quinta-feira, 10 de abril de 2008

Faleceu o Professor Albano Silva


O professor Albano Silva faleceu hoje no Hospital dos Covões, em Coimbra.
O pai de Maria Adelaide Freixinho, completou 90 anos no passado dia 11 de Março, não conseguiu resistir a duas embolias cerebrais, de que foi vítima na passada terça-feira.
O seu corpo vai estar em câmara ardente na residência de Adelaide Freixinho, em Nogueira do Cravo, não estando ainda marcada a hora do funeral que se deverá realizar durante o dia de amanhã.

Natural de Nogueira do Cravo, Albano Silva distinguiu-se enquanto professor, delegado escolar, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital durante o período do Estado Novo – primeiro com Ferreira Diniz e depois com Afonso Amaral – e após o 25 de Abril, como vereador eleito pelo CDS quando era presidente António Simões Saraiva. Foi também aluno do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, pelo que a sua presença era esperada no convívio dos antigos alunos do colégio que vai ter lugar no próximo dia 19 de Abril.

Entrevistado por Carlos Alberto, Albano Silva apresentou-se: “nasci em Nogueira do Cravo, o meu pai era mestre-de-obras, ele e a minha mãe queriam que eu fosse professor primário, portanto tinha mesmo de estudar”. Adiantou que, enquanto professor primário, deu aulas na Bobadela, Arazede, Espariz, até ter sido colocado em Nogueira do Cravo, onde se manteve até à aposentação. “Fui professor durante cinquenta anos!”, resumiu, não esquecendo também o contributo prestado à autarquia. Garantiu também ter “a felicidade de ter uma família maravilhosa: dois filhos extraordinários, quatro netos encantadores e seis lindos bisnetos”.
Notícia Correio da Beira Serra Online
O "Olhar Nogueira do Cravo" presta assim as maiores condolências aos familiares e amigos desta grande personalidade nogueirense.

2 Olhares:

Unknown disse...

Como seu antigo aluno presto-lhe aqui sentida homenagem postuma. Ainda recentemente, por ocasião do 90º aniversário do seu nescimento foi aqui recordada a figura do competente, rigoroso e amigo professor a quem muitos Nogueirenses devem a sua formação básica escolar e de cidadania. À família expresso sentidas condolências.

Anónimo disse...

Mais um Nogueirense que se perdeu... á familia expesso as minhas sentidas condolências.