segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

AO (Engº José Agostinho) “ZÉTI”

Acabei à pouco tempo um torneio de futebol de veteranos, cujo nome se chamava exactamente “Torneio Engº José Agostinho”. Confesso que não o sabia. Só o soube depois. Às vezes, tantas vezes, a vida dá estas voltas e sem querer, vi-me envolvido num torneio cujo patrono era, vejam só, uma homenagem a um dos meus melhores AMIGOS. E de infância. Uma vez li em qualquer lado que “ Os amigos/são pássaros a voar/sempre pousados/prontos a ajudar/Os amigos dormem acordados/Sempre por perto/Quando chamamos/Os amigos/logo que a noite desce/são um raio de sol/Há sempre um que aparece.”
Mas infelizmente este já não aparece nem aparecerá, como certamente seria seu desejo certamente…e não duvido que ele apareceria…
Há uns tempos atrás, um amigo ofereceu-me uma “velha” fotografia das muitas minhas lides futebolísticas. Era mais uma para o meu álbum de recordações salvo um pequeno pormenor que me pôs a pensar e meditar…Nela estava o meu AMIGO, este AMIGO que eu quero falar, que eu devo falar. Então é assim:_Vivemos lado a lado quase, e fizemos juntos o trilho normal de criança e adolescente até à idade adulta. À minha memória vêm acontecimentos de criança que nunca se esquecerão. Quantas partidas disputadas na corredoira não se fizeram…Quantas boladas o velho portão da garagem (uma das balizas) não suportou…Quantas maratonas futebolísticas não foram feitas no “velho caminho” junto à casa do ”ZÉTI“. Que tempos esses Meu Deus!!! Que saudades!!!
Sabiam que foi ele que me ensinou a jogar xadrez?!
É verdade. Isso e muito mais…Só não me ensinou uma coisa; o espírito de liderança que ele indubitavelmente tinha…o jeito para decidir, resolver problemas, agir. Isso era com ele. Eu até podia jogar melhor, fintar melhor, driblar…mas a liderança, a intenção de programar, realizar, fazer, acontecer…Isso era com ele. E foi com ele que apareceu a primeira equipa de juniores da A.D.Nogueirense. Convenceu o pai (obrigado Sr.Adelino) o primo Zé (obrigado Sr.Zé Esculcas) a investir em nós. Apareceram os equipamentos e os primeiros jogos foram feitos usando a velha “vollkswagen azul” até ao dia em que formámos a equipa que envolveu a nossa querida terra.
Disputámos então na longínqua época de 1976/77 o campeonato distrital da AFC. Para a “malta” isso foi maravilhoso…Se até aqui éramos amigos, os laços fraternos consolidaram-se e formámos uma equipa. Os jogos, isso agora não importa mais…eram disputados com a vontade e valentia que a idade e o jeito nos permitia. Depois… depois foi toda uma juventude palmilhada lado a lado até à idade adulta. Cada um de nós seguiu o seu destino, mas a amizade sempre nos manteve e foram tantas as saídas para os mais variados lazeres….os “rallys”, os bailes de Verão, os banhos ao rio Alva, os passeios…uma panóplia de acontecimentos que agora se dispersam no tempo…
Porém, uma coisa ficou e essa é inabalável -AMIZADE-
Até aquele fatídico dia em que brutalmente a notícia veio - “morreu o ZETI”.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Não, isso não era verdade, não podia ser verdade. Confesso que fiquei mais só. A dor dos seus também foi a minha dor. E a vida é cruel e injusta (quantas vezes ela foi justa?). Desta vez ela tinha sido cruel…violenta…brutal…MÁ.
Porquê! dizia eu tantas vezes para mim próprio. Porquê ele…mas inexoravelmente isso era verdade. Restou então partilhar o sentimento da perda e recordar os momentos bons e maus que passámos juntos-Até hoje. Mas caramba! Ainda tinha tanto para dar…tanto que ainda queria dar…Disso eu não duvido.
Uma coisa eu confesso:
-Não basta ter amigos. É preciso saber conservá-los.
A ausência física deste AMIGO não apagou aquilo que melhor eu guardo dele. O que ele tinha de melhor, guardo-o sempre no melhor sítio de mim próprio.
Eternamente.
Até sempre meu AMIGO!


A.M.Campos (prof.)

3 Olhares:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar dar os parabens ao Prof. Campos, ele também Nogueirense, por esta bonita e sentida crónica que relata a perda de um Nogueirense que pugnou pelo desenvolvimento da sua terra, nomeadamente ao serviço da Liga de Melhoramentos. Depois recordar essa equipa de juniores é realmente bonito e um momento alto do nosso Nogueirense.
Deixo no entanto a pergunta no ar: para quando uma justa homenagem ao Eng.Zéti por parte da Liga de Melhoramentos?

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, dar os parabéns ao autor(a) deste blogue, pois permite um espaço de partilha e de informação sempre importante, para aqueles que nem sempre estão próximos de Nogueira.
Em segundo, louvar o meu bom amigo Prof. Campos por ter exteriorizado publicamente um dos mais nobres sentimentos do ser humano: a amizade. Este valor nos dias de hoje deixou de ter o valor que a “nossa” geração lhe dá. Culpa nossa, culpa de todos, culpa do ritmo apressado em que a sociedade se movimenta… não há tempo…nem para os amigos… mas há ainda homens, com o porte do Prof. Campos, que felizmente não os esquece. Mais, procura perpetuar a memória de um amigo comum, que infelizmente já não está entre nós.
Recordo-me do dia 10 de Novembro de 2001, por via das responsabilidades que tínhamos no âmbito do todo-o-terreno, estar no pavilhão desportivo gentilmente cedido pelo senhor Presidente da Liga de Melhoramentos Eng. José Agostinho, a realizar a festa de encerramento do evento. E foi aí (tinham passados poucos dias do seu trágico desaparecimento) que de uma forma muito respeitosa, séria e sentida fizemos a primeira cerimónia de homenagem com um breve discurso e o simbólico minuto de silencio… mas falta fazer mais. Não podemos esquecer o homem, o profissional o amigo que amava a terra que o viu nascer.
Até sempre ZéTi, Nogueira não se esquecerá de ti.

A. Aviaras, Prof.

Anónimo disse...

Tive o prazer de conviver com ele nos ultimos anos da sua vida e digo-vos ele era um homem que amava a sua terra. A Liga de Melhoramentos para ele era tudo... era capaz de vir de propósito de Coimbra por causa de Liga, acho que já merecia uma homenagem por parte da desta... porque não um espaço com o nome dele??
Espero que Nogueira não se esqueça dele...
Paz á sua alma.