terça-feira, 23 de junho de 2009

IV Torneio Internacional de Fermentelos





Aqui ficam algumas imagens da participação da equipa de Escolas da Associação Desportiva Nogueirense no IV Torneiro Internacional de Fermentelos, onde foi conseguido um honroso 4.º Lugar.


Em resumo, alcançamos os seguintes resultados:
SC Fermentelos 2 - AD Nogueirense 0
AD Nogueirense 3 - Zamora FC 1
Os Baixinhos 3 - AD Nogueirense 0

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tarde Cultural Casa do Povo

A Casa do Povo convida toda a população a marcar presença nas suas instalações, amanhã dia 20, pelas 17.30h, afim de desfrutarem da Tarde Cultural que esta instituição organiza.

O evento terá a participação do Grupo de Cantares de Nogueira do Cravo, bem como, dos alunos da Escola de Música da Casa do Povo.

Não falte!

Escolas do Nogueirense Perdem Primeiro Encontro

O primeiro encontro das Escolas da Associação Desportiva Nogueirense na participação no IV Torneio Internacional de Fermentelos, que decorreu ontem, terminou com o resultado de 2-0 favorável à equipa da casa.
Aqui ficam algumas fotografias do jogo, bem como, um texto enviado pelo grupo que se encontra em Fermentelos que reflecte o espírito que se vive por lá.






"Olá, boa noite!
É a nossa primeira noite aqui pelo torneio.
Estamos a adorar! Isto é emocionante!
A equipa é composta por:

ESCOLAS:
Tânia Rodrigues
Pedro Nuno Vilafanha
João Pedro Brito
Helder Coelho
Pedro Nuno Pegado
Francisco Cortez
Pedro Sousa
José Maria Anjo
José Miguel Cardoso
João Fernando Saraiva
Carlos Quintino
João Miguel Santos

António José Cardoso
Edson Cabral Mendonça
Duarte Henriques
Ana Lomba

Hoje tivemos o 1º jogo ás 19h15 com o SC de Fermentelos. Resultado 2 pra casa 0 pra nós.
Mas os miúdos continuam entusiasmados, bem dispostos e com o espírito de equipa.
Amanhã folgamos e sábado jogamos ás 10h30 com o Zamora de Espanha.
De realçar o empenho de todos, desde o departamento de formação de futebol juvenil, à direcção da A. D. Nogueirense, passando por todos que de uma forma ou outra conseguiram que esta vinda se concretizasse."

O "Olhar Nogueira do Cravo" deseja uma boa continuação e bastante sucesso na importante campanha que estão a realizar.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

AD Nogueirense Participa no IV Torneio Internacional de Fermentelos


Tem lugar a partir de hoje e até ao próximo dia 21, o IV Torneio Internacional de Fermentelos.
O evento que junta equipas de futebol do escalão de Escolas dos mais importantes clubes mundiais, recebe este ano a representação da Associação Desportiva Nogueirense, que entra em campo já no fim da tarde de hoje (ver calendário abaixo).

Acompanhe neste blog os resultados conseguidos pela nossa equipa.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Pedro Ilharco é o Novo Treinador do Nogueirense

Está então escolhido e confirmado o nome do novo treinador para a próxima época da AD Nogueirense, O Vice-Presidente Pedro Fernandes Marques confirmou em exclusivo e em primeira mão à Boa Nova, que Pedro Ilharco (ex.Tec. do União de Coimbra de 32 de idade) foi o escolhido para liderar a equipa para a próxima época. Este era um "casamento" que muitos já adivinhavam, mas, só agora foi confirmado. O Vice-Presidente e o técnico que têm uma relação de amizade muito forte e já de longa data, acabaram por chegar a um acordo fácil, mas que tem como meta, o desafio de conseguir melhor do que o 2º lugar no próximo campeonato. Pedro Fernandes Marques adiantou ainda que o anterior treinador, Paulo Cunha, deixou uma marca muito importante no Nogueirense e que saiu do clube com excelentes relações com toda a direcção. Quanto ao plantel, conta já com muitos atletas que assinaram, sendo a maior parte do plantel da época passada, faltando agora a decisão de Pedro Ilharco sobre outros atletas que estão ainda em observação ou em negociações. O novo técnico que subiu o Vigor e Mocidade, passou pelo Anadia, subiu o Gândara e agora o União de Coimbra , vencendo também a Taça da AFC, quer fazer uma boa época em Nogueira do Cravo. O Vice-Presidente no Nogueirense afirmou ainda que "a contratação deste novo técnico não vai fazer alterar o orçamento e a contenção que estava prevista e que muita gente tem falado de números e valores, mesmo da época passada, que nada tem a ver com a realidade". O início da época está marcada para a segunda quinzena de Julho.


** Notícia Rádio Boa Nova Online em www.radioboanova.com

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Festas de Santo António 2009


Não perca já a partir de hoje e até ao próximo Domingo, as tradicionais festas em honra de Santo António.
De realçar as actuações de diversos grupos musicais e grupos de dança, o arraial, as Marchas Populares na noite de Domingo, entre outros. Não falte!!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Inauguração de Memorial da A.D.N.

(Clique sobre a Imagem para Aumentar)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fotos com História

Em comemoração do 7.º Aniversário da implantação do Monumento ao Arguina, festejado hoje dia 10 de Junho de 2009, abaixo se apresentam as fotografias alusivas à aplicação dos elementos que compõem a estrutura.



terça-feira, 9 de junho de 2009

Sabia que…

Em 9 de Junho de 1934 a electricidade chegou a Nogueira do Cravo e Galizes!

Faz precisamente hoje 75 anos que a electricidade chegou a Nogueira e Galizes, na nossa freguesia. Foram ainda contempladas com este benefício, Oliveira do Hospital, Lagares, Ervedal e Vila Franca da Beira.
Para a concretização deste feito muito contribuiu a acção do ilustre Nogueirense Dr. António D’Abreu Madeira Tinoco, que integrava a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desde 29 de Agosto de 1929. Foi ainda o principal obreiro da fundação da Casa do Povo de Nogueira do Cravo três meses depois, em 15 de Setembro de 1934. O Dr. António Tinoco fez parte do Conselho Municipal de 1938 a 10 de Fevereiro de 1945, ano da sua morte.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Passeio da catequese causou ferimentos a oito crianças e três adultos de Nogueira do Cravo

Oito crianças e três adultos de Nogueira do Cravo ficaram feridos, na tarde de sábado, na sequência do acidente ocorrido no Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém. Um dos três atrelados do tractor, com 60 passageiros, que pelas 14h30, iniciava a visita ao Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, virou-se e provocou ferimentos a oito crianças e três adultos da freguesia de Nogueira do Cravo.

Pertencentes ao grupo da catequese de Aldeia de Nogueira e da localidade sede de freguesia – constituído por 27 crianças e 20 adultos – os feridos foram socorridos pelos bombeiros de Santo André e transportados para o hospital local.
As crianças foram afectadas por leves escoriações, sendo que os adultos foram os que registaram ferimentos de maior gravidade.
Coordenadora do grupo da catequese, Rosa Madeira, foi uma das mais afectadas pelo acidente do passado sábado, chegando até a ser encaminhada para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Contactada pelo correiodabeiraserra.com, a responsável lamentou o sucedido, frisando que tudo aconteceu “num flash”, numa altura em que o tractor tinha percorrido apenas 50 metros.
Segundo explicou, a carruagem que tombou era a que transportava o maior número de crianças, mas frisou que os adultos foram os mais afectados, pelo facto de se encontrarem sentados nas extremidades dos bancos, junto às grades, já para evitar qualquer acidente.
Com o virar da carruagem, os adultos foram os primeiros a sofrer o embate, acabando por amortecer a queda das crianças. Rosa Madeira louvou a atitude das crianças, com idades entre os 7 e os 15 anos, que não entraram em pânico e souberam manter a calma.

Realizado anualmente, o passeio organizado pelo grupo da catequese, tem o objectivo de presentear as crianças e jovens, já que há algumas situações de carência por parte de algumas famílias. “Há algumas crianças mais desfavorecidas e gostamos de lhes dar esse presente”, referiu Rosa Madeira, lamentando que desta vez o “presente tenha sido envenenado”.
As pedras que se soltaram das margens, devido à tromba de água verificada na manhã de sábado, são apontadas como as possíveis causas do acidente. A direcção do parque cancelou os restantes safaris previstos para aquela tarde.

Rosa Madeira assegurou, a este jornal, que o apoio prestado no local e no hospital foi exemplar, mas não deixou de verificar a existência de uma qualquer “negligência” no Badoca Safari Park. De acordo com informações recolhidas, o acidente do passado sábado foi o terceiro verificado desde Março de 2002.

*** Notícia Correio da Beira Serra Online em www.correiodabeiraserra.com

O "Olhar Nogueira do Cravo" expressa aqui o seu desejo de rápidas melhoras para todos os envolvidos neste infeliz acidente.

Resultados das Eleições Europeias em Nogueira do Cravo



(Clique sobre a imagem para aumentar)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Olhar Nogueira do Cravo de Parabéns


O "Olhar Nogueira do Cravo" completa hoje 2 anos após a primeira publicação.
Nesta data as principais felicitações são acima de tudo devidas aos que colaboram directa ou indirectamente com esta iniciativa, dando razões e conteúdos para se continuar com o projecto de divulgação da nossa Nogueira do Cravo.

A todos os mais sinceros agradecimentos.

Romaria do Senhor das Almas

Não conhecendo a história inicial da antiguidade desta romaria, vou, através de uma fotografia de 08/06/1935, recordar, aqui, outros tempos.
E assim, poderemos observar na imagem os protagonistas da comissão de festas desse ano: Em primeiro plano Américo Peres, João Ferreira, Serafim Costa e Valério. Em segundo plano António Alves dos Santos, o electricista da Câmara Laceiras e Afonso da Costa Mendes.
O dia começava com a habitual alvorada, seguida pela actuação da filarmónica, percorrendo as ruas da sede da freguesia. Entretanto, iam-se instalando as bancas de venda, como dos ourives (atrás da capela), de bonecos e toda a espécie de carrinhos de lata ou madeira e demais brinquedos, as doceiras de Lagares, também como os ainda habituais vendedores de pimentos e as primeiras cerejas do vale do Alva.
Com o aproximar da hora e como era principalmente uma festividade religiosa, o clima ia-se compondo à medida que se aproximava a celebração da missa. Nesse tempo ainda se vivia o espírito de romaria. Era ver os romeiros, provenientes das quintas e lugares das redondezas, caminhando com a família, vestindo os melhores fatos domingueiros, a mulher levando à cabeça o típico cabaz de verga com a merenda e os homens liderando a caminhada, com o chapéu na cabeça, como era hábito naquele tempo.
Naquele ano a festa foi rija, já que houve disputa de duas bandas para um só coreto, tendo sido privilegiada aquela que tocasse mais e melhor. A outra teve de contentar-se com uma solução de recurso.
Era na parte da tarde que propriamente se desenrolava a festa. Os romeiros começavam a sinalizar os locais onde iriam merendar, normalmente durante ou após a passagem da procissão: à cabeça com o Pendão da Irmandade de Nª Sr.ª do Rosário, seguida dos tradicionais andores do Senhor das Almas, N.Srª da Guia, da Saúde e das Dores, o povo cumprindo ou não promessas acompanhando as crianças vestidas de anjos, o Pálio, a filarmónica e o povo em geral. Era o ponto alto da festa religiosa que culminava, na parte final, com uma grande descarga de foguetes.
Os locais de merenda preferencialmente escolhidos eram muito perto da capela, como o pinhal da Ucha e o que está circunscrito ao pinhal junto ao parque. Quanto a este, não existia como tal, antes era cultivado com cereais, o que motivava, por vezes, sérios conflitos. É que era inevitável alguma devassa e quem o cultivava, não gostava mesmo nada…!
Voltando às merendas, a mesa era posta no chão, as pessoas sentavam-se à volta e aí saboreavam a boa merenda, não sem que se bebesse do melhor vinho, quer de origem caseiro, quer de compra, numa ou duas barracas onde se vendia também a laranjada e o já célebre “pirolito”.
De regresso a casa, já sem pensar no jantar, lá seguiam os cestos da merenda, agora bem mais leves, mas com os romeiros mais animados, sobressaindo a estampa de uma das imagens religiosas, tradicionalmente colocada na fita dos chapéus na cabeça dos homens. Era o Romeiro em fim de festa.

Tamarres