quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Bicentenário do Nascimento de Bernardino - Parte III





Registo do baptismo de Bernardino, nos Livros Paroquiais de Nogueira do Cravo, a 14 de Dezembro de 1809.


AUC- Certidão passada em 24.10.1829 pelo encomendado Pedro Fonseca -Diz Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro da Villa de Nogueira do Cravo, que precisa que o reverendo Parocho da mesma freguesia lhe atteste qual tem sido o seu comportamento, moral, político, religioso, para o q//
Para vossa santidade se digne mandar se lhe ateste..

“Em comprimento do despacho supra, Atesto que… tem sido de bons costumes, sem notta in contrarium: amigo da igreja, e asiduo observador das leis tanto divinas, como hommanas: Em quanto ao político, tem mostrado em todo o tempo grande adhesão ao Nosso adorado Monarca o Senhor D. Miguel l não ceçando de vociferar pella defeza dos seus inauferíveis direitos, e dando provas d`um dedicado realista, o que posso na realidade attestar”.
Nogueira , 24 de Outubro de 1829
O encomendado Pedro da Fonseca

AUC- Certidão de idade

Certidão de idade pedindo ao reverendo Parocho da Villa de Nogueira do Cravo comprovativo do baptismo de Bernardino Freire de Figueiredo, filho legítimo de Alexandre Nunes e Dª Ritta de Figueiredo….








O encomendado Pedro da Fonseca “ Em comprimento do despacho supra certifico q……..”




(Verso da certidão de idade)



Capa e recorte do livro do Padre José Vicente (Gil Duarte)

Esta parte do texto do livro de Gil Duarte, diz tudo. Para que Bernardino, finalmente, não seja ignorado pelos seus conterrâneos, vamos concretizar essa homenagem por ocasião do bicentenário do seu nascimento.


“…um dos maiores beirões….”


Descendentes de Bernardino, conforme livro do poeta Gil Duarte