sábado, 1 de dezembro de 2007

IC7 e IC37

Os presidentes das Câmaras Municipais de Seia e Oliveira do Hospital manifestaram-se ontem em “sintonia” no que respeita ao futuro traçado do Itinerário Complementar (IC) 6 e a sua ligação ao IC7 e IC37.
Num debate realizado no Hotel São Paulo, em Oliveira do Hospital, Eduardo Brito e Mário Alves mostraram-se defensores do terceiro cenário avançado pelo Governo, rejeitando por isso aceitar a proposta avançada pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB) como a melhor alternativa.

“Acessibilidades à região” foi o tema do debate organizado pelo NDEIB e que juntou à mesma mesa autarcas da região, empresários, responsáveis por estabelecimentos de ensino, Governador Civil de Coimbra, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos. As mesmas individualidades participaram também ao final da manhã na cerimónia de inauguração da sede do NDEIB, a funcionar há cerca de um ano em Oliveira do Hospital.
No encontro que permitiu ao presidente do NDEIB, Fernando Tavares Pereira, apresentar um traçado alternativo aos três cenários propostos pelo Governo e que tinha como objectivo – como referiu o empresário – constituir-se uma moção em defesa daquele traçado, acabaram por sobressair as vozes dos autarcas de Seia e Oliveira do Hospital, mostrando-se certos quanto às suas preferências.
“Temos a lição bem estudada, sabemos aquilo que queremos”, afirmou Eduardo Brito, notando que a decisão da Câmara a que preside – e que carece apenas de aprovação em Assembleia Municipal – “se baseia em torno dos cenários que o Governo pôs à disposição”.
Referiu-se à terceira alternativa como a que mais satisfaz o município e que acaba por “não se diferenciar muito” – como disse – do cenário avançado pelo NDEIB. Eduardo Brito mostrou-se também disponível para “um encontro de ideias” entre os vários municípios. “Devemos é ser rápidos”, considerou.

** Notícia Correio da Beira Serra Online

1 Olhares:

Unknown disse...

Do terceiro cenário proposto, alguem pode informar se passa longe ou perto da freguesia e onde ficam os nós de acesso (IC6 e IC7)