sábado, 27 de dezembro de 2008

Homenagem a Bernardino Freire Figueiredo Abreu e Castro

A comissão promotora da homenagem a Bernardino, por ocasião do bicentenário da sua vida, a realizar no próximo ano, viu finalmente coroada de êxito a pretensão de a mesma ser levada a efeito.

Assim, oficialmente, foi dado o primeiro passo com a aprovação da proposta em Assembleia de Freguesia que teve lugar no passado dia 20 do corrente mês.

Tendo sido apresentada uma brochura com a biografia, percurso de vida e fotografias, suportando a justeza da homenagem, dá para entender claramente o mérito da mesma, quando ela não é baseada num mito, mas sim em factos comprováveis, como por exemplo num livro de investigação sobre a tese de Licenciatura de um natural de Mossâmedes, que o assinou e entregou na nossa Junta de Freguesia.

Podemos adiantar que existe um projecto para o busto, mais acessível em custos, que é de autoria do escultor Luís Queimadela, ou seja, o mesmo autor da estátua do arguina.
Atrevemo-nos a sugerir que o mês de Setembro do próximo ano poderia ser uma data indicada para as celebrações, já que, para além de ser o ano do bicentenário, é também um mês de realce, já que a Casa do Povo comemora 75 anos e se celebra mais um aniversário do foral Manuelino de Nogueira do Cravo.

Tamarres

1 Olhares:

Anónimo disse...

Nogueira não esqueçe os filhos da terra... finalmente a obra vai-se tornar realidade!!!
Estão de parabéns os teimosos que insistiram para que este projecto seja uma realidade.
Continuem... Nogueira merece...