quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Personalidade da Semana

É com enorme orgulho e com os maiores votos de parabéns que o nosso Blog dá conta de mais uma distinção de outra personalidade que levanta bem alto a bandeira da nossa terra. Desta vez Fátima Santos, Nogueirense de gema que viu o seu talento e dedicação reconhecidos pela Universidade do Porto, na rubrica pessoas, cujo conteúdo abaixo se transcreve na integra.


Fátima Santos, 26 anos

Dizem que são três, mas o grupo já vai em quatro. Está agendado para Novembro o lançamento de “Quase a primeira vez”, o disco de estreia de “As 3 Marias”, um novo projecto musical do Porto, que mistura o tango com flamenco, bolero, bossa nova, jazz e outras tendências musicais.

Aponta Astor Piazolla como uma referência. Fátima Santos é acordeonista. Estudou acordeão no Instituto de Música Vitorino Matono em Lisboa e frequentou vários seminários com os acordeonistas Maximiliano Pitocco, Vladimir Zubitsky e Friedrich Lips. No seu percurso musical tem projectos como “ A Musa ao Espelho”, que originou a gravação de um DVD, em 2006, na Casa da Música, participou no álbum vencedor do Prémio Carlos Paredes 2006 e em vários projectos musicais com apresentações em Portugal e no estrangeiro.

A Pintura é outra expressão artística de Fátima Santos. Em 2009 foi seleccionada para o 7º Prémio Amadeu Souza Cardoso e apresentou ao público uma exposição individual na Galeria Símbolo. Participou ainda na mostra organizada pelo Mestrado em Pintura da FBAUP no Fórum da Maia, expôs no “3º Prémio de Pintura BANIF” em Lisboa, e participou, em 2007, no VII Leilão de Obras de Arte “ Para ti, Mãe!”, que decorreu na Fundação Cupertino de Miranda.

Licenciada em Pintura pela FBAUP, Fátima Santos está neste momento a desenvolver a sua tese de mestrado em Pintura, na mesma Faculdade.

- O que mais gosta na Universidade do Porto?

Indiscutivelmente, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

- O que menos gosta na Universidade do Porto?

O que menos gosto na Universidade do Porto é a escassez de projectos de investigação que permitam um trabalho conjunto entre as diferentes faculdades.

- Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Na sequência da resposta anterior seria precisamente a oferta de vários programas que proporcionassem o intercâmbio entre as diferentes faculdades.

- Como prefere passar os tempos livres?

Para mim é extremamente difícil separar a ideia de “tempos livres” e por oposição “os não livres”. Estou sempre a questionar e a seleccionar as várias informações que surgem em momentos diferentes. Enfim… gosto muito daquilo que faço. Serão os meus tempos, livres? Sim, sou uma feliz contemplada!

- Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

A viagem que fiz ao Mali, África foi inesquecível. Fiquei fascinada com as cores, com a música, com a paisagem, com as pessoas… foi uma verdadeira lição.

- Um livro preferido?

Actualmente “ O concerto das Artes” de vários autores com Kelly Basilio na coordenação.

- Um filme preferido?

O “ Querido diário” de Nanni Moretti.

- Um disco preferido?

Penso que não existe nenhum álbum do Astor Piazzolla que eu não contemple.

- Um prato preferido?

Sou da Beira Alta, não dispenso o Cabrito assado no forno.

- Uma inspiração?

Acredito no empenho, no esforço e na dedicação.

A inspiração é uma agradável e natural consequência.

2 Olhares:

Anónimo disse...

Parabéns Fátima

Pathríìcia :) disse...

Acho incrivel e estou muito contente e orgulhosa por ter uma pessoa como ela a me dar aulas na cooperartes de Celorico de Basto!!! :)))

Dou-lhe os meus sinceros parabéns pelo seu trabalho, esforço e empenho *.*