sábado, 1 de dezembro de 2007

Monumento aos Arguinas


O dia 10 de Junho de 2002, ficará para sempre marcado na memória dos Nogueirenses, pois nesse dia foi inaugurado um monumento que perpetua na pedra todos os que ao longo dos tempos trabalharam (e trabalham) numa arte que orgulha Nogueira do Cravo.
É um monumento de recordações, para relembrar a todos que Nogueira deve muito aos “arguinas”. Homens que com as suas mãos e picos abençoados moldaram a sua alma no reflexo da pedra e que ainda hoje se assumem como um exemplo na arte de a trabalhar.
Passados quase 6 anos da sua inauguração vamos aqui deixar a “explicação artística” do escultor Luís Queimadela acerca da sua obra:

«Nesta obra com 4,5 metros de altura e algumas toneladas de peso, pretendi contrapor, na dureza do trabalho milenar da pedra, alguma beleza, graciosidade e movimento de acordo com a estética e beleza dum trabalho difícil, duro e de sacrifício que os arguinas e todos os canteiros fizeram e continuarão a fazer.
Sinónimo de paixão e dedicação e mais uma vez contrapondo o aparecimento da obra por remoção dos excessos, porque tudo já lá está, é uma questão de tempo e de procura, porque a matéria se vai adaptando à ideia do homem, tal se adaptou à ideia de Deus.
Este arguina não sai na forma escultórica, mas entra na pedra como sinónimo dessa paixão eterna com a pedra, deixando o rosto apontado para a entrada ou a saída dependente das vontades e obrigações.
Inscrito nesta obra fica todo o trabalho por mais fino, o na cornija que encima, até ao lascar ou ao quebrar do bloco, tudo meras atitudes da tal procura do querer e do fazer, assim como a base ou o principio, o pai nosso do arguina, enfim, résteas palavras que o saber do tempo não pode calar, nos trabalhos perpetuados por aqueles que teimam ser os obreiros, nem que para isso usem o esquadro, o compasso, o fio de prumo ou a marreta e o cinzel».

3 Olhares:

Master disse...

Texto e imagem enviados por um leitor do blog.
O "Olhar Nogueira do Cravo" agradece o crescendo de colaboração que vem a ser registado para com esta iniciativa.

Anónimo disse...

É uma obra que embeleza a entrada de Nogueira, de que todos nós Nogueirenses devemos ter orgulho. Um bem haja para quem teve esta iniciativa. Continuem com iniciativas como esta... não deixem "morrer" Nogueira.

Unknown disse...

De um bloco de pedra, sem forma, saíu uma obra de arte. Como dizia Leonardo da Vinci, estava lá tudo.
Agora que os artistas naturais de trabalhar a pedra, os arguinas, ou já partiram, ou dos que restam já não há, nem tempo, nem oportunidade, está a perder-se uma tradição artística local que não volta a repetir-se nos mesmos moldes.
Não seria ocasião de repensar no assunto e levar o ensino desta arte para uma escola profissional(Eptoliva) ? Não seria uma saída profissional para os jovens, aliás como já existe noutros locais ?