sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Destaques Imóveis

O "Olhar Nogueira do Cravo", destaca este mês, pela sua solicitação da época, dois edifícios desta pequena e acolhedora aldeia.
O primeiro deles é a Casa da Calle, Casa do Séc. XVIII, datada de 1743 permanece, desde sempre, na posse da mesma família (Tinoco). O seu nome parece derivar de uma antiga caleira de transporte de águas que aí existiu outrora (Casa da Calleira), e no presente, este edifício está aberto ao público para servir alojamento a quem assim o entenda.
As solicitações são bastantes, e vindas de vários países, visite a página de promoção em http://www.casadacalle.com/index-pt.html e conheça um pouco mais do serviço prestado e desta mitíca residência.

E se por um lado se destaca um lugar de repouso para aqueles que agora dispõem de férias, por outro lado, para os mais jovens é tempo de preparar o novo ano lectivo.
Para além dos serviços no espaço da Escola Básica do 1º Ciclo de Nogueira do Cravo, aquele local de ensino já está presente neste mundo que é a Internet, onde dá a conhecer parte da história e das actividades lectivas, trabalhos de alunos da mesma, bem como, referencia alguns monumentos locais da nossa aldeia.
Visite mais este espaço virtual Nogueirense em http://www.eb1-nogueira-cravo.rcts.pt/ .

14 Olhares:

Anónimo disse...

Pequena aldeia master?
Conheço quase o nosso país inteiro e tenho conhecimento de muitas vilas mais pequenas que Nogueira. Já agora Nogueira do Cravo ainda ostenta o titulo de vila?

Anónimo disse...

Não tenho a certeza mas parece-me que a foto é Santa Ovaia.

Anónimo disse...

Podem informar para quando está previsto terminarem a actualização da pagina da Junta de Freguesia? Há um ano que está em actualização.

Anónimo disse...

Nogueira do Cravo teve estatuto Municipal, ou por outras palavras, foi vila pelo menos, segundo a 1ª carta foral, desde 1177 tendo o concelho sido extinto em 6 de Novembro de 1836, incorporando-se as suas freguesias no concelho de Oliveira do Hospital. O seu foral episcopal foi dado a Avô e mais tarde renovado aquela mesma localidade.

Em relação á foto, a mim pessoalmente parece-me ter sido tirada nas imediações do cemitério, no entanto a mesma só está colocada no post, porque é uma imagem utilizada na promoção da Casa da Calle na sua página Web, e daí foi retirada para complementar o texto transcrito.

Anónimo disse...

Caro comentador gostaria bastante de lhe responder a essa pergunta, no entanto e como deverá compreender, sou apenas um Nogueirense, sem qualquer posição em nenhuma colectividade da terra, muito menos a nível politíco e por isso não lhe sei dizer quando o site será concluído.
Aproveito para esclarecer, caso exista essa dúvida, que este blog não está relacionado com nenhuma instituição Nogueirense, mas sim com todas. É um espaço criado por um particular, onde se pretende a divulgação da nossa aldeia, e onde todos têm o direito á palavra.
Continuem a visitar e a comentar neste espaço.

Unknown disse...

O master diz que "O foral episcopal foi dado a Avô". Direi que será necessário clarificar:
1) Foi dado a Avô ou a Nogueira ?
Alguns historiadores dizem:
2) Foi dado em Avô ?
3) Foi dado por Avô ?
4) Foi dado pelo de Avô ?
5) Foi dado por D. Afonso Henriques ?
6) Pergunto: Será mesmo um foral episcopal ?
Tenho sérias dúvidas que seja dado por Avô e que seja episcopal.
T

Unknown disse...

Penso que é redutor dizer que Nogueira é uma "pequena aldeia". Pelo contrário, sem favor, direi que é uma grande aldeia e que já merecia que readquirisse o estatuto de Vila. Não seria tempo de pensar na ideia ? E o poder local que acha em promover esta iniciativa ?
T

Anónimo disse...

Caro antónio parece que tem dificuldades de leitura.
Nogueira do Cravo teve estatuto Municipal, ou por outras palavras, foi vila pelo menos, segundo a 1ª carta foral, desde 1177 tendo o concelho sido extinto em 6 de Novembro de 1836 - aqui responde-se à sua primeira interrugação, ou seja Nogueira do Cravo foi Vila pelo menos desde o ano de 1177 e se o deixou de ser é lógico que esse mesmo estatuto teve de ser passado a alguma outra localidade, neste caso Avô, que renovou esse mesmo estatudo anos depois. Isto é o que diz a história.
Em relação a pequena aldeia, certamente haverá menores como por certo também haverá maiores, no entanto e se é conhecedor ou habitante Nogueirense, por certo terá a conciência de que ainda não se justifica tentar adquirir novamente o estatuto de vila.

Anónimo disse...

A foto é São Gião

Anónimo disse...

O Concelho de Oliveira tem uma cidade-Oliveira do Hospital e 3 vilas:Seixo da Beira,Lagares da Beira e Avô. Justificaram essas 3 vilas mais do que Nogueira do Cravo? Oliveira para passar a cidade incluiu toda a sua freguesia.É verdade que pouco nos trás de vantagem, mas é um titulo que por questões históricas seria honroso para a nossa terra.Nunca é demais lembrar que fomos sede de municipio 759 anos!!!

Anónimo disse...

Outras terras nossas vizinhas com estatuto de vila: concelho Seia:S.Romão,Loriga,Paranhos da Beira e Santa Marinha. Concelho de Arganil:Arganil e Coja. Concelho de Tábua:Tábua e Vila Nova de Oliveirinha.Carregal:Carregal Sal e Cabanas de Viriato. Concelho Nelas:Nelas,Santar e Canas de Senhorim. Ver Google.pt.Há 556 Vilas em Portugal

Unknown disse...

Não vejo quem é que tem dificuldades de leitura. Não vou por aí. Contudo o espaço é aberto. Procuro respostas que ainda não encontrei. Que diz a primeira carta foral? Alguem sabe? À data desta, a povoação de Nogueira não era uma terra reguengueira ? Continuo a aguardar contributos de qualquer pessoa interessada em esclarecer o nosso passado, bem como dá-los.
Caro master ou outro participante, esta via de diálogo interessa-me, pois que as questões levantadas continuam em aberto.
T

Unknown disse...

Nogueira: ser ou não ser Vila.
Sou Nogueirense e reconheço que poderá haver falta de algum requisito. Só que tambem conheço, através dos D. da Républica,a elevação a Vila de aldeias que não os têm todos ou que sejam superiores aos de Nogueira. Mas então pergunto: Valerá a pena ? Por uma questão de prestígio e face a outros, penso que sim.
T

Anónimo disse...

Caro António julgo que é uma boa questão para colocar a todos os visitantes deste espaço. Irei criar um inquérito com a sua questão.