quarta-feira, 15 de abril de 2009

Blogue da Diáspora Moçamedense

Os seguintes textos são parte integrante de um blogue administrado por moçamedenses, no qual foi publicado um post que ilustra a importância e o percurso do nosso saudoso Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro naquelas terras, sendo os comentários abaixo transcritos prova da grandeza do acto da homenagem e das trocas de informações que vêm sendo feitas por Nogueirenses dando conta das intenções das comemorações dos 200 anos do seu nascimento na sua terra Natal.
· Bernardino foi baptizado na sua terra Natal a 14.12.1809. Considerando esta data como a mais próxima do seu nascimento, para ano vai ser comemorado o bicentenário do seu nascimento, provavelmente memorizado com um busto. Já existe uma rua em Nogueira do Cravo com o seu nome.
Por
António, Às 6:21 PM

· Obg.sr.António pela informação. Os moçâmedenses esperam com emoção a homenagem dos nogueirenses a Bernardino. Podem estar certos que muitos de nós seguimos a vossa iniciativa com bastantes interesse para no momento certo estarmos também presentes.Talvez um dia o busto de Bernardino possa voltar ao seu pedestal em Namibe ou pelo menos num outro lugar digno da sua imagem de Fundador. Quem sabe.
Por
Cláudio Frota, Às 6:11 PM
(Foto da Fazenda dos Cavaleiros, propriedade de Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro)

Bernardino ergueu a sua habitação no Sítio da Bandeira, (designação que ficou na tradição popular), no Vale dos Cavaleiros.
Leia todo o artigo na integra clicando aqui.