quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Resultados Desportivos

Associação Desportiva Nogueirense
Séniores - AD Nogueirense 3 vs Ançã FC 0
Equipa Nogueirense a entrar na partida a dominar por completo somando consecutivas oportunidades de golo desperdiçadas, até ao tento inaugural por Chalana, a meio da primeira parte. Antes do intervalo ainda o 2-0 por Moreira, concluindo uma jogada bonita por parte dos atletas locais. Segunda parte a registrar um crescendo por parte do Ançã que não foi suficiente para evitar o terceiro golo Nogueirense por Ricardo.Um jogo onde se assistiu a um bom espectáculo de futebol, no entanto fica uma nota negativa para a equipa de arbitragem pela excessiva amostragem de cartões (15 amarelos e 4 vermelhos), que em nada se enquadram e até induzem em erro para o que na realidade aconteceu dentro de campo.
Infantis - GD Tabuense 7 vs AD Nogueirense 0
Escolas - AD Nogueirense 0 vs Souselas 6

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo
Serpinense 7 vs LMNC 3
Jogo bastante dificil para a equipa da Liga, ao defrontar o segundo classificado, pagando caro os erros cometidos e restando correr sempre atrás do resultado e do domínio do Serpinense.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Grupo de Bombos «Pedra e Racha»

Foi no passado dia 12 de Agosto de 2007 que em Nogueira do Cravo foi fundado um Grupo de Bombos, que se baptizou com o nome de «Pedra e Racha».
O nome diz tudo, ou não fosse nesta região Nogueira conhecida por “Terra dos pedreiros e da pedra”, logo «Pedra e Racha».
Com o objectivo de estabelecer laços de cooperação com as populações vizinhas, não esquecendo o desenvolvimento de actividades lúdicas e socioculturais da freguesia de Nogueira do Cravo, o lema é ainda a dinamização da freguesia pela mostra dos usos e costumes enraizados na população.
Foram já feitas duas actuações públicas, a última na festa de São Sebastião de Vila Pouca da Beira, e estão em agenda outras duas: Carnaval da Bobadela, dia 3 de Fevereiro e a 5 de Fevereiro em Lagares da Beira.
Os objectivos imediatos do Grupo são: a aquisição de uma carrinha e a legalização.
Um agradecimento por parte dos elementos à firma Unipinho, que ofereceu as fardas de saída.

Os elementos que constituem o grupo são:
Presidente: António Francisco Santos Marques,
Carla Alexandra Santos Cortês Marques Fonseca
Pedro Miguel Cortês Marques
Ana Sofia Martins Ribeiro da Silva Pestana
Manuel da Costa Pestana Pais
Fábio Rafael Mendes Pestana
Leandro Daniel Mendes Rodrigues
Marisa Alexandra Marques Fonseca
Inês Martins Ribeiro da Silva Pestana
Nuno Miguel Coelho Fonseca
Rui Pedro Coelho Fernandes
Ana Maria Silva Cortês Marques
César Augusto Cortês
António Manuel Cortês
Fernanda Silva Cortês
Francisco Cortês

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Procissão

( Clique para Aumentar)

Aproveitando o ciclo de lembrar o Padre Ângelo, talvez seja ainda oportuno enviar uma fotografia que não posso datar, mas penso ser logo a seguir à sua morte. Há ali umas "caras" que talvez, alguns, ainda consigam identificar.
Quanto ao padre, será o "Padre Almeida" ?

Tamarres

Sorteio da Taça A. F. Coimbra

Resultado do sorteio da 4ª Eliminatória da Taça A.F.Coimbra, a jogar dia 5 de Fevereiro, dia de Carnaval:

MEÃS-VIGOR
POIARES-CARAPINHEIRENSE
PENELENSE-NOGUEIRENSE
MOINHOS-MARIALVAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Nogueira do Cravo

Vista parcial de Nogueira do Cravo

Outra Nogueira do Cravo existe no concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, que nunca foi sede de concelho mas é cabeça de freguesia, não teve foral próprio mas beneficiou do dado à Feira (hoje Santa Maria da Feira) por D.Manuel a 10-2-1514, que lhe dedica um capitulo.
Diferente foi o caso de Nogueira (do Cravo) do concelho de Oliveira do Hospital, que, como concelho, recebeu Foral daquele rei em 12 de Setº de 1514, e, segundo anotou Francisco Nunes Franklim na transcrição deste na sua conhecida Memória dos Forais, Nogueira já tinha tido Foral antigo dado pelo de Avô no mês de Maio de 1187 · Assim, este Foral antigo será o mais remoto documento escrito que menciona Nogueira, hoje concelho de Oliveira do Hospital. Depois dele, o mais antigo é a Carta do Rei D.Afonso II de 3 das Calendas de Agosto da Era de1249, ou seja do ano de Cristo de 1211, pela qual, juntamente com sua mulher, D.Urraca, dá a Mendo Pais, seu nutritor ou aio, a sua Villa denominada Nogueira com Galizes (sicut iace cu Galizes) e com todos os seus termos, pelo muito e bom serviço prestado ao rei e também para remissão dos seus pecados – como era frequente dizer-se em tais diplomas.
Esta Carta, além de referir já Galizes, como vemos, ao indicar a localização de Nogueira cita também já Lourosa, Santa Ovaia, Gramaços, Oliveira do Hospital, Bobadela e Loureiro (este, hoje, do conc. de Tábua). Mas Galizes (e coisa diversa não se passaria com a antiguidade de Nogueira) já aparece documentado na Carta de Couto de Lourosa de 1132 (M. Saa, ob. Cit., T.II)
Portanto, a terra de Nogueira, começando por ser da coroa, foi doada àquele particular, mas viria a passar para o Bispado de Coimbra e no dito Foral de 1514 expressamente se diz que é do bispo e bispado de Coimbra o lugar de Nogueira com os direitos que a seguir expõe. Como sucedia com as outras terras do Bispado de Coimbra nesta vasta região beirã, o Foral de Arganil, padrão para ela, era mandado aplicar em Nogueira quanto às diversas matérias não regulamentadas no de Nogueira.
Como já sabemos, as dadas de terras pelos nossos primeiros monarcas visavam sobretudo o repovoamento ou primeiro povoamento, o arroteamento dos terrenos e também a organização de defesa.
Como veremos adiante, a toponímica da freguesia de Nogueira é rica, podendo alguns elementos relacionar-se com época pré-nacional e nela há quatro sepulturas juntas e uma torre – vigia (Casa do Penedo ou dos Mouros) que devem remontar à Alta Idade Média e ainda um pelame escavado em pedra nativa de granito de tempos muito antigos (em Aldeia).

* Escrito por Francisco Correia das Neves
· Outra versão acerca do 1º Foral de Nogueira

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Nogueirense Perde Frente ao Líder

A equipa sénior da Associação Desportiva Nogueirense, deslocou-se este Domingo ao Vigor, equipa líder da tabela classificativa da Divisão de Honra da AF Coimbra.
Um jogo que não se esperava fácil, mas que caso se verifica-se uma vitória a favor dos Nogueirenses, poderia ficar o campeonato relançado.
A equipa do Vigor dominou a maior parte do tempo de jogo, e aos 35 minutos, na sequência de um livre, o primeiro da equipa da casa. O domínio era incontestável, e passados 5 minutos, Joca a "oferecer" o segundo golo, complicando assim ainda mais a tarefa Nogueirense.
Na segunda parte Gaivota faz entrar o avançado recém contratado Oliveira, no entanto pouco havia a fazer já que o Vigor continuava a dominar tacticamente o jogo por completo.
Vitória final por 2-0, justa para o comandante cada vez mais isolado do Campeonato.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

AD Nogueirense - 1976

Legenda: Fotografia do ano de estreia do Nogueirense na maior divisão distrital - 1976

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Figuras Ilustres de Nogueira do Cravo

No passado dia 3 do corrente mês, o "Olhar Nogueira do Cravo" tomou a iniciativa de propor ao director do Jornal Correio da Beira Serra, Henrique Barreto, a possibilidade de através dessa referência da imprensa regional serem lembradas algumas grandes figuras Nogueirenses.
Passo a transcrever na integra o pedido formulado, bem como a atenciosa resposta dada ao mesmo;

Figuras Ilustres de Nogueira do Cravo - 03/01/2008
Boa Tarde. Venho deste modo dirigir-me até vós, a fim de propor algumas personalidades a figurarem em próximos números do vosso jornal, no artigo "Figuras" que é complemento das edições impressas. Em primeiro lugar, gostaria de divulgar o trabalho que tenho vindo a desenvolver, que sei que já é de vosso conhecimento, intitulado Olhar Nogueira do Cravo. Este espaço na internet, não é mais do que uma forma que criei com o intuito de divulgar a cultura, a história e os eventos que por essa localidade ocorrem, apenas e só pelo gosto à terra onde nasci e habito. Ai têm vindo a ser debatidos vários assuntos de todos os quadrantes, nos quais gostaria de realçar, duas personalidades Nogueirenses que ali foram lembradas.

Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, nascido na Casa da Torre, estudante em Coimbra, lutou seguindo os ideais de D. Miguel, após a derrota com D. Pedro IV ficou exilado em Pernambuco (Brasil), onde deu aulas e publicou alguns livros, sendo o mais importante o primeiro Romance ali publicado a que deu o nome de Nossa Senhora dos Guararapes, depois da invasão dos Holandeses e dada a enorme pressão sofrida pelos portugueses no Brasil, organizou uma colonia que seguiu para Moçamedes - Angola, hoje Namibe, terra que colonizou e onde acabaria por morrer pobremente.

Padre Manuel Henriques - o Pintor Santo - Nascido em 1593 em Nogueira do Cravo, ali viveu até aos 12 anos, foi para Coimbra para junto de familiares e ai por acidente, matou um colega que com ele jogava, dada esta situação foi obrigado a fugir para Sevilha onde esteve abrigado junto de um grande pintor que lhe puxou as qualidades para a arte com que nasceu, ensinando-lhe as suas técnicas, converteu-se ao cristianismo procurando assim a melhor forma para se redimir do pecado que cometeu, e voltou a Coimbra onde lhe foi concedido o estatuto de membro da igreja.
Levou uma vida de sacrifício, oração, pobreza e bondade para com os que necessitavam e acabou por morrer no Santuário de Nossa Senhora da Lapa em 1654. Deixou uma história de vida louvável bem como algumas pinturas que ainda hoje fazem presença em alguns edifícios nacionais.


Este resumo das duas personalidades pode ser alargado até á integra por vós no blog em www.olharnogueiradocravo.blogspot.com caso assim o entendam.
Apesar de nunca ter visto nesse artigo personalidades que já tenham falecido, penso que seria importante a publicação da vida destes homens que não foram esquecidos por onde passaram e estão a ser esquecidos onde nasceram. Certos da vossa melhor atenção e ficando a aguardar uma breve comunicação. Os meus melhores cumprimentos.


Resposta Correio da Beira Serra

Boa tarde!
A sua sugestão, que desde já agradecemos, é pertinente e registamo-la. No entanto, a I Série do Correio da Beira Serra, que se editou entre 1988 e 2001, teve essa secção e, pela pena do nosso antigo e falecido colaborador, Tarquínio Hall, houve na verdade várias figuras ilustres de Nogueira do Cravo que foram objecto de uma abordagem jornalística. Quem sabe se um dia não poderemos voltar fazer o que nos sugere...

Disponha sempre e parabéns pelo seu blog.

P.S: O seu e-mail acaba de ser editado na secção "Cartas ao Director" do correiodabeiraserra.com

Cumprimentos,
Henrique Barreto

Resultados Desportivos

Associação Desportiva Nogueirense
Séniores - AD Nogueirense 2 x Águias 1
Equipa Nogueirense a dar continuidade dos bons resultados, desta vez para a taça da A. F. Coimbra, conseguindo a vitória num jogo onde pouco se podia exigir, pelo estado do piso do Campo de Santo António.
Infantis - AD Nogueirense 6 x Arganil 7
Escolas - Lousanense 12 x AD Nogueirense 0

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo
LMNC 6 x Lagares da Beira 2
A equipa da liga a dominar por completo o jogo onde entrou logo a ganhar, bastando apenas ir gerindo para alcançar a vitória final.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Padre Ângelo Mendes da Silva

Procissão em oito de Outubro de 1956 (Festa de comunhão- Nossa Senhora do Rosário)

"O padre Ângelo foi uma figura incontornável no longo período em que esteve na nossa paróquia.
Figura austera naquele tempo, levava muito a sério a sua missão, tal como a entendia que devia ser, tendo aqui e acolá havido alguma incompreensão. No entanto, pela igreja e sob a sua orientação religiosa durante cerca de trinta cinco anos, passaram muitos Nogueirenses, que agora gostarão de o recordar em mais uma fotografia, quatro anos antes da sua morte."

Tamarres

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Padre Ângelo Mendes da Silva


Natural de Lagos da Beira, foi ordenado padre por volta de 1910. Depois de estar 15 anos na Lousã, chegou a Nogueira do Cravo por volta de 1925 e permaneceu em Nogueira até à sua morte por volta de 1960. Foi o pároco anterior ao Padre Almeida que por sua vez lhe veio a suceder o Sr. Padre Borges.
Outra grande figura Nogueirense, aqui lembrada por intermédio de um colaborador do blog.
Espera-se através deste abreviado texto, que mais informação surja em complemento deste artigo.

Futsal

2º Grande Derby no Pavilhão de S. Tiago
Não Falte! O seu apoio à equipa é fundamental.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Outros Resultados Desportivos

Associação Desportiva Nogueirense
Infantis - Brasfemes 6 x AD Nogueirense 5
Escolas - AD Nogueirense 2 x Adémia 1

Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo
O jogo frente ao Serpinense foi adiado devido à falta de condições para a prática do futsal.

Nogueirense Entra a Vencer em 2008

A equipa sénior da Associação Desportiva Nogueirense, recebeu ontem o Marialvas no Campo de Santo António, vencendo e convencendo os adeptos.
O resultado final fixou-se em 4-1, no entanto é de salientar a atitude positiva demonstrada em campo pelos atletas Nogueirenses.
Jogo totalmente dominado pela equipa da casa, que apesar das sucessivas hipóteses de golo acabou até por começar a perder, no entanto conseguiu dar a volta e chegaria mesmo ao intervalo a vencer por 3-1, golos por intermédio de Diogo e o recém recuperado Diogo Costa (2).
Na segunda parte continuação do domínio Nogueirense, e perto dos 80 minutos o 4-1 por Ricardo.
De salientar também a estreia de Chalana, que entrou em campo perto dos 90 minutos com grande louvor dos adeptos presentes.
Numa altura em que tanto se lamentavam as exibições e os resultados conseguidos, sem dúvida a equipa mostrou o valor que tem e o que mais pode fazer nas competições que disputa. Espera-se apenas que se consiga manter o nível competitivo de ontem já no próximo Domingo frente ao Águias, em jogo a contar para 3ª eliminatória da Taça da Associação de Futebol de Coimbra.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Grupo Desportivo Casa do Povo Nogueira do Cravo

Campo de Santo António por volta do ano de 1965

Prof. Martins, Valério e Mário Marrela


Homenagem a Valério – Anos 60


Foto do ano de 1971.
Cardoso e José Adelino


quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Taça da Associação de Futebol de Coimbra‏

O sorteio da 3ª eliminatória da taça A.F.C., a realizar no próximo dia 13 de Janeiro, ditou o seguinte sorteio:

Carapinheirense - Poiares
Marialvas - Moinhos
Meãs - Vigor e Mocidade
Arganil - Penelense
NOGUEIRENSE - Águias

Nesta eliminatória para além dos vencedores serão também apuradas 3 equipas através do sorteio directo ás equipas eliminadas.
De referir que esta competição foi ganha em 2005 pela nossa equipa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Imposto Único de Circulação

O Imposto Único de Circulação, ou mais vulgarmente chamado selo do carro, tem novas regras desde o passado dia 1 de Janeiro.

Essa data assinala a alteração no Imposto Único de Circulação que em Julho passado veio substituir o Imposto Municipal sobre Veículos. Uma das mudanças acontece no dístico, até agora era colado no pára-brisas como prova de legalidade, mas desde o início do ano essa obrigatoriedade desaparece. Isto não significa que seja mais fácil escapar às autoridades já que a prova de pagamento do Imposto Único de Circulação deverá ser anexada aos restantes documentos do veículo.
Quanto ao pagamento, o imposto deixa de estar sujeito a um prazo único, passando a ser feito no mês da matrícula do veículo, por exemplo, um veículo com a matrícula datada com o mês de Fevereiro, deverá pagar o imposto nesse mesmo mês.
Ao contrário do que acontecia com o Imposto Municipal sobre Veículos, o Imposto Único de Circulação tem de ser pago obrigatoriamente, mesmo que o carro não circule, e quem paga é sempre o proprietário, mesmo que seja um locatário financeiro.
Isentos de imposto ficam veículos ligeiros anteriores a 1981 e os motociclos com mais de 15 anos. Os veículos adquiridos antes de 1 de Julho de 2007 ficam sujeitos às taxas que lhes eram aplicadas antes da alteração das regras, mas aos que foram comprados depois de Julho já se aplicam as novas taxas.
O pagamento deste imposto anual pode ser feito em qualquer serviço de Finanças ou através da Internet, na página das declarações electrónicas em http://www.e-financas.gov.pt/.