sábado, 1 de dezembro de 2007

O Natal Cristão

No início do mês que simboliza as comemorações natalícias, porque não lembrar um pouco da história que deu início das festividades, que remonta já há alguns séculos atrás.

Foi só em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento. Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se com a intenção de combater toda e qualquer celebração pagã do mês de Dezembro, nomeadamente a Saturnalia.
Esses cultos que veneram outras divindades tornaram-se uma ameaça para o poder da Igreja Católica quando ela começou a expandir-se. Ela não poderia permitir cultos a outros deuses além do seu, mas também não conseguia impedir as festas do dia 25, de tão tradicionais que eram. Então, a Igreja deu um significado religioso à data e para que esta convenção fosse universalmente aceite, nada melhor do que absorver alguns dos rituais pagãos, como as velas e trocas de presentes, que passaram a simbolizar as ofertas feitas pelos três Reis magos ao menino Jesus.No ano de 1752, quando os cristãos abandonaram o calendário Juliano para adoptar o Gregoriano, a data da celebração do Natal foi adiantada em alguns dias para compensar esta mudança no calendário. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.Jesus nasceu em 25 de Dezembro, ou pelo menos em Dezembro?Embora não seja impossível, parece improvável. Nem mesmo os textos bíblicos especificam o dia ou mês do nascimento de Jesus.
Um problema com Dezembro é que seria fora do comum que pastores estivessem "pastoreando nos campos" uma vez que era o período mais frio do ano, quando os campos ficavam improdutivos e cobertos de neve. A prática normal era manter os rebanhos nos campos da Primavera ao Outono. Além disso, o inverno seria um tempo especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém (70 milhas).
Tendo como referência algumas indicações bíblicas parece plausível que João Baptista terá nascido em Março, nove meses após a sua concepção em Junho. Segundo este cálculo, Jesus que, segundo S. Lucas, terá nascido 6 meses depois, poderá ter nascido no mês de Setembro.Assumindo que todos estes cálculos estejam correctos, a 'concepção' de Jesus, essa sim, terá acontecido no mês de Dezembro. Esta possibilidade é aceite por muitos católicos que consideram o mês mais adequado para Deus trazer a 'luz' à terra, já festejada muito antes de Jesus.
Numa altura em que por inúmeras vezes se vê o Natal apenas como 'símbolo' de actos materiais e comerciais, penso que seria oportuno lembrar as tradições e as comemorações que eram feitas no passado em Nogueira do Cravo.

1 Olhares:

Unknown disse...

Excelente postagem. No entanto a data do aparecimento do calendário Gregoriano está incorrecta.
Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 24/2/1582, tendo, oficialmente começado a 15/10/1582, embora levasse cerca de três séculos a ser implementado em alguns países.