quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fora de Jogo (por Chalana)

É com prazer e gratidão que dou resposta ao pedido do Professor José Carlos para escrever algumas linhas sobre a minha experiência no futebol.

Com 9 anos e a pedido do Sr. Necas Vicente aos meus pais, integrei a equipa de infantis do Académico de Vilela, mas já antes disto ia assistir com o meu pai a jogos do Nogueirense. Nessa época o único desporto que se praticava por aqui era o futebol e na equipa do Nogueirense jogavam: o meu pai, quatro tios e o presidente do clube era um dos meus tios. Em suma, o futebol estava-me no sangue, começou praticamente logo que nasci. Este início no mundo do futebol levou-me mais tarde ao futebol profissional. E foram 15 anos da minha vida neste mundo do desporto-rei, com subidas e descidas, alegrias, frustrações…

Mas, enganem-se os jovens de hoje que pensam que neste desporto tudo é fácil e garantido. Graças a Deus que em todas as equipas por onde passei, os “Balneários” sempre foram espectaculares, e os colegas a determinada altura são como uma segunda família para nós, é um ponto muito positivo, mas também há o reverso da medalha e a certa altura deparamo-nos com as dificuldades. Estou a falar de: os ordenados em atraso, o mau dirigismo (quando os dirigentes dos clubes apenas buscam a sua promoção), a falta de um agente que zele pelos nossos interesses, as promessas que não se cumprem, lesões graves, etc.
Mesmo com estes pontos negativos o futebol continua a ser a minha vida pois, como disse, está-me no sangue!

Para os jovens futebolistas deste concelho deixo um alerta, para se vingar no futebol é preciso ser mentalmente forte, gosto pelo treino, espírito de grupo, ser ambicioso e uma vida “higiénica” condizente com a profissão que escolhemos. Pode-se ter muita habilidade e jeito mas sem estes condimentos é impossível vingar nesse mundo.

Actualmente o estado a que chegaram os clubes Portugueses ainda se torna mais difícil. Como é sabido a situação financeira de todos eles está agonizante. Nunca ponham de parte os estudos. Falo por experiência. Em 1996 com o Ac.Viseu na Liga de Honra e com um plantel que atacava a subida à divisão máxima do futebol luso (no final da época parte desses jogadores rumaram para clubes da 1ª Liga) acabámos o campeonato com 7 meses de ordenado em atraso. Actualmente, o estado do futebol português é pior, infelizmente. Para os jovens futebolistas deixo aqui o meu testemunho e muita coragem para enfrentar esta vida difícil, esta grande escola da vida que é o futebol, mas nunca descurem os estudos.

Não se deixem iludir, pois para a grande maioria, o futebol é apenas uma etapa formativa que nos deve preparar para o futuro, como homens.

Também podemos estar no futebol só pelo prazer de jogar e foi desta maneira que tive o privilégio e alegria de acabar a carreira de jogador no clube da minha terra, o Nogueirense. Ficava completamente fora de jogo se não o fizesse.


** Este artigo é parte integrante da edição online do Jornal "Correio da Beira Serra" em www.correiodabeiraserra.com

1 Olhares:

santiago disse...

Caro Chalana
Claro que não ficas fora de jogo. Só com maus "árbitros" e a sua falta de visão é que isso poderia acontecer.
A tua crónica é o fruto de um saber estar no futebol, que não se esgota nesta área. Tens muitas ideias interessantes para além do futebol, mas que precisa de uma equipa que não esteja, essa sim, fora de jogo.