terça-feira, 27 de maio de 2008

Assembleia–Geral da A. D. Nogueirense

Conforme aqui foi anunciado, decorreu no passado Sábado a Assembleia-Geral da A. D. Nogueirense.
Da ordem de trabalhos não constava a apresentação de contas, visto a direcção ainda ter subsídios a receber e pagamentos a efectuar a fornecedores do bar. De seguida o primeiro ponto: Eleição dos Corpos Sociais para a época 2008/09; não apareceu nenhuma lista.
Depois disso foi lida uma carta de um associado em que a direcção actual, como a maioria dos sócios que constituiu a mais concorrida Assembleia dos últimos tempos, repudiou o conteúdo dessa carta.
Depois usou da palavra Pedro Marques, Vice-Presidente da direcção, enaltecendo o facto de o projecto de conclusão da sede e remodelação do bar já estar licenciado e pronto a avançar. Foi ainda referido que o clube goza de estabilidade financeira e como disse esse director a finalizar “o clube no final da época em curso não fica a dever um cêntimo a ninguém, por isso Nogueirenses não tenham receio de assumir os destinos do clube e que vêm ai boas novidades para o Nogueirense e para a nossa terra!”
Entretanto está já marcada nova Assembleia para 10 de Junho às 17 horas (está por confirmar a hora) na sua sede.


Santiago

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Relógio Velho da Torre da Igreja: Que é feito dele?

Recordando-o, lembro-me de que em tempo, já um pouco longínquo, era a única referência que fazia entrar pelas nossas casas a noção do tempo e como ele marcava as horas de trabalho da nossa comunidade. Para muitas gerações foi ele o único anunciador das horas e quartos, quando ainda se perguntava se as horas badaladas eram “velhas” ou “novas”. Ainda alguém se lembra quando se perguntava, por ex. se era “meio dia velho ou novo”?
Pois bem, as novas tecnologias foram implacáveis para a sua existência, não se procurando que estas poderiam ser compatíveis com o velho relógio e, assim, foi relegado para o recanto de uma arrecadação, quem sabe se à mercê de que alguém se lembre que está a estorvar e é melhor ir parar ao ferro velho.
Faz parte da memória de muitos Nogueirenses e não merece, não pode, ter esse destino.
Já um dia aqui falei que a nossa terra merece ter um museu das artes e ofícios. Esta relíquia pode, muito bem, ser enquadrada nesse ambiente. Enquanto é tempo salve-se aquela peça de relojoaria, pois o povo não aceitaria o seu desaparecimento. Para reflexão hoje mesmo a nossa TV noticiou, também com imagem, um caso idêntico de um velho relógio de torre em Caldas da Rainha que, cansado de trabalhar, teve destino diferente: foi descansar para um museu.


Tamarres

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Casa do Povo de Nogueira do Cravo

Aviso

No próximo Domingo, dia 25 de Maio de 2008, pelas 16 horas, na sua sede, vai realizar uma tarde cultural, com o seguinte programa:
-Actuação dos alunos da sua escola de música;
-Actuação do Grupo de Cantares para apresentação do reportório para a nova época e ainda dos novos trajes.

A Direcção convida todas as pessoas a assistir a este espectáculo com entradas livres.

A Direcção.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Resultado do Sorteio Torneio de Futsal 2008

Grupo A
1. Terreiro Bar
2. Pacocal
3. Classitendência, Lda
4. Cruz Borges, Lda
5. J.F. Marques, Lda


Grupo B
1. Pizzaria Papo Seco
2. Oliveira Design
3. Liga M. Aldeia de Nogueira
4. Móveis Ribeiro & Costa
5. Café Caseiro


Não perca sexta feira, dia 23 Maio, pelas 21.ooh, o espectáculo de abertura.

Projecto Definitivo dos IC 6, IC 7 e IC 37

O secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, vai estar esta quarta-feira em Seia para anunciar o lançamento do projecto definitivo para a construção dos IC 6, IC 7 e IC 37.
A reunião está marcada para as 11h30 na sala de sessões da Câmara Municipal de Seia e será participada pelos governadores civis dos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu e, ainda, por diversos autarcas dos municípios contemplados pelas novas acessibilidades.
De acordo com o que o correiodabeiraserra.com apurou, depois de terminada a consulta pública da avaliação ambiental estratégica para a revisão do Plano Rodoviário Nacional na Região do Centro Interior, Paulo Campos vai agora dar o passo seguinte, que consiste no anúncio da opção tomada pelo Governo relativamente a um dos três cenários que estavam em análise.
Este diário digital, está entretanto em condições de adiantar que foi sobre o cenário C que recaiu a decisão do Governo.
Neste cenário – defendido pelos municípios de Oliveira do Hospital e Seia – o traçado do IC 37 entre Viseu e Seia, entronca no IC 6, na zona de Torroselo, contrariamente ao cenário B, que para além da construção dos túneis de atravessamento da Serra da Estrela, previa o nó de ligação já no concelho de Gouveia.
Entretanto, o CBS online apurou também que o Primeiro-Ministro, José Sócrates, vai estar em Coimbra, dia 24, para anunciar o início da construção de algumas infra-estuturas rodoviárias no distrito, onde se incluem o troço do IC 6 entre Catraia dos Poços e o nó de Tábua e, ainda, a 2ª fase da variante daquele concelho.

**Notícia Correio da Beira Serra Online

Aviso à População

(Clique para Aumentar)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Torneio de Futsal 2008


domingo, 11 de maio de 2008

Concurso de Fotografia


Foi proposto por um Nogueirense, a este blog e à autarquia local, a organização de um Concurso de Fotografia intitulado "NOGUEIRA DO CRAVO E SUAS GENTES".
A iniciativa visa essencialmente promover e divulgar a nossa terra, e apesar de ainda nada estar decidido em termos de datas, condições de participação e prémios, julga-se ser um evento proveitoso e com merecimento de destaque já que, a ser realizado, será o primeiro em Nogueira do Cravo.
Aguarda-se ainda a tomada de posição por parte da Junta de Freguesia, no entanto pretende-se com este post reunir a opinião e quantificar os possíveis concorrentes, sendo dadas novas informações assim que seja possível. Prepare e idealize já a sua participação!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Especial Associação Desportiva Nogueirense


Quem hoje leu o Diário de Coimbra, certamente reparou na excelente reportagem de quatro páginas, dedicadas à Associação Desportiva Nogueirense.
Não só a parte de texto, com a entrevista interessante do Carlos Pires, mas também a reportagem fotográfica alusiva a vários períodos da vida do clube, levou aos leitores deste importante órgão de imprensa regional, o conhecimento e a mística de um clube que, no distrito, é a marca que melhor vende e divulga o nome da freguesia de Nogueira do Cravo.
Não posso deixar de relatar o destaque deste acontecimento, pois é sinónimo de que o Diário de Coimbra, ao publicá-lo, reconhece da máxima importância para os seus leitores.
Assim, os sócios, simpatizantes e a autarquia, continuem a apoiar, no possível, para que as suas aspirações possam vir a ser atingidas, nomeadamente a de um piso relvado/sintético.


Tamarres

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Resultados Desportivos

Associação Deportiva Nogueirense

Séniores - Marialvas 2 vs AD Nogueirense 1
Assegurada a manutenção, a vitória serviria apenas para subir mais alguns lugar na classificação.
No próximo Domingo, o Nogueirense recebe no Campo de Santo António o Campeão Distrital Vigor, jogo este que marca também o final da época 2007/2008.


Liga de Melhoramentos
Futsal LMNC 5 vs Gatões FC 5
Bom espectáculo de futsal para encerramento do campeonato.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Forais em Nogueira do Cravo

Nogueira terá tido três forais?

Com esta pergunta, que poderá ser surpreendente para algumas pessoas, pretende-se, junto das mais avalizadas na matéria, contributos que nos possam levar a um melhor esclarecimento.
Não obstante as consultas efectuadas na Torre do Tombo, saí de lá com dúvidas, uma certeza e uma incerteza, assim:

1- Dúvidas no foral de Maio de 1177
2- Uma certeza quanto ao foral Manuelino de 1514
3- Uma incerteza quanto ao um foral dado por D. Afonso IV.

Quanto ao primeiro foral, que este mês fará 831 anos, não duvido da sua existência, já que são várias as fontes credíveis que o referem, mas sim do seu conteúdo. No entanto, através da consulta efectuada no Livro dos Forais Velhos e da referência que consta no Livro II da Estremadura, fls 279, col. I, consultei o microfilme Refª 998/R e não consegui identificá-lo, levando-me a uma página que falava em (S)Cintra e não em Nogueira. Alguém já chegou, também, a esta conclusão.
Então o que correu mal? Referências erradas? Escrita difícil de entender?
Para além deste problema, como disse acima, há entre as várias fontes que o referem, pequenas divergências para as quais chamo a atenção no sentido de procurar a verdade. Assim começo por enumerá-las e onde se escreve, por exemplo:

1- Dado pelo de Avô em Maio de 1177-Episcopal (livro dos forais Velhos)
2- Dado por Avô em Maio de 1177 (Enciclopédia)
3- Dado em Avô em Maio de 1177 (Inventário Artístico de Portugal)
4- Dado por D. Afonso Henriques em 5.1.1177 (Enciclopédia Luso Brasileira da Cult.)
5- Dado por D. Afonso Henriques em Maio de 1177 (Portugal Antigo e Moderno)
6- Dado por D. Afonso Henriques....com todos os privilégios do de Avô (Dicionário Histórico)

As primeiras dúvidas suscitadas, decorrem quando referem:
1- Dado pelo.... por.....em Avô?
2- Episcopal?
3- Dado por D. Afonso Henriques em Maio ou Janeiro de 1177, ou ainda com todos os privilégios do de Avô?.
Pergunto em que ficamos, já que, com estes diferentes pormenores da escrita, levar-nos-à a diferentes interpretações?

1- Dado que o foral de Avô e que conheço, foi dado por D. Sancho I em 1/5/1187 (10 anos mais tarde), o que é mais lógico é que o nosso tenha sido dado em Avô (não pelo ou ainda. por). Poderá ser razoável especular que terá sido dado, de facto, por D. Afonso Henriques, eventualmente em Avô, pois este só faleceu em Coimbra a 6/12/1185.

2- Ser ou não ser episcopal
Portugal era, então, ainda um jovem reino, apenas com trinta e quatro anos e com as suas fronteira instáveis, com alguns avanços e recuos. De notar que só em 1179, finalmente, o Papa Alexandre III reconhece a independência de Portugal através da Bula Manifestis Probatum. Para estas conquistas e afirmação territorial, muito contribuiu o Clero. Como recompensa o rei fez importantes doações à Igreja. Terá sido este o caso? Mas então como explicar que a terra de Nogueira, à data do reinado de D. Sancho I, era uma terra reguengueira (propriedade do rei), pois este a doou ao fidalgo Mendo Pelágio (aio de seu filho e futuro rei) e só mais tarde foi parar à posse do clero? De notar que Avô passou para o poder do clero em 29.03.1240.

3-Dado por D. Afonso Henriques
No caso de Nogueira é uma hipótese. A partir de 1169, quando o nosso primeiro rei tinha 60 anos de idade, sofreu um acidente que o deixou, em definitivo, fisicamente incapacitado, sendo substituído nas lides guerreiras pelos seus filhos, não perdendo “de jure” capacidade de reinar e em consequência de atribuir cartas de foral, sabendo-se que, por exemplo, neste ano, deu foral a Linhares, portanto, ambos, ainda durante o seu reinado.

Na segunda parte, em Setembro, irei escrever sobre o foral Manuelino, com o texto e fotocópia extraídos em sede própria.
Na terceira parte, em Outubro, pronunciar-me-ei sobre um eventual terceiro foral, cujo texto quase por acidente descobri e que necessitará de ser confirmado como sendo nosso ou não. É que pertence também à região das Beiras e está com o mesmo nome do foral dado, mais tarde, pelo do Rei Venturoso.

Por: Tamarres