sexta-feira, 12 de setembro de 2008

494.º Aniversário do Foral Manuelino

Nogueira do Cravo - Foral Manuelino de 12 de Setembro de 1514

Em tempo que não se precisa, a terra de Nogueira foi parar à posse dos Bispos de Coimbra, como se poderá inferir do foral outorgado em Lisboa a 12 de Setembro de 1514, pelo Rei D. Manuel, fixando os direitos, foros e pensões que passaram a vigorar.
Na passagem do 494º aniversário e como forma de o comemorar, passo a transcrever o título e texto que constam no Livro dos Forais Novos da Beira e também na Revista da Beira Alta, se bem que entre estes se notem ligeiríssimas diferenças, face ao registo do original que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e cuja cópia anexo.


Nogueira do bispado de Coimbra

Otrosy he do dito bispo & bispado o lugar de nogueira com estes dereitos:
Pagarà primeiramente todo o jugadeiro de dous bois segundo ora pagam o moyo de pam terçado: vimte & hu alqueires pella medida velha. E por hu boy mea jugada e pagase mais de oito hu do vinho. E paga mais cada laurador vinho deiradega homze meas que fazem pella medida comua da terra hu almude. E allem deste foro Reall q se hy paga amessa episcopall pagam se tambem outros foros particulares prazos & aforamentos que tem & segundo sempre foram em costume de pagar & sam scriptos no tombo dos Senhores .E de linho pagã hu manipollo: hua maçadoyra tamanha costumam as molheresde fazer oquall manipollo se nam pagara senam somente das terras jugadeiras & doutras que pagam per outra maneira outros foros se nam pagara $ E pagam dizimo do denheiro per que as terras seuederem. E pagaram quamdo oSenhorio vier aterra em pessoa quynhetos e novemta & quatro Reaaes daquall paga nam seram escusas nehuas pessoas $. Dos capitollos do partir dopam & maninhos forças pensoões montados seruiço das pessoas vemto arma portagem sam taes como atras ficam no forall darganyll (2).


Fotocópia do Foral Manuelino



Fontes: - Livro dos Forais Novos da Beira/Torre do Tombo
- Revista da Beira” Alta/BUC

Pesquisa : Tamarres

3 Olhares:

Anónimo disse...

Por estar escrito em português arcaico era interessante trancrevê-lo em português actual

Anónimo disse...

Ainda bem que há pessoas em Nogueira que se preocupam em dar a conhecer a nossa história.Em 12 de Setembro de 2014 (daqui a 6 anos) era bom que as entidades oficiais não deixassem em claro a comemoração dos 500 anos.

Anónimo disse...

As entidades oficiais nada sabem sobre a história de Nogueira, e nem sequer se interessam... afinal alguns nem nasceram cá (em Nogueira)!!!!
História não dá votos....