segunda-feira, 2 de junho de 2008

Casa do Povo de Nogueira do Cravo

No próximo dia 9 do corrente faz sessenta e oito anos que foi inaugurado o edifício onde hoje está instalada a Casa do Povo e que então foi a primeira Sede própria no Distrito, então intitulada – “O lar dos trabalhadores humildes e honrados”.
O ambiente foi de festividade, com muito povo, muita alegria, foguetes, enquanto as ruas, engalanadas, eram percorridas pela Filarmónica Avoense, tocando marchas vibrantes.
As altas individualidades foram recebidas no Casal, à entrada de Nogueira, seguindo-se um cortejo em direcção ao edifício a inaugurar, onde se incorporaram, para além do povo, a vereação municipal com seu estandarte, magistrados, funcionalismo público do concelho, professores primários, juntas de freguesia, representações de várias Casas do Povo do distrito, Sindicatos Nacionais de Bancários, do Comércio, de Escritórios, motoristas, Bombeiros de Oliveira do Hospital com seus estandartes. À chegada estavam a Legião, a Mocidade Portuguesa e a filarmónica a tocar o hino nacional.
O acto solene foi presidido pelo Sr. Governador Civil, ladeado pelos Delegado do INTP, Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo, Dr. António Madeira Tinoco e o padre da freguesia Angelo Mendes da Silva.
O primeiro orador foi naturalmente o Dr. Madeira Tinoco, apresentando as boas vindas, saudações aos visitantes e o agradecimento pela presença de todos. Seguiram-se os representantes protocolares e ainda o Dr. Tinoco (filho) que disse, entre mais -“Nogueira, o lar das minhas alegrias e das minhas tristezas, não podia pois faltar e tomar parte no regosijo do povo da minha terra, para quem trago também as homenagens do meu irmão.” Continuaram os oradores, agora com os discursos de membros da Direcção da Casa do Povo: -José Rodrigues da Fonseca (Presidente da Direcção), destacando a figura prestigiosa do Dr. Tinoco Madeira que oferecera o terreno para a construção da Casa do Povo,- José Carvalho e Amadeu Ferreira, realçando ainda o contributo do mesmo com a cedência de instalações provisórias e equipamento, incluindo livros, quando da fundação da casa do povo em 1934, na Rua da Almotolia, onde também funcionou a sede do Operário Futebol Clube.
Após o discurso de encerramento das cerimónias, foi servido um “copo de água”, a que se seguiu a continuação das festividades populares ao som da música da filarmónica Avoense.



Fonte: Comarca de Arganil
Por :Tamarres

1 Olhares:

Anónimo disse...

Mais que uma colectividade, a Casa do Povo tinha como função prestar uma série de serviços à população Nogueirense, nomeadamente na assistência médica, desportiva, cultural e outras... Para honra de Nogueira foi a 2ª do distrito de Coimbra (15 Set. 1934) e a 1ª do concelho. O edificio sede foi o 1º do distrito de Coimbra. A Casa do Povo de Nogueira do Cravo é das mais antigas de Portugal, pois elas foram instaladas apartir de 1933. Para o ano são as Bodas de Diamante (15 de Setembra 2009)