sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Um Olhar Sobre..

Casa da Calle



A casa da Calle pertence à família Tinoco desde sempre e é um edifício ao qual ninguém fica indiferente ao passar pela nossa terra.
A referência mais antiga da construção deste solar remonta ao ano de 1743 e fica na rua Dr.Tinoco no lugar da Torre, em Nogueira do Cravo.
O seu nome parece derivar de uma antiga caleira de transporte de águas que ai existiu outrora.
Destaca-se nesta casa uma lareira que foi desenhada por Almada Negreiros, assim como o projecto do jazigo de família no cemitério de Nogueira do Cravo.
Os últimos varões herdeiros da casa da calle foram os seguintes:
António Lopes de Almeida Pinto Ribeiro Tinoco (Nasceu em Nog.Cravo em 20.06.1819. Foi Presidente da Junta de Paróquia de Nogueira do Cravo).
António Pinto Toscano Tinoco (Juiz, reconhecido pelo povo de Nogueira ao ser atribuído o seu nome à principal artéria de Nogueira em 10 de Novembro de 1918)
António D’Abreu Madeira Tinoco (Administrador da C.M.Oliv.Hospital- entre 1929 e 32, vogal do Conselho Municipal de 1932 a 45, fundador da Casa do Povo de Nogueira do Cravo e benemérito)
António Carlos Lepierre Tinoco (1913-1966. Fundador do “Diário Popular” e politico).
António Carlos Lemos Lepierre Tinoco.


Por: Santiago

2 Olhares:

Unknown disse...

É um bom trabalho dar a conhecer a história da Casa da Calle, não só pelo seu valor, mas tambem pela oportunidade, já que no proximo dia 8, se realizará lá, o evento da ADN.
Não esquecer, também, que há outras que no seu tempo, tiveram a sua história e que seria interessante divulgá-las, pois estou certo que haverá por aí alguma coisa esquecida nas gavetas em Nogueira.

Anónimo disse...

Impressionante o trabalho de pesquisa e de divulgação que tem vindo a ser feito pelo blog e por aqueles que o valorizam. Os meus parabéns e votos de continuação.