domingo, 31 de agosto de 2008

Deus Quer,o Homem Sonha e a Obra Nasce...



Fotos que ilustram o início das obras de arrelvamento do Campo de Santo António.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O Busto de Bernardino nos Jardins da Avenida de Moçâmedes




















As três primeiras fotos mostram-nos o busto de Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, o fundador da cidade de Moçâmedes, numa altura em que a Avenida da Praia do Bonfim, ainda não possuía palmeiras, ou seja, nos finais da década de 50, início de 60. As quatro fotos seguintes tiradas também por essa altura, mostram-nos a Avenida da Praia do Bonfim em todo o seu esplendor diurno e nocturno, sendo a quinta a vista panorâmica sobre a cidade.
Hoje o busto do fundador de Moçâmedes, bem como o quadro a óleo, repousam com outros espólios do tempo da colonização portuguesa, no interior de uma sala-museu, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da cidade.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Como é Linda a Nossa Igreja desta Freguesia de Nogueira do Cravo

Poema da nossa conterrânea Alice Pires dos Anjos

Que linda a nossa Igreja
Tão bela e ornamentada
Ouvindo a Santa Missa
Com beleza e bem cantada

Quando chega o Evangelho
Seguindo de Homilia
Assim os peitos enchem
Como nos dão alegria

Lá vem a consagração
O Cálice, o Pão, o vinho
E nós com todo o respeito
Pensando no Deus Divino

Quem estiver preparado
Com pureza de coração
Com o devido respeito
Receber a Comunhão

Assim o nosso Prior
Com a sua simpatia
Quer ver a Igreja cheia
Não a quer ver vazia

Mas vai mesmo encher
Pelo Coração Imaculado
Eu ainda vou ver
O Coro em baixo ocupado

O nosso Prior e Irmandade
Que Deus da Alto os veja Pois são os grandes pilares
Aqui na nossa Igreja.


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Apresentação A. D. N.


A equipa Sénior da Associação Desportiva Nogueirense vai realizar, esta Sexta-Feira, dia 22 de Agosto, pelas 19h30 a apresentação da equipa sénior para a época 2008/2009.
Segundo o Presidente da Direcção da Associação, Adelino Carlos Costa, em nota de imprensa, “esta apresentação será realizada no campo da Bobadela, em virtude das obras de arrelvamento no Campo de Santo António, em Nogueira do Cravo”. Recorde-se que a equipa de Nogueira do Cravo, esta época, à semelhança do ano passado, vai jogar na Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra, defrontando a equipa do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, que na época passada desceu de divisão. No primeiro embate a equipa de Nogueira do Cravo desloca-se ao Ança, no dia 28 de Setembro.
Notícia Rádio Boa Nova Online, em www.radioboanova.com

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

“Alminhas” de Nogueira do Cravo

Foi o decreto sobre o Purgatório que o Papa Pio V lembrou aos fiéis que existe e que as almas retidas nele, são julgadas pelo sufrágio dos fiéis e particularmente pelo aceitável sacrifício do Altar. Mandava o Santo Concílio que os Bispos se esforçassem para que a doutrina sobre o Purgatório ensinada pelos padres fosse acreditada, motivada e em todos os lugares pregada pelos fiéis de Cristo.
Esta doutrina motivou muitos artesãos e artistas na criação de inúmeras Alminhas, que hoje vemos espalhadas pela nossa terra.
Tradições antigas, que os habitantes marcavam às entradas dos caminhos quando se avistava a povoação e com a sua fé no Divino, tinham sempre presente o agradecimento com as suas orações por terem voltado às suas casas. Segundo diziam os nossos antepassados também foram feitas por promessas, porque os madrugadores quando passavam naquele lugar, ouviam barulhos e levaram a feitura das ditas “alminhas”.
São monumentos dos séculos XVIII e XIX e podem ser apreciados na Molhada, no largo do Campo de S.António, na Rua da Fonte da Almas, no lugar dos 4 caminhos (Rua Dr.Tinoco) incorporada na casa, na Rua da Corredoura à entrada de quem vem da Bobadela e ainda na Rua António Esculcas.
Estes monumentos são um marco que os antigos nos deixaram e que devemos preservar.



Um belo exemplar das Alminhas incorporada num antigo forno em Fundo de Vila, na Rua da Fonte das Almas

Treinos de Captação A. D. N.


- Podem também participar nos treinos de captação as raparigas interessadas.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Memórias da Nossa Terra


Fotografia das Festas de Santiago em 1973.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Restauro do Relógio da Torre

Em continuação do tema abordado relativamente à situação actual do antigo relógio da torre, e apesar de ainda não ter sido dada pela autarquia qualquer resposta às possibilidades apresentadas, foi recebido no correio electrónico do "Olhar Nogueira do Cravo" mais uma intenção de restauro e que em muito simboliza o que até agora vem sendo dito em relação ao valor deste património.
Passo então a transcrever na integra o texto recebido, esperando assim a continuação da discussão do assunto, e uma possível comunicação da autarquia.

"Boa tarde!

Sou relojoeiro mecânico especializado em relojoaria férrea de torre.
Casualmente deparei com o vosso blog, onde descobri um contacto do meu bom amigo Dr. Mota Tavares, interessando-se pelo antigo relógio mecânico da vossa igreja Paroquial.

Primeiramente, e em resposta a um dos colaboradores do blog, esclareço que o contacto foi feito pelo Dr. José Mota Tavares, que vive em Lisboa, sendo irmão do Dr. Paulino Mota Tavares, este sim, residente em Coimbra, ambos pessoas de elevada cultura e amplos conhecimentos sobre a história do tempo e da relojoaria em Portugal.

Sobre a questão da alienação do vosso relógio, ao invés do que acontece na restante Europa e Américas, assiste-se em Portugal, à delapidação, diria organizada, do nosso património de campanário: relógios e sinos.
No caso dos relógios mecânicos, por comodismo de uns e ganância de outros, a relojoaria monumental de torre portuguesa, está neste momento a saque, trocada por patacos, vendida ao desbarato, com as torres a serem infestadas por autênticos cacarecos eléctricos e electrónicos, sem alma, de nenhum valor técnico, mas vendidos a alto preço, quantas das vezes com as populações a serem levadas ao engano por gente sem escrúpulos.

Da minha experiência pessoal enquanto restaurador de relojoaria monumental de torre, em todas as localidades onde as populações foram alertadas e sensibilizadas, os velhos relógios foram recolocados a funcionar, a maioria das vezes por importâncias inferiores ao que custaria um careco eléctrico.

Convido os interessados a visitarem o meu site
www.tictactemporis.com onde poderão apreciar fotos de alguns dos meus restauros e vejam se não vale bem a pena manter estas belas máquinas em funcionamento. Até porque com um restauro integral, qualquer relógio mecânico se mantém em bom funcionamento por várias décadas.
Para além disso, falamos de peças de valor patrimonial e museológico insubstituíveis.

Se houver interesse no restauro desse relógio, poderei deslocar-me a Nogueira do Cravo, sem qualquer custo, para verificar o seu estado e apresentar orçamento para a sua salvaguarda.

Com os meus melhores cumprimentos.

Hermínio Nunes"

Fotos com História

Desportivamente este foi o maior feito da vida da Associação Desportiva Nogueirense – Campeão Distrital da Divisão de Honra 1996/97. Entrega do troféu ao Capitão João Miguel pelo presidente da A.F.Coimbra, Pinto Ferreira.

Junho de 1997

Fotos com História - Operário Futebol Clube Nogueirense - Anos 50


Campo das Cravinetas
De pé: Albino Nunes, Agnelo Cunha, Mário Ricardo, Acácio Vicente, Agnelo Campos, António Cardoso e Narciso.
Em baixo: Mário Ferreira, Isidro Ricardo, Zé Correia, Cangalanga, e Luís do Peso.

domingo, 3 de agosto de 2008

Capela do Senhor das Almas

Capela do Nosso Senhor das Almas
Venda Nova
19 de Agosto de 1780

Com este trabalho de pesquisa na AUC pretendo dar a conhecer uma parte do processo burocrático para a construção da dita capela.
A primeira fotocópia é a capa de um caderno de vinte e oito folhas onde constam os autos de revista, escritura de doação, termo de apresentação e termo de assentada.
A segunda fotocópia é a primeira página do dito caderno, referentes aos “Autos de requerimento que fazem Oficiais da Câmara da Vila de Nogueira do Cravo para bem se fazer a Capela do Senhor das Almas, erecta no sítio de Venda Nova da dita freguesia”.
Nas restantes folhas constam todos os trâmites normais do processo, de uma leitura, por vezes, pouco acessível. No entanto fica aqui um pouco da história de um lugar que se chamou Venda Nova, mas que hoje, mercê do nome que foi dedicado ao patrono da capela, é conhecido por Senhor das Almas, antes um ermo, hoje uma bonita povoação em expansão.






Pesquisa em: AUC

Tamarres