sábado, 26 de dezembro de 2009

Agenda Desportiva ADN

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Votos de Festas Felizes


O blog "Olhar Nogueira do Cravo", deseja a todos os seus visitantes, colaboradores e amigos, um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, fraternidade, paz e solidariedade junto de todos os que mais prezam, e que o Ano Novo traga melhoras em todos os aspectos.


Votos de Festas Felizes para Todos!!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um Olhar sobre…

Escultura de Homenagem aos “Arguinas”


O perfil do monumento, escultura de Luís Queimadela






ARGUINAS, são homens que durante uma vida trabalharam a pedra granítica e dela fizeram lindas peças de arte. Em 10 de Junho de 2002 ficaram perpetuados nesta obra de arte que muito orgulha Nogueira do Cravo.
Da Guarda à Covilhã, de Fornos de Algodres a Castelo Branco, Arganil, Tábua e Lousã e um pouco por toda a Beira, foram tempos de sofrimento e de expectativas, basta passar ao papel o “Pai-nosso dos Pedreiros”, inscrito no monumento: Segunda fartura; terça ainda dura; quarta já minga; quinta faminta; sexta passaremos e sábado p´ra casa iremos.

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

Associação Desportiva Nogueirense

Penelense, 2-Escolas ADN, 4
Lorvanense, 0-Infantis ADN, 3
F.C.Oliv.Hospital, 2- Seniores ADN, 1


Realizou-se ontem o sorteio da taça A.F.C., que ditou o seguinte sorteio:

Nogueirense x Os Marialvas
Oliv. Hospital x Mirandense
Lagares Beira x São Mamede
Carapinheirense x Tabuense
Atl. Arganil x Moinhos
Academica/SF x Góis
Praia Leirosa x Ança
Adémia x Eirense
São Pedro Alva x Agrário Lamas
Penelense x São Caetano
Cova Gala x Vilanovense
Poiares x União FC
Febres x Mocidade FC

sábado, 19 de dezembro de 2009

Festa de Natal da Catequese


Tem lugar hoje, dia 19, pelas 14.30h na Casa do Povo de Nogueira do Cravo, a tradicional FESTA DE NATAL DA CATEQUESE.
O evento promete momentos de bastante animação e boa disposição, e tem por objectivo o convívio entre as crianças que frequentam a educação católica, os país e toda a população em geral.
Venha fazer a festa conosco, contamos consigo!
Boas Festas!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Agenda Desportiva ADN


Domingo é importante o apoio de todos, vamos ajudar a nossa equipa a regressar às vitórias no jogo frente ao FC Oliveira do Hospital. Força Nogueirense!

III Gala do Desporto - Cidade de Coimbra

Realizou-se no passado dia 14 de Dezembro de 2009 no Pavilhão Multidesportos Cidade Coimbra a III GALA DO DESPORTO - CIDADE DE COIMBRA, uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Gestão Desportiva.

O evento visa distinguir personalidades que se destacam no panorama desportivo da Cidade, e esta notícia até poderia ficar desenquadrada do nosso blog não fosse o facto do Prémio Treinador ter sido entregue ao nosso técnico Pedro Ilharco.

Para além da honra que é receber um prémio destes, o mesmo foi tanto mais precioso, uma vez que Pedro Ilharco competia com técnicos conceituados como Domingos Paciência, Norberto Alves e José Araújo.

O "Olhar Nogueira do Cravo" expressa as maiores felicitações e votos de felicidades, tendo por certo que o bom trabalho continua a ser desenvolvido, e ainda bem que entre nós, no nosso Nogueirense.

Carnaval 2010

Como já tinha sido anteriormente referido, teve lugar no passado sábado na sede da Junta de Freguesia, a segunda reunião entre a comissão promotora do Carnaval 2010 e os orgãos da autarquia, estando também presentes alguns dos assegurados intervenientes no evento.

Tendo em conta o aproximar do mês de Fevereiro, vimos por este meio solicitar a toda a população da freguesia a difusão desta informação, com vista à criação de grupos e ideias para que seja possível tornar real esta iniciativa.

Em breve será também lançado um cartaz para ajudar à divulgação, estando agendada para o dia 30/12 às 21.30h na Junta de Freguesia, o encontro aberto a todos e do qual se espera que resulte o assumir da participação do máximo de bairros/aldeias possíveis.

