sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Padre Manuel Henriques, 1593 - 1653

Nasceu na Vila de Nogueira (do Cravo) em 1593
Faleceu a 29 de Dezembro de 1653.

Jesuíta, e pintor muito apreciado.
DUAS PINTURAS DESSA PERSONALIDADE NOGUEIRENSE

S. Francisco Xavier c. 1640, óleo sobre tela 80 x 70 cm Sé Nova Coimbra, Portugal

Martírio de Francisco Aranha c. 1630, óleo sobre tela 186 x 143 cm Museu Nacional Machado de Castro Coimbra, Portugal

Professou no ano de 1618. Consagrou-se à pintura com a maior dedicação, e pintou bons quadros para muitas igrejas. Todo o tempo que o exercício da pintura o deixava livre, consagrava-o à oração.
Faleceu, estando na igreja da Lapa (Sernancelhe), que ficava contigua ao colégio dos jesuítas, onde ele habitava. Naquela igreja existiam muitos quadros seus.

O Padre Manuel Henriques tinha fama de santo. O seu corpo foi levado para a igreja paroquial de S. João de Mesquitela, onde ficou sepultado junto do altar-mor.

7 Olhares:

Master disse...

Outra grande personalidade Nogueirense, aqui lembrada por um texto enviado por um visitante do nosso Blog, ao qual aqui presto os meus sinceros agradecimentos pela colaboração.
Desafio a que mais informação seja dada acerca deste Nogueirense.

Anónimo disse...

Como Nogueirense confesso-me surpreendido.Sinceramente de Bernardino sabia alguma coisa e já é uma personalidade grandiosa na nossa terra,agora o Padre Manuel Henriques não conhecia nem nunca ouvi falar.A nossa aldeia está cheia de valores inexplorados.
Já agora deixo a questão...haverá ainda mais alguma personalidade tão grandiosa Nogueirense por indicar??Pessoas de valor sempre houve e continuará a haver,mas estamos sob 2 casos de ilustres.

Nogueirense

Unknown disse...

Uma questão que se me tem deparado é, onde fica S. João de Mesquitela. Não encontro.
Parece-me quer haverá alguma confusão com este nome. Será que não deverá ser Mesquitela, mas sim Quintela (Lapa)sendo o patrono S. João ? E não haverá por Sernancelhe esta localidade com a acção dos Jesuitas ? O comentador anterior está surpreendido. Tenho investigado algo sobre esta personagem. No entanto devo destacar uma outra pesquisa publicada na CA em 30.01.2003 de A.R. que bastante me surpreendeu. Caso o master esteja interessado, posso enviar e-mail com o que então foi publicado.
Quanto a mais personagens, há concerteza. Vamos devagar.

Anónimo disse...

Há 2 anos "A.R." fez um trabalho espectacular sobre Manuel Henriques na Comarca de Arganil. Era bom que aqui fosse publicado, porque é muito mais completo.

Anónimo disse...

Em 1593 Nogueira do Cravo era simplesmente chamada "Vila de Nogueira" e em alguns documentos como "Santa Maria de Nogueira".Só por volta de 1700 passa a designar-se Nogueira do Cravo.

Anónimo disse...

Caro António agradecia imenso se me fizesse o favor de enviar essa mesma informação. Sei que "A.R." dispõem de bastante informação de todos os quadrantes históricos de Nogueira do Cravo, convido aqui a que se colabore mais na divulgação da história Nogueirense.

Unknown disse...

Em separado estou a enviar email com a informação em causa. Disponho da restante publicação na CA (3 reportagens)e do mesmo AR que disponibilizarei se for necessário. Parece-me que destas três reportagens poderiam ficar um pouco para mais tarde afim de não se sobreporem, de momento, à homenagem ao Bernardino.