quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Homenagem ao Arguina

"... E eles lá iam, no trilho àrduo duma vida honrada de trabalho, de alcofa ao ombro onde guardavam as batatas e a broa, o casaco pendendo do outro que carrega o pico e a barra de ferro, só não levam já os típicos tamancos, abertos e brochados, com a frente em proa de barco, de outros tempos - os pombos chamam eles os tamancos na sua gíria de arguinas, não fechados atrás, não só para o pé refrescar como para mais fácilmente tirarem este, largando o tamanco quando se entalassem nas pedras ..." *

Colabore com o seu conhecimento, a elaborar uma justa homenagem àqueles que tanto nos simbolizam. Homenagem ao Arguina, em breve neste seu espaço.

* Texto retirado do livro "OS VERBOS DOS ARGUINAS", de F. Correia das Neves, 3ª Edição do ano de 1987

7 Olhares:

Anónimo disse...

http://ohpositivo.blogs.sapo.pt/2007/01/

Em Janeiro publiquei um "post" sobre "Os Verbos dos Arguinas".

É esta uma tradição que jamais deve ser esquecida.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Existe muito boa gente em Nogueira do Cravo (na casa dos oitenta e noventa)com testemunhos históricos que convinha entrevistar e guardar e dar a conhecer aos mais novos e vindouros o porquê de NOGUEIRA DO CRAVO E SANTA OVAIA serem a terra dos ARGUINAS. Os monumentos criados recentemente nestas duas localidades é pouco...Haja outras iniciativas. Porque não se pensa a longo/médio prazo num Museu .Em Nogueira do Cravo à muitas Associações em conjunto com a J.Freguesia com boa vontade tudo se faz!O povo nogueirense até apoia !!!

Anónimo disse...

A maneira como começa o texto faz-nos lembrar logo o Pai Nosso dos Pedreiros:
Segunda fartura,
Terça ainda dura,
Quarta já minga,
Quinta faminta,
Sexta passaremos,
Sábado p'ra casa iremos!

Anónimo disse...

Aconselho o master a pesquisar "Os nossos arguinas" num Jornalito "O Catre" que um grupo de jovens de Nogueira editou entre 1985/90. Tenho alguns exemplares e vem lá muita matéria que pode ser util.Muita gente guardou exemplares desse jornal.

Anónimo disse...

Aceitanto o desafio do master e querendo colaborar nesta homenagem solicito a quem saiba, que enuncie aqui nomes de testemunhas destes tempos que ainda estão entre nós. Vamos todos colaborar nesta iniciativa. Abraço Nogueirense

Unknown disse...

Sobre a proposta em t�tulo "Homenagem ao Arguina", para al�m de ser justa, deve ser extensiva a outras artes e of�cios, com hist�ria em Nogueira do Cravo, n�o esquecendo rurais, lenhadores (serradores),ferreiros, carpinteiros, entre outros.
No citado livro, por Ex.:

"Alfaiates n�o s�o homens,
homens s�o os carpinteiros
Mas p'ra maior valentia
venha a malta dos pedreiros".

Recordo, na arte do ferro, que os cor�tos do Sr. das Almas e do Ervedal da Beira, a porta do cemit�rio em Nogueira, entre outras, foram feitos por ferreiros de Nogueira.
A ideia do museu agrada-me e subscrevo-a. Diria mais, porque n�o um "MUSEU DAS ARTES" em Nogueira ? H� ferramentas e equipamento diverso e disperso que estou certo os actuais detentores disponibilizariam com agrado. Ent�o sim, era uma recolha e homenagem alargadas, em que os descendentes Nogueirenses se reviam. N�s somos fruto dessa mem�ria. H� que preserv�-la.
T

Anónimo disse...

Em continuação do comentário anterior e pegando na ideia do museu, existia na zona do coro da igreja paroquial, uma sala repleta de ferramentas, ferragens, louças e utensilios antigos, alguns de grande valor.
Segundo sei, a fábrica da igreja pretende a sua recuperação, no entanto os fundos monetários são escassos. Penso que por ali se poderia começar a desenhar este projecto o museu.