sexta-feira, 25 de julho de 2008

Origem da Gíria é Desconhecida

A origem dos “verbos dos arguinas” perde-se na memória dos tempos.
Esta tradição foi transmitida de geração em geração apenas oralmente, pois a maioria não sabia ler, nem escrever, e reporta-se às freguesias de Nogueira do Cravo e Santa Ovaia. Não existem assim documentos com os registos desta linguagem.
A hipótese mais provável passa pelas corporações da Idade Média onde os artistas se juntavam por grupos e ruas, uma tradição que chegou aos nossos dias.
Mas enquanto este tipo de agrupamentos era localizado e fixos, os pedreiros andavam de terra em terra devido à natureza da matéria-prima que era muito pesada. Logo eram eles que se deslocavam e isso não permitia a criação de raízes nos locais onde trabalhavam, sendo mais simples criar uma união entre o grupo de trabalhadores.


“Diário As Beiras” 18/2/2004

1 Olhares:

Unknown disse...

Há outras gírias como o mirandês, o minderico, o barranquenho e o lainte que os trabalhadores de diversas artes adoptaram como forma de se defenderem dos patrões ou ainda clientes.
No caso dos arguinas há alguma aculturação e faz pressupor longas e distantes jornadas de trabalho, mesmo para lá das nossas fronteiras e em contacto com outras trabalhadores dessas regiões, aportuguesando essas expressões.
Veja-se a origem de palavras francesas (moi, soi,jambes, chair) ou do Castelhano (cucharra, ventanosa, arguina).