Por
Bernardino Freire Figueiredo Abreu e Castro
Este foi o título do primeiro romance Pernambucano de autoria do nosso ilustre conterrâneo, editado em 1847 naquele estado federal brasileiro.
No ano em que se celebra o bicentenário do seu nascimento e que espero seja comemorado condignamente pelos Nogueirenses, sob pena de tremenda injustiça, não resisto em transcrever um trecho da obra literária de um homem idealista, lutador, corajoso, mas também sensível, com muita saudade da sua pátria, da terra e da família, como a seguir ele escreve:
“Ah Pátria querida! Aceita cá de longe o suspiro da mais viva saudade, que te envia o desterrado filho teu.
Foi em ti que passei a primavera da vida que tão rápida se esvaece, que mal se sente. Veiu a poz a estiva quadra que apenas toquei e gozar não pude no solo teu! Malfadada sorte me afuguentou de ti, e cá de tão longe ouço os teus gemidos, que estalar de dor me fazem o coração!...Oh ! como me lembram o solar paterno, e aquelles cujas veas corre o mesmo sangue!- como os amigos da infância, os folguedos innocentes, os sítios das primeiras impressões!- como as carícias da minha disvelada Mãe, os bellos dias d`Abril, as suas lindas manhãs, em que a vista se recrea por aquelles campos de boninas, e mais flores variegadas por entre aquellas alcatifas de verdura; em que os ouvidos de afinam com os gorgeios da sem par filomela; e em que o olfato se apura pelos esquesitos perfumes das cilindras, das assucenas, dos lírios, das violetas, dos jacintos, dos annuncios, dos junquilhos, e de mil outras flores que difícil fora enumerar!- como me sam presentes os passos rápidos a traz dos cantores dos bosques para colher nos laços, e mil armadilhas, voltando depois aos queridos braços da minha carinhosa Mãe para tão bem colher o doce beijo e agradável sorriso das maternaes faces! Dias ditosos! Que manso e manso vos evaporastes todos, para não mais volver, e que só deixaste saudades tantas, para onde voaste? Meigos sorrisos que vos agitáveis nos innocentos lábios meus, para onde fugiste? Luz insonte! Que brilhava nos meus puros olhos para onde te ausentaste, que agora ou elles tristes derramam copiosas lágrimas, ou retratam da alma a profunda meditação? Tudo, tudo se esvaeceu, e apenas resta a esperança- esta de todas a mais fiel amigas, a mais constante companheira- esta sim, esta eu ca sinto d`entro da alma, a qual, depois de deixar á terra o que á terra pertence, irá encontrar, bem sei aonde, eternos bens.”
- transcrição da página 225 do romance supracitado.
Tamarres
quinta-feira, 26 de março de 2009
Nossa Senhora dos Guararapes
Escrito por Master 0 Olhares
Nogueira do Cravo, Tem Condições para ser Vila?

Quais as condições para uma localidade ser elevada à categoria de vila?
Necessita de (artigo 12 da Lei nº 11/82 de 2 de Junho): Ter 3000 eleitores, em aglomerado populacional continuo (Nogueira, Aldeia, Sª das Almas e Recta da Salinha) e pelo menos a metade dos seguintes equipamentos:
·Posto de Assistência Médica (Sim)
·Farmácia (Não)
·Casa do Povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades (Sim)
·Transportes públicos (Sim)
·Estação dos C.T.T. (Não)
·Estabelecimentos comerciais e de hotelaria (Sim)
·Estabelecimentos de Ensino Preparatório e Secundário (Não)
·Estabelecimentos de Ensino Pré-Primário e infantário (Sim)
·Agência Bