste ano lectivo 2008/2009, faz sessenta anos que a escola nova (actual) foi inaugurada, tendo como primeiros docentes, o Sr. professor Albano Rodrigues da Silva (parte masculina) e a Srª professora Dª Luiza (parte feminina).
Era, então, uma escola moderna, na linha das que se andavam a construir pelo país, integradas no Plano do Centenário. Só nos primeiros meses de 1949, cinco entravam em funcionamento no nosso concelho: Nogueira do Cravo, Avô, Gavinhos de Baixo, Lagos da Beira, Chamusca-Póvoa das Quartas.
Estas cinco escolas eram dadas como concluídas, tendo o Ministro das Obras Públicas ordenado, então, a sua entrega à Câmara Municipal, conforme era noticiado em Janeiro de 1949, pelo que começaram a funcionar de imediato, como aconteceu com a nossa.
A escola nova (masculina) foi então custeada pela família Vaz Pato por Esc.85.000$00, recebendo o edifício da escola velha, conforme proposta apresentada e o acordo na Câmara Municipal.
O seu patrono é o Dr. António Correia da Fonseca, morto tragicamente em 2 de Outubro de 1918 e cujos pais, beneméritos, queriam perpetuar o seu nome através de uma grande e diferente escola, segundo se diz. Com o seu falecimento, o grande projecto ficou quase inválido como diria, mais tarde, o Catre. O povo, através da Junta de freguesia, atribuiu, ainda, o seu nome a uma rua, conforme acta de 10 de Novembro de 1918, logo a seguir ao falecimento.

Tamarres

4 Olhares:

Anónimo disse...

Quem foi esse Nogueirense Dr.António Correia da Fonseca?

Anónimo disse...

A mudança de escola foi na minha segunda classe.O Sr. Professor Albano começou a leccionar na escola velha. Era o seu primeiro ano em Nogueira do Cravo.
Houve um ano lectivo em que teve 48 alunos(rapazes) nas 1ª2ª3ª e 4ª classes, segundo o próprio,muito mais tarde, me informou.
Pelo que ele fez pela formação de tanta gente, merecia uma justa homenagem.

Anónimo disse...

E foi apresentada na última Assembleia de Freguesia uma proposta de colocar o seu nome numa das novas artérias de Nogueira do Cravo.

Unknown disse...

Acho justo. A maioria da população deve a sua formação escolar e cíviva a esse Homem. Talvez que fosse possível encontar uma rua que diga algo com a escola ou no seu percurso para esta.