sábado, 26 de julho de 2008

Carta Aberta aos Nogueirenses e Amigos de Nogueira do Cravo

Sábado de sol em Setembro, um grupo de amigos mata o tempo falando sobre a nossa terra, sobre histórias daquelas que apetece contar aos netos.
Alguém fala sobre o S.Tiago e sobre a velha discussão, que o tempo ainda não se encarregou de esclarecer, da sua posse. Será de Nogueira? Será de Galizes?
Comenta-se o resgate do Santo, feito por um grupo de jovens, à igreja de Galizes e alguém lembra que já há mais de 100 anos um Nogueirense chamado Luís Pataco o terá resgatado sozinho.
Discute-se sobre qual será o “nosso” S.Tiago. Será o peregrino? Será o das cruzadas? – Facilmente se concorda que é o S.Tiago peregrino a Compostela. As suas vestes, a cabaça e o cajado facilmente o identificam.
A conversa contínua, argumenta-se que Nogueira teve a feira e tem a festa de S.Tiago e, no entanto, a imagem não se encontra na nossa terra.
É por esta altura que esta conversa, que podia ter morrido ali como tantas outras, toma um caminho positivo e construtivo. Alguém propõe a compra de uma imagem para a nossa terra. Depressa todos concordam e logo ali se recolhem vários donativos.
Pede-se um orçamento e começa-se a falar com todos os Nogueirenses e Amigos da nossa terra. As reacções são quase sempre favoráveis e torna-se agradável ver a nossa terra unida em torno de um objectivo. Os donativos vêm dos mais novos e vão até aos mais idosos. O S.Tiago torna-se assunto de conversa e os mais novos vão ouvindo dos mais velhos todas as histórias que lhe estão relacionadas.
Pouco a pouco vão-se angariando os donativos, encomenda-se a imagem e o artista vai talhando a pedra bruta de granito que se tornará depois numa bela obra de arte para embelezar a nossa já linda terra.

A Comissão Instaladora 13 de Maio de 1995