segunda-feira, 26 de maio de 2008

Relógio Velho da Torre da Igreja: Que é feito dele?

Recordando-o, lembro-me de que em tempo, já um pouco longínquo, era a única referência que fazia entrar pelas nossas casas a noção do tempo e como ele marcava as horas de trabalho da nossa comunidade. Para muitas gerações foi ele o único anunciador das horas e quartos, quando ainda se perguntava se as horas badaladas eram “velhas” ou “novas”. Ainda alguém se lembra quando se perguntava, por ex. se era “meio dia velho ou novo”?
Pois bem, as novas tecnologias foram implacáveis para a sua existência, não se procurando que estas poderiam ser compatíveis com o velho relógio e, assim, foi relegado para o recanto de uma arrecadação, quem sabe se à mercê de que alguém se lembre que está a estorvar e é melhor ir parar ao ferro velho.
Faz parte da memória de muitos Nogueirenses e não merece, não pode, ter esse destino.
Já um dia aqui falei que a nossa terra merece ter um museu das artes e ofícios. Esta relíquia pode, muito bem, ser enquadrada nesse ambiente. Enquanto é tempo salve-se aquela peça de relojoaria, pois o povo não aceitaria o seu desaparecimento. Para reflexão hoje mesmo a nossa TV noticiou, também com imagem, um caso idêntico de um velho relógio de torre em Caldas da Rainha que, cansado de trabalhar, teve destino diferente: foi descansar para um museu.


Tamarres

4 Olhares:

Anónimo disse...

Não vá é alguém lembrar-se de o levar para casa, como tantas outras coisas que desapareceram pertencentes á igreja.
Já agora onde se encontra a velhinha "carreta" que transportava os mortos para o cemitério???

Anónimo disse...

A ideia do museu das artes era realmente uma excelente ideia. Quanto ao referido relógio, parece que está mal recondozido e é urgente que se tomem medidas de o recuperar e estimar.

Anónimo disse...

Que saudades do velhinho relógio... deveria estar exposto numa das salas da casa paroquial.
Os Nogueirenses não estão realmente a dar valor aos bens que têm, o que é uma pena!!!
Espero ainda um dia ver o relógio exposto e restaurado.

Anónimo disse...

De momento está exposto na rua para todos o poderem ver. Fraco gosto.