segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Capela de Vilela - Comemoração dos 250 Anos

Decorrem as comemorações do 250º aniversário desta capela, que foi construída em 1758, após a destruição da anterior por causa do terramoto de 1755.

Respondendo a um aviso de 18 de Janeiro de 1758 do Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, interrogando os prelados sobre as paróquias do reino, pedindo as suas descrições geográficas, demográficas, históricas, económicas e Administrativas, também questionava sobre os estragos provocados pelo terramoto de 1755.

Neste último ponto e no que se relaciona a Vilela, o Padre de Nogueira do Cravo, J. Valente da Costa Gouveia, diz “ em observância da ordem de Sua Magestade Excelentíssima respondo aos interrogatórios do papel que se me entregou o seguinte”- Padeceo no terramoto do primeiro de Novembro de mil septe centos e sincoenta e sinco hua capella que a sua custa tenha mandado fazer Félix José de Gouveia do lugar de Vilela do mesmo. Há grande ruína q ainda nam esta reparada com cuidado (?) na sua reforma e edificaçam.

Mais tarde, isto é em 31-5-1779, é apresentado o seguinte documento: Auto de requerimento apresentado por Bento da Costa Pereira e sua mulher Luiza Bernarda, do lugar de Vilela, para poderem usufruir de duas sepulturas e tribuna na capela de Nossa Senhora da Conceição, mandada construir por seu irmão e cunhado, Félix José de Gouveia, cavaleiro professo e governador da Costa da Mina (XXIII, 31).

-Manuscrito em papel de linho 22,5 x 33 cm-Caderno cosido com 35 folhas numeradas e 4 em branco com marca de água

-Bom estado de conservação. (Fonte:AUC)

Com a data de 10.8.1786 há também um documento Breve do Papa Pio VI a conceder altar privilegiado e indulgência à capela pública de Nossa Senhora da Conceição, do lugar de Vilela (XXIII, 32), que consta de:

-Manuscrito em papel de linho 22,5 x 31 cm.

-Caderno cosido, 5 folhas, 2 em branco, com marca de água e selo.

-Bom estado de conservação (Fonte: AUC)


Pesquisa no AUC
Por Tamarres

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

Associação Desportiva Nogueirense
Seniores: União de Coimbra, 0 – Nogueirense, 0
Iniciados: Nogueirense, 5 – Góis, 2
Infantis: Nogueirense, 0 – Góis, 0
Escolas: Poiares, 1 – Nogueirense, 0

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo
Futsal: Taça A.F.C. Espariz, 2 – LMNC, 4 (6-5 na 1ª Eliminatória/Passagem à 2ª Eliminatória)

Grupo Académico de Vilela
Futebol Inatel: Vilela, 0 – Aldeia das Dez, 1

IV Torneio “Eng. José Agostinho”
1ª Jornada:
Vilela, 0 – Toca a Jogar, 2
G.D.Alvôco de Várzeas, 3 – Lourosa, 0
Nogueirense, 7 – Aldeia de Nogueira, 2

Próxima Jornada /29-11
15h Nogueirense-G.D.Alv.Varzeas
16h Lourosa-Toca a Jogar
17h Vilela-Aldeia de Nogueira

Compareça no Estádio de Santo António para presenciar este torneio.

sábado, 22 de novembro de 2008

Em Manutenção!!! Brevemente Nova Imagem

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

Associação Desportiva Nogueirense

Seniores: Nogueirense, 9- União F.C., 0

Iniciados: União F.C., 3- Nogueirense, 3

Infantis: Arganil, 8- Nogueirense, 1

Escolas: Nogueirense, 2- Lousanense B, 1

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo

Futsal: LMNC, 11- Espariz, 1

Grupo Académico de Vilela:

Futebol Inatel: Vilela, 0- Lourosa, 4

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Futsal Liga de Melhoramentos


Agora que a equipa da Liga encontrou o merecido caminho das vitórias, vamos todos redobrar o nosso apoio no próximo sábado e vingar a derrota caseira sofrida para a Taça.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

Associação Desportiva Nogueirense:

Seniores: Tabuense, 0-Nogueirense, 1
Iniciados: Cernache, 8-Nogueirense, 1
Infantis: Nogueirense, 0-Lousanense A, 5
Escolas: Arganil, 2-Nogueirense, 2
Veteranos. Estrela Amadora, 2-Nogueirense, 0


Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo:

Futsal: Espinhal, 3-LMNC, 4


Grupo Académico de Vilela:

Futebol Inatel: Vila do Mato, 4-Vilela, 1

Matança do Porco - Uma Tradição Que Se Perde

Era tradição no século passado, por esta altura do ano e em algumas casas, proceder-se ao abate do “bicho” e para quê?
É que o ciclo da criação do porco até matança começava com a sua compra numa das feiras mensais, normalmente com a fêmea, tendo em vista a reprodução e venda da “ninhada” nas mesmas feiras. Começava aqui um rendimento para a economia doméstica.
Após a reprodução, a fase seguinte era a “engorda da progenitora” com a finalidade de, após a “matança”, os produtos daí derivados servirem para, durante o ano, acompanharem as refeições ou outros eventos.
Basicamente, eram, nesta primeira fase, as chouriças de farinha, de morcelas, de carne, algumas delas conservadas em potes de azeite (quem podia), também os presuntos que eram postos nas chaminés para, com a lareira acesa, o calor e fumo (defumar), criarem condições de conservação para utilização durante o ano.
Voltando ao sacrifício do animal, seguia-se a “desmancha” que mais não era do que separar todos os produtos, susceptíveis de uns serem de imediato utilizados, outros irem para o fumeiro e outros ainda a conservar pelo sal, serem guardados com este produto numa “salgadeira”, ou seja, numa pequena arca de madeira.
Cabe aqui referir que estávamos num tempo em que não havia frigoríficos e, em muitas casas, talvez a maioria, não havia electricidade. Num aparte, era o que acontecia com a conservação de outros produtos, como as batatas, fruta, etc., em que os antigos tinham a sua “ciência e arte” para utilizarem processos de conservação para o ano inteiro.
Com esta fase de auto abastecimento, terminava a da economia caseira, já que evitavam de ir ao mercado, sabendo bem que, naquele tempo, nem sequer sonhavam com os supermercados.
Voltando novamente à fase da matança do porco, seguem fotografias mais recentes que, não importando os nomes, ilustram como era sacrificado o animal. Em Fundo de Vila, o matador oficial era, normalmente, o “Ti Nicolau”. Seguia-se o chamuscar com tochas de palha para queimar os pêlos, a lavagem e rapar dos ditos pêlos (aqui servia-se o sangue cozido), a colocação de um “chambaril” entre as patas traseiras com a finalidade de o prender a um gancho no teto da loja, para o esventrar e limpar os produtos a utilizar em separado, como acima foi dito.
Começava aqui outra importante fase que era o convívio, ou seja, da reunião dos familiares mais próximos que, para além de ajuda, culminava no almoço em que os torresmos (que bons) eram o prato forte.
Com estes eventos, cultivava-se assim o conceito de família que os nossos pais, de forma pedagógica, nos transmitiam.


Fotos :A.R.Cunha
Texto por Tamarres

terça-feira, 4 de novembro de 2008

IV Torneio “Eng. José Agostinho Esculcas Pereira”


Estão abertas as inscrições até dia 10 de Novembro para a realização do IV Torneio de veteranos “Eng. José Agostinho Esculcas Pereira”. A organização é da Associação Desportiva Nogueirense e tem início dia 15 de Novembro. Os jogos são aos sábados à tarde e têm como palco o Estádio de S.António na vertente de Futebol de 7. Para mais informações contacte pelo número de telefone 238602150.

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

A.D.Nogueirense:

Seniores: Nogueirense, 3-Penelense, 0

Iniciados: Lousanense, 3 – Nogueirense, 1

Infantis: Poiares, 7-Nogueirense, 1

Escolas: Nogueirense, 1-Souselas, 4


Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo:

Futsal: LMNC, 3-Miro, 6


Grupo Académico de Vilela:

Futebol Inatel: Vilela, 0 – Alvôco de Várzeas, 4


Para mais informações visite o blog do desporto de Nogueira do Cravo, em http://www.vidadesportivadenogueiradocravo.blogspot.com/