quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Seja um Colaborador deste Espaço!!

O "Olhar Nogueira do Cravo" convida todos os interessados na divulgação da nossa aldeia, a servirem este espaço como colaboradores do blog.
Para tal, basta apenas que cada um escolha um tema que queira ver publicado, obrigatóriamente relacionado com Nogueira do Cravo, e envie via email para o endereço olharnc@hotmail.com

Veja a sua notícia publicada, o seu artigo comentado e principalmente colabore neste projecto que é seu.

23 Olhares:

Anónimo disse...

Uma pequena sugestão à parte deste post. Nos locais a visitar, parece-me que ficavam bem as fotos do Pelourinho e da Casa do Penedo.
Cumprimentos.

Geral disse...

Caro comentador realmente tem razão nesse aspecto, deixe-me apenas informá-lo que já possuo essas mesmas fotos no entanto ainda não me foi possível formatar e publicar as mesmas. Já anteriormente tinha sido chamado a atenção acerca da Casa do Penedo, no entanto a mesma encontrava-se tapada por motivos de obras de restauro. Hoje mesmo as fotos serão publicadas. Continue a visitar este espaço que é seu. O nosso obrigado.

Anónimo disse...

Que bonita ficou a casa do penedo,espectacular! Parabéns !!!
As fotos ficaram tb espectaculares (Pelourinho e Casa Penedo)

Anónimo disse...

Ainda bem que o master colocou a imagem do Pelourinho. Para quem não sabe, foi classificado monumento de interesse publico em 1933. Representa o poder municipal de Nogueira de outros tempos.Só para informar que durante o século XIX alguns foram destruidos e felizmente que o nosso chegou até aos nossos dias, embora eu pense que devia ser ajardinada a sua rotunda para o preservar.Actualmente há em Portugal 255 pelourinhos que resistiram à destruição.

Anónimo disse...

O fontanário que se encontra no largo do pelourinho é tb uma obra espectacular de cantaria.O arguina que o executou foi António Nina,que já faleceu,assim como o lancil da rotunda do Pelourinho. O fontanário tb é uma bela demonstração da arte de "farfalhar nas arreias dos arguinas Chapinheiros.Chibau"

Anónimo disse...

Aos habitantes,suas alcunhas:
Nogueirenses-Chapinheiros
Galizes-Corvachos
Santa Ovaia-Cotovios
S.Sebastião Feira-Cartachos
Oliv.Hosp-Escrivões

Anónimo disse...

O master escreveu: foral episcopal dado a Avô, quando me parace;foral episcopal dado em Avô.

Anónimo disse...

O correcto realmente é foral episcopal dado a Avô, pertencia a Nogueira e quando extinto foi dado a Avô, o que o master escreveu tá correcto.

Unknown disse...

Creio que o foral pode ter sido dado EM AVÔ e não dado por, ou pelo de Avô, já que as terras não tinham competências para os dar. Certo ?.
Também não pode ter sido dado Pelo de Avô, já que este será dez anos mais tarde.
Forais ou cartas de foral eram diplomas concedidos por Rei, por Eclesiàstico ou por Senhor Laico e assim se chamariam reguengos, coutos ou honras. Certo ?.
À data de 1177, até D. Sancho I(este duou-a a um fidalgo) Nogueira era uma terra reguengueira. Daí as minhas fortes dúvidas que seja episcopal.
Quem pode esclarecer na verdade, será consultando o próprio foral o que poderá levar a alguma desilusão.
T

Anónimo disse...

E continuo com duvidas acerca da carta de foral de 1177!!!
Haja quem me esclareça!
Uma coisa parece obvia: O que o master diz é totalmente descabido:o foral não foi dado a Avô! Também penso que o correcto seja:dado em Avô. Como Nogueirense gostava de ser esclarecido.Obrigado.
Z

Anónimo disse...

Caro comentador o que o master diz não é totalmente descabido, é sim o que diz a história e se fizer essa pesquisa tal como eu, encontrará exactamente as palavras que são descritas pelo master.

Unknown disse...

Não se trata de ser ou não ser totalmente descabido.Há dúvidas ? Não nos devemos acomodar ao que a história diz, ou dizer porque alguem disse. Se essa pesquisa foi efectuada em Sede própria e encontrada a carta de foral, dou os meus parabens, o assunto ficará definitivamente esclarecido e então poder-se-à afirmar que o foral é episcopal(a ser assim foi dado por um Bispo). A terra fica a ganhar com o esclarecimento de quem sabe. Até lá mantenho o que disse em 7/9 às 13h13m, baseado em pesquisa.
Se outro comentador com mais conhecimentos pode ajudar-me na procura da verdade, tudo bem, quem ganha é Nogueira. Caso contrário, não vale a pena continuar aqui e por agora com este assunto.
T

Anónimo disse...

Caro António, tal como o que o comentador anterior disse, o que eu escrevi foi transcito da história e daquilo que consegui ter acesso. Concordo consigo em termo da clareza da mesma, ou da exactidão, no entanto é aquilo que consegui reunir de informação. Tal como o sr. aguardo que algum comentador possa clarificar um pouco mais a história. Cumprimentos e continue a visitar este espaço

Anónimo disse...

Porque não lançar um apelo para a recuperação da velhinha e esquecida Fonte do Sandão????

Anónimo disse...

Infelizmente existe tanta coisa na nossa terra para recuperar e até divulgar,dona maria de S.Martinho!
Mas tem que ser a nossa Junta de Freguesia a liderar, porque não existem competências de outras pessoas ou instituições! Muitas vezes nem é pelo dinheiro,mas pela vontade de se fazerem as coisas!

Unknown disse...

Há de facto bastante informação histórica a trabalhar e divulgar em Nogueira. A Junta de Freguesia deve estar atenta a alguns sinais do que existe em Nogueira e criar condições para que isso seja conhecido de todos. Mas também nem tudo à Junta compete fazer ou desencadear. A sociedade civil deve mobilizar-se e tomar iniciativas às quais a Junta deve estar atenta e sensível para promover a sua realização. È o caso, entre outras, de opiniões e sondagens divulgadas neste blogue. Sei que, por exemplo, está em preparação para breve de uma dessas inciativas que precisará de ser apresentada e divulgada, sem alterações. Assim haja vontade de a acolher.
T

Anónimo disse...

Master não se esqueça de mencionar nos "Eventos próximos" a secular e mais antiga festa de Nogueira do Cravo:Festas de Nossa Senhora do Rosário! Como sabe são no 1º domingo de Outubro!

z

Anónimo disse...

Em resposta ao Anónimo do dia 18 Setº das 0:45.
Claro que a quem cabe a iniciativa de recuperar o nosso património é á Junta de Freguesia, mas não custa nada lembrar através deste site á Junta de Freguesia que nós Nogueirenses ainda nos lembramos daquela velhinha Fonte que tão despresada está.

Anónimo disse...

Master...
Já agora este site é sobre Nogueira... mas não será que está a ser mais do Futebol???

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior só lhe digo isto: em actividades a ADN é a associação de Nogueira com mais iniciativas: cicloturismo,jantares de Natal...,torneio de Sueca,Torneio de malha, jogos de futebol,e é quem leva o nome de Nogueira do Cravo pelo pais inteiro! E não se esqueça caro comentador que o desporto é cultura! Penso que o master se não colocar as actividades de Nogueira o qué é que vai pôr?

Anónimo disse...

Este espaço foi criado para a divulgação de todas as actividades e eventos de Nogueira, mas como deverá compreender, sem dúvida o desporto assume grande destaque. No entanto também tento dar lugar aos outros eventos, mas estes são menos publicados, logo menos falados e menos conhecidos, foi por essa mesma razão que lancei o repto a todos para colaborarem nesta causa e irem dando a conhecer o que mais se passa na nossa aldeia. Penso que nada custa enviar um email a dar conta do que irá acontecer. Colaborem.

Unknown disse...

Caro master
Concordo que é o futebol, através da ADN, que tem dado mais e melhor divulgação do nome de Nogueira, através da sua actividade desportiva e outros eventos congregadores dos nossos conterrâneos, daí o seu maior desdaque não me surpreender.
Só que há comentadores que abrem espaço para outros debates e não aparece ninguem a aceitar o desafio.
Talvez o blogue, a que desejo as maiores felicidades, necessite de uma maior divulgação(porque não talvez através da imprensa regional ?)por forma a poder ser mais participado.
Portanto outros assunos há. Pode não ser fácil unilateralmente apresentá-los, sem garantia de discussão.
T

Anónimo disse...

Nogueira é uma nação, carago!!!!