Contamos com a sua colaboração!Obrigado.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bernardino Freire Figueiredo Abreu e Castro

Hoje, dia 14, faz duzentos anos que foi batizado este nosso conterrâneo, conforme consta no livro dos registo paroquiais da freguesia de Nogueira do Cravo.
O dia exacto do seu nascimento, não se sabe ao certo, já que não se efectuavam estes registos, sendo que era costume, naquele tempo, celebrar a cerimónia com poucos dias de vida, por vezes dois, três dias após ou raramente no próprio dia.
No ano de celebração do bicentenário do seu nascimento, comemorado com um busto alusivo ao acto e na impossibilidade de distribuir informação ilustrada directamente às pessoas, com mais pormenores relevantes, achamamos por bem recordar, assim, esta data.


Tamarres

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana:

Associação Desportiva Nogueirense

Escolas ADN, 1-Tabuense, 0
Infantis ADN, 5-Tourizense, 0
Iniciados ADN, 13-FC Oliv.Hospital, 0
FC Oliv.Hospital, 4 – Juvenis ADN, 0
Penelense, 2- Seniores ADN, 1

Eventos - Torneio de Sueca da A.D.Nogueirense
Informam-se todos os amantes do tradicional jogo de cartas da “Sueca”, que estão abertas as inscrições para o Torneio de Sueca da Associação Desportiva Nogueirense. A apresentação das equipas será às 21.30h de 15 de Janeiro de 2010, e um quarto de hora depois será o arranque do torneio que pretende ser inovador quanto à sua organização.
Até ao momento inscreveram-se 20 equipas mas a organização espera mais inscrições que poderão fazê-lo pelo telefone 238 602 150 ou na própria sede.
Findo o torneio serão distribuídos bons prémios para todos os participantes.

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo

Futsal: LMNC, 1- Domus Nostra (Portomar-Mira), 2

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Agenda Desportiva ADN


A direcção da Associação Desportiva Nogueirense faz também saber que ainda se encontram disponíveis alguns lugares do autocarro de apoio à equipa sénior. Faça já a sua inscrição na sede do clube, ou pelo email a.d.nogueirense@gmail.com

Carnaval 2010

A Comissão Promotora para o Carnaval 2010 da freguesia de Nogueira do Cravo, vem por este meio recordar que terá lugar amanhã, dia 12, pelas 17:00 horas, uma reunião na sede da Junta de Freguesia, com o intuito reunir participantes para o cortejo no próximo mês de Fevereiro.

É importante a presença de representantes de bairros e outras aldeias da freguesia para que se torne possível e viável a organização deste evento.

Contamos com a sua presença!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fotos Para a História

Autocarro de Apoio ao Nogueirense


A Associação Desportiva Nogueirense organizou uma viagem a Penela com o intuito de apoio à sua equipa sénior no próximo jogo de Domingo. O apoio de todos é fundamental para alcançar o objectivo de sagrar a nossa equipa campeã.
Inscreva-se já na sede do clube, por telefone através do número 238 602 150, ou pelo email a.d.nogueirense@gmail.com
Contamos consigo!!

Direcção da Casa do Povo para o Triénio 2010/11/12

Assembleia-geral
Presidente: Rui Pedro Coelho Fernandes
Secretário: Carlos Manuel Lopes Nunes Mendes
Secretário: Cátia Denisa Santos Alves Vicente

Conselho Fiscal
Presidente: Dr. Nuno Freixinho
Vogal: Fernando José Costa Nina Saraiva Coelho
Vogal: António Mendes Serra

Direcção
Presidente: José Manuel Rodrigues dos Santos
Vice-Presidente: Paulo Jorge Nunes Mendes
Secretário: Liliana Alexandra Coelho Fernandes
Tesoureiro: Armando Cortez Vicente
Vogal: Maria de Fátima Nunes Pereira Ferreira
Vogal: Andreia Marisa Fernandes
Vogal: Cláudia Sofia Cardoso
Vogal: Pedro Rosário
Vogal: Joana Pires
Vogal: Cláudio Marques
Vogal: António José Nina

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Convívio de Natal ADN


A Associação Desportiva Nogueirense tem o prazer de o/a convidar a estar presente no tradicional Convívio de Natal a ter lugar amanhã, dia 8, pelas 13 horas, no Salão de Banquetes da Casa da Calle - Rua Dr. Tinoco - Nogueira do Cravo.

O programa do evento será almoço pelas 13 horas, seguido de uma actuação do Grupo de Cantares de Nogueira do Cravo, Leilão de miniaturas em Granito (réplicas do Memorial da Associação Desportival Nogueirense existente no Estádio de Santo António), e Karaoke, sendo servido a meio da tarde um lanche para finalizar o convívio.

Contamos com a sua presença.

Inscrições na Sede do Clube, ou pelos contactos identificados no cartaz anexo.

A Direcção aproveita também para desejar um Santo e Feliz Natal a todos, e um 2010 repleto de saúde, felicidade e grandes conquistas.

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

Associação Desportiva Nogueirense
ADN Escolas, 6-Lousanense B, 0
Tourizense, 5-ADN Infantis, 2
Gandaras, 0-ADN Iniciados, 1
ADN Juvenis, 0-C.O.J.A, 0
ADN Seniores, 1-Tabuense, 0
ADN Veteranos, 7-Ribeirense, 0

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo
Futsal: Espinhal - LMNC (Resultando ainda por apurar)

A Direcção da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo, vem por este meio informar os seus sócios e simpatizantes que chegou a acordo com Técnico Paulo Santos, para exercer as funções de Treinador Principal da equipa de Futsal. Começando as suas funções apartir de dia 7 de Dezembro de 2009.
A Direcção deposita toda a confiança neste novo Técnico, desejando-lhe as boas vindas a esta casa e boa sorte!

Carnaval 2010

Pretende-se por este meio dar conhecimento, que se realizou no passado sábado uma reunião entre uma Comissão Promotora e a Junta de Freguesia, com vista à organização do Carnaval no próximo ano de 2010.

O encontro serviu essencialmente para a exposição das ideias e vontade da comissão na reedição deste evento em Nogueira do Cravo, bem como, na formalização do pedido de apoio à autarquia local, apoio este que foi prontamente disponibilizado tendo sido muito bem acolhida a ideia.

Terá também lugar no próximo sábado, dia 12 às 17 horas, na Junta de Freguesia, uma nova reunião já com alguns elementos de bairros e outras aldeias da freguesia que demonstraram interesse na participação, e seria importante se aqueles que tomam agora conhecimento e tenham vontade em a acolher a ideia, estivessem também presentes.

Para além da Junta de Freguesia, o evento conta já com o apoio da Liga de Melhoramentos e do Grupo de Bombos Pedra e Racha.

Contamos consigo para trazer de novo às rua de Nogueira o Carnaval de tradição bairrista.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Agenda Desportiva ADN


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Um Olhar Sobre..

Casa da Calle



A casa da Calle pertence à família Tinoco desde sempre e é um edifício ao qual ninguém fica indiferente ao passar pela nossa terra.
A referência mais antiga da construção deste solar remonta ao ano de 1743 e fica na rua Dr.Tinoco no lugar da Torre, em Nogueira do Cravo.
O seu nome parece derivar de uma antiga caleira de transporte de águas que ai existiu outrora.
Destaca-se nesta casa uma lareira que foi desenhada por Almada Negreiros, assim como o projecto do jazigo de família no cemitério de Nogueira do Cravo.
Os últimos varões herdeiros da casa da calle foram os seguintes:
António Lopes de Almeida Pinto Ribeiro Tinoco (Nasceu em Nog.Cravo em 20.06.1819. Foi Presidente da Junta de Paróquia de Nogueira do Cravo).
António Pinto Toscano Tinoco (Juiz, reconhecido pelo povo de Nogueira ao ser atribuído o seu nome à principal artéria de Nogueira em 10 de Novembro de 1918)
António D’Abreu Madeira Tinoco (Administrador da C.M.Oliv.Hospital- entre 1929 e 32, vogal do Conselho Municipal de 1932 a 45, fundador da Casa do Povo de Nogueira do Cravo e benemérito)
António Carlos Lepierre Tinoco (1913-1966. Fundador do “Diário Popular” e politico).
António Carlos Lemos Lepierre Tinoco.


Por: Santiago

Resultados Desportivos do Fim-de-Semana

Associação Desportiva Nogueirense

Escolas ADN, 7 - Arganil, 0
Infantis: ADN, 1 - Académica, 2
Iniciados: ADN, 3 - Brasfemes, 0
Juvenis: Brasfemes, 1 - ADN, 0
Seniores: Praia de Leirosa, 0 - ADN, 2


Liga de Melhoramentos Futsal

Espariz, 5 - LMNC, 3

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Faleceu o Padre José da Costa Saraiva

Faleceu ontem ao fim do dia o nosso conterrâneo e ilustre Padre José da Costa Saraiva. Depois de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica, da qual se encontrava em recuperação, segundo as informações recolhidas, o óbito foi provocado por complicações pulmonares.


A cerimónia fúnebre realiza-se na próxima sexta-feira, pelas 15 horas na Igreja Paroquial de Nogueira do Cravo.