terça-feira, 23 de outubro de 2007

Traçados do Futuro IC6 e IC7


Foi enviado para o email do Blog por um leitor assíduo do mesmo, uma chamada de atenção relativa à fase que se atravessa neste momento, da decisão do traçado do futuro IC6 e IC7. Um assunto de máxima importância para o concelho, onde se insere a nossa freguesia, que vê assim discutidas as vias de acesso ao seu maior desenvolvimento.
Deixo ficar a informação que me foi possível recolher, para que se debata essa mesma informação em prol dos interesses de Nogueira do Cravo.

Esteve presente no início do mês em Oliveira do Hospital, o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, que garantiu estar definitivamente decidido até ao fim do corrente ano ou princípio de 2008, qual o traçado para a passagem dos IC's, sendo de extrema importância o papel desempenhado pela Autarquia para a defesa do traçado mais vantajoso ao Concelho, visto que, dos traçados que menos agradam ao Concelho de Oliveira do Hospital, um passa a sul, outro desce da zona do nó de Tábua até à zona do Alva em direcção à Covilhã. Paulo Campos disse também, que a construção deste traçado não irá levar o mesmo tempo que os anteriores, sendo tão breve quanto possível a sua execução.

A posição de Mário Alves é a defesa do traçado que atravessa o Concelho de Norte a Sul, que servirá também Seia e Gouveia, opinião contrária defendem os Autarcas de Viseu, Nelas, Guarda, Gouveia e Covilhã que optam pelo traçado que passa a Sul de Oliveira do Hospital.
Surge agora na comunicação social, que o Presidente do NDEIB (Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras), Fernando Tavares Pereira, lançou uma proposta de traçado diferente á do Governo, que servirá também Oliveira do Hospital, sem afectar a Rede Natura 2000.

Dada a importância desta via de comunicação para a acessibilidade e desenvolvimento dos Concelhos abrangidos pelos IC's, considera-se normal esta discussão de traçados. Pela variedade de acessos que já contemplam o Distrito de Viseu, julgo ser justo a atribuição do traçado que melhor sirva a nossa zona, que se vê apenas com uma Estrada Nacional que deixa muito a desejar.

4 Olhares:

Unknown disse...

Fico com a impressão que o traçado mais a Sul servirá melhor os interesses do concelho e da nossa freguesia. Talvez que, com mapas mais em pormenor, se possa avaliar melhor o que mais convém. Poderá a Junta de Freguesia informar, se tiver acesso ao processo para consulta ?
T

Anónimo disse...

Na minha opinião, qualquer um dos traçados á direita e á esquerda, servem bem os interesses de Nogueira do Cravo e do nosso concelho. Os mapas não dão uma precepção total, no entanto dá-me ideia que os dois fazem um trajecto muito próximo da actual N17, sendo que, para além de servirem a sede de Concelho e as suas freguesias mais próximas, dão a entender que o prolongamento do IC6 irá servir a zona do Alva, que considero das zonas mais isoladas do Concelho.

Unknown disse...

Gostava de ter essa certeza, nomeadamente quanto ao IC 7. Será complicado que, iniciando-se no nó de Tabua e passando a norte do concelho de Oliveira do Hospital, possa beneficiar a nossa freguesia atravessando-a. Os autarcas de Seia e Gouveia não apoiam esta solução, mas sim aquela que também mais interessa a Nogueira, na minha opinião. Por isso não basta consultar estes mapas, mas sim os de maior pormenor. E então em que ficamos ? Próximos da N 17 ou talvez a nem sequer passar na freguesia ? Daí termos de saber primeiro o que está na mesa, consultando os projectos enquanto estão em discussão. Talvez a J. Freguesia possa dizer algo.
T

Unknown disse...

Sobre o mesmo assunto, consulte-se a informação disponibilizada "on line" hoje, no CBS. Parece que a NDEIF está muito dentro da jogada. E nós ?
T