segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Personalidades

Foi enviado para o email do blog, um artigo muito interessante e certamente de conteúdo desconhecido para a maioria dos Nogueirenses.

A sua publicação será feita na integra na próxima Quarta-feira, mas até lá deixo ficar a foto da personalidade referida, para que quem conheça possa deixar apenas uma ou outra palavra que descreva esta grande figura.

10 Olhares:

Anónimo disse...

Essa personalidade chama-se Bernardino Freire Figueiredo Abreu e Castro,Fundou a cidade de Moçamedes, lutou pela abolição da escravatura em Angola e nasceu na casa da Torre de Nogueira do Cravo.Escreveu também vários livros. Nasceu em 1809 e faleceu em 1871.

Unknown disse...

A fotogravura é extraída do livro " O Distrito de Moçâmedes", é uma de mais fotos lá referidas e que dizem respeito a Nogueira.
No próximo sábado vai reunir-se em Nogueira uma pequena comissão que poderá ser alargada a quem tiver assuntos com mais valia, com vista a homenagear em 2009, Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, por ocasião da comemoração do bicentenário do seu nascimento.
Terá como título Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, o conterrâneo, o estudante, o político, o militar, o patriota, o exilado, o escritor, o professor e o colono que fundou a cidade de Moçâmedes 14.12.1809/14.11.1871.
Será apresentado um romande de sua autoria que conseguimos adquirir, para além de variada literatura que dará a conhecer um Ilustríssimo Nogueirense que se notabilizou não só em Portugal, mas também no Brasil e em Angola.
Este movimento pretende, entre outras realizações, erigir um monumento com o seu busto e que para tal necessitará do apoio dos Nogueirenses e do poder local.
Talvez os Nogueirenses não saibam como o Patriarca de Noguerira se referias à sua terra natal.
T

Unknown disse...

Nota adicional:
A fundação da cidade de Moçâmedes é de 04.08.1849 e as datas referidas são as do nascimento e falecimento.
T

Anónimo disse...

http://mocamedes-do-antigamente.blogspot.com/2007/05/momedes-em-principios-do-sculo-xx.html

Anónimo disse...

http://www.mocamedes-do-antigamente.blogspot.com/2007/05/momedes-em-principios-do-sculo-xx.html

Anónimo disse...

http://www.correiodabeiraserra.com/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&topic_id=13&page_id=4654

Unknown disse...

Os Nogueirenses podem orgulhar-se deste nosso conterrâneo como podem observar abrindo o blog acima referido. Gostaria aqui de desencadear um movimento no sentido de prestar a homenagem devida ao BERNARDINO, por ocasião da passagem do bicentenário do seu falecimento, que passaria por um busto, uma placa na casa onde nasceu e uma série de actividades a realizar pelas diversas colectividades/Instituições de Nogueira do Cravo, abrangendo áreas culturais, desportivas, recreativas, religiosas, tendo o apoio oficial do poder local.
Há documentação e outra literatura desconhecidos, faltando alguma investigação em arquivos de Lisboa, que poderia ter ajuda de Nogueirenses aí residentes.
Por terem falado no busto que se encontra em NAMIBE, ele já não se encontra no tal jardim. Mas está identificado e temos uma bela foto que poderá servir de exemplo. Há contactos pessoais com a diáspora de NAMIBE(Moçamedes)que já nos disponibilizou mais informação.
Fica assim um convite público ao querer dos Nogueirenses.
T

Unknown disse...

Com as minhas desculpas rectifico: quero acima dizer bicentenário do seu nascimento e não do seu falecimento.
T

Unknown disse...

Noutro local deste blog damos nota da reunião havida e da próxima a realizar no próximo sábado, já com a presença do escultor.
T

Anónimo disse...

Ha que louvar quem toma iniciativas como esta para homenagear uma figura que tanto valor tem na historia do nosso pais e quase é esquecida na sua terra natal há´que relembrar o valor deste grande homem ,parabens a quem tomou a iniciativa só´pode ser um/s Nogueirense com muito amor a terra.Parabens.