domingo, 2 de março de 2008

Fernando Pires...e os Versos de um Poeta Popular

Antigo colaborador de “A Comarca de Arganil”, a quem deu uma entrevista de primeira página em 19.1.1980, carteiro de profissão, tinha o gosto de escrever e documentar-se sobre a “sua Nogueira do Cravo”.
Em tempos, já um pouco distantes, ofereceu-me, entre outros, uns versos dedicados a “Nogueira do Cravo”, que mostra o grande afecto que tinha à sua terra natal.
Já partiu. Ao partilhar esta faceta, dando dela conhecimento aos Nogueirenses, parece-me justo aqui recordá-lo e assim o homenagear a título póstumo.
Nasceu em Fundo de Vila, casou, viveu e faleceu em Galizes.


“A Nogueira do Cravo”

Ó Terra querida,
Meu berço natal,
Jamais esquecida,
Por o teu Natural.

És ditosa, feliz,
Minha adorada Nogueira,
A quem o Destino quis,
Conceder por Padroeira.

A Santa mais milagrosa,
De todo o povo cristão,
Essa sagrada e formosa,
Senhora da Expectação.

A Sé da Beira,
Tua linda igreja,
Venha quem queira,
Entre e a veja.

Os teus relevos,
Bonitos mirantes,
São os enlevos,
Dos teus visitantes.

Nas fontes, das Almas,
Ao lado o Sandão,
Nas noites calmas,
Um bom serão.

Molhada, Casal,
E o teu S. Martinho,
Tapado e Passal,
Secular Pelourinho.

O Povo Fundeiro,
Gagim mais além,
Sentado ao Cruzeiro,
Me sinto bem.

Terra adorada,
Meu doce encanto,
Sempre lembrada,
Amo-te tanto!

És muito bela,
Muito Formosa,
És linda aguarela,
Minha Terra Ditosa.

Galizes
Autor dos versos: Fernando Pires

Por:Tamarres

2 Olhares:

Anónimo disse...

Quem não se lembra do Fernando Pires.... um verdadeiro poeta popular.
Um Homem que apesar de viver em Galizes nunca esqueceu a sua terra natal, que tanto amava.

Anónimo disse...

Isto sim, é gente da minha terra!!!
O Fernando Pires era um grande poete e um grande Homem.

Paz á sua alma.