sexta-feira, 13 de março de 2009

Tantas Pessoas Desaparecidas que me Ficaram de Recordação em Nogueira do Cravo

Por Alice Pires dos Anjos

Falar de tudo era bom
Mas é muito bom recordar
Os namoricos e os bailaricos
Dando-me a ideia de sonhar

O cruzeiro. A linda fonte
A água fresquinha a correr
Tão pura e cristalina
Que sem sede se vai beber

Recordo o Senhor Padre Ângelo
Tantos anos na freguesia
Partiu, deixou saudades
Deixando a aldeia vazia

Recordo o Senhor Agostinho
E o tio Sebastião
Ajudava à missa, tocava o sino
Não faltando à missa a Srª.D. Conceição

Falar de D.Adelaide
E a família Tinoco
Como dos Vaz Patos
Há tanto a recordar que não há troco

Tio Abel, o jardineiro
Que foi da Srª. D. Adelaide
Os jardins eram uns encantos
Onde ele punha toda a sua vaidade

Os Casildos, gente pobre
Mas não há dúvida, honrados
Vivendo dos bocadinhos
Todos eles arrendados

Assim recordo
Toda aquela geração
O mundo não pode parar
Para ter continuação

Vou recordar o Senhor Agostinho
O Senhor Adelino da Molhada
Deixou-nos um amor de professor
De se ficar orgulhada

Recordar a madrinha Maria Emília
Foi sempre uma ternura
Foi a parteira do povo
Uma velhinha de formosura

Nogueira é bonita
Bonito o solar do Senhor Pina
Aquelas lindas tileiras
Onde eu espreitava ladina

Aquele portão forjado
As solarengas janelas
Aquele poço com noras
Como é bom falar delas

Foi um rico bafejado
Não tinha curso superior
Seus pais o deixaram rico
E foi um feliz senhor

Não esqueço o professor Carvalho
Sua figura era de fino
Assim partiu deste mundo
Lá está com Deus Divino

O Senhor Albano da loja
Dando o correio à carreira
Tudo me está na memória
Que Deus o tenha em cimeira

Casas antigas para recordar
Algumas restauradas, outras não
Lá está a do tio Nicolau
E a do Senhor Manuel Galvão

Recordo a tia Adelaide
Que lhe chamavam de doida
Como a tia Maria Clara
Que corria tudo à vassourada

António Ferreira-Joaquim Serra
Os Gouveias-boa gente sim senhor
Se recordar é viver
São memórias com amor

João Pires nunca esqueço
Tu foste um belo pai
Como a minha mãe Ana
Bons como outros mais

Tia Aurora e José Neto
Como os outros foram para Deus
Como o Albano dos Santos e os Carunchas
Todos estão junto dos meus

Recordo a família Ferreira
A Amélia do Serafim
A todos Deus levou
Para o Celestial Jardim

Continua uma só família
Nesta minha linda aldeia
Gente boa, sã e pura
Como o puro azeite na candeia

Vou parar com o rosário
Já basta de recordar
Quero ver os olhos secos
Não os quero ver chorar

2 Olhares:

Anónimo disse...

www.arguina.blogspot.com

Anónimo disse...

SÓ POR TER LIDO NESTES VERSOS TÃO SINGELOS O NOME DOS MEUS AVÓS,CLASSIFICO-OS COMO OS MELHORES VERSOS DO MUNDO.O MEU OBRIGADO A D.ALICE PIRES.GOSTEI DE LER VERSOS DEDICADOS A PESSOAS QUE AINDA TIVE O PRAZER DE CONHECER.POR ESTES VERSOS TÃO PUROS E SINGELOS,É COM AGRADO QUE VERIFICO QUE AS GENTES DA MINHA TERRA SEMPRE FORAM PESSOAS DE BEM.ISSO DEIXA-ME EMBEVECIDO E VAIDOSO POR ESTE POVO QUE EU APRENDI A AMAR.

BEIJOS D.ALICE
PROF.CAMPOS