terça-feira, 27 de novembro de 2007

Homenagem a Bernardino

Mais uma vez, atentamente, um membro da comissão promotora da Homenagem a Bernardino, enviou para o email "Olhar Nogueira do Cravo", uma nota informativa do ponto de situação da organização do evento, que passo a transcrever:

"..Como já tinha sido anunciado, realizou-se no passado dia 24 do crt, na sede da Junta de Freguesia, mais uma reunião sobre o tema em assunto, conducente aos preparativos para a comemoração do bi-centenário do nascimento do nosso conterrâneo.
Estiveram presentes, o executivo da Junta de Freguesia, o escultor e a comissão promotora.
Nesta fase preliminar houve acordo perante o trabalho apresentado em computador, pelo escultor, bem assim quanto a uma estimativa de custos, sabendo bem que envolverá, da parte dos responsáveis da Junta, de um esforço adicional face às suas disponibilidades.
Para se caminhar para a formalização do que atráz foi dito, o escultor irá apresentar, por escrtito, quer o projecto, quer o orçamento.."

9 Olhares:

Master disse...

O meu agradecimento, e certamente em nome do povo nogueirense, não só pela atenção dispensada no fazer saber do que vem a ser projectado, bem como na iniciativa tomada.

Anónimo disse...

O local onde será colocada a estátua já está definido?

Unknown disse...

O local proposto é em frente da Porta do Sol da Igreja e ao lado da escola velha, entre as duas àrvores.
Quanto à estátua e ao local há acordo de princípio, contudo, falta ainda a concretização dos apoios, cujas diligências esperamos venham a ter êxito.

Anónimo disse...

Parabéns Nogueira do Cravo e Nogueirenses que fazem e colaboram com este espectacular blog! Tenho pena que na minha terra não veja iniciativas destas. Parabéns também pelas iniciativas que têm em mente, como esta de homenagear uma figura como foi Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, uma grande figura do século XIX de Portugal.

Unknown disse...

Para postagem no dia 14 do crt. espero, em breve, enviar foto inédita para comemorar 198º aniversário do seu nascimento.

Anónimo disse...

"Saudade, nome melodioso e suave, mas enternecedor! Vocábulo sem par! Que inveja fazes a tantos povos, os quais, por que te não sentiram, não te souberam exprimir. Ditosa língua que tal expressão possuis! Ditosa terra que tal língua tens! Ah!. Pátria minha! Tu o foste! Aceita cá de longe o suspiro da mais viva saudade que te envia o desterrado filho teu."

Bernardino.

MariaNJardim disse...

Gostaria de saber se a «casa da torre» onde nasceu Bernardino , hoje propriedade de Antonio Vaz Pato ?, é a mesma «casa do penedo» que vem no vosso site, á dt?
Seré possivel informarem-me?

Anónimo disse...

Boa noite.Exactamente, a referida casa da torre é onde nasceu Bernardino. Essa mesma casa é conhecida também por casa dos mouros ou casa do penedo.

Unknown disse...

Caro Master
Queira desculpar, mas não é assim.
De acordo com as fotografias legendadas que vêm no livro "O Distrito de Moçâmedes" de autoria do Dr. Manuel Júlio M. Torres, a Casa da Torre, corresponde à Casa do Penedo e esta, hoje pertença da família Vaz Pato, pertenceu aos avós maternos de Bernardino (pg 195) e a casa onde nasceu Bernardino (pg 194) está situada na Rua do Saco e pertenceu ao falecido Joaquim Almeida Brito.
Se entender posso enviar para post as fotos de que falo. No entanto, esta e mais informação, gostaria de a lançar numa segunda fase que irá ser necessária, afim de reforçar o nosso objectivo que é de fazer um busto por ocasião do bicentenário do nascimento de Bernardino. Será necessário insistir com a justesa desta homenagem que Nogueira do Cravo quer dedicar a um dos seus filhos ilustres e não ficar à espera que sejam só os de fora a reconhecer o mérito deste nosso conterrâneo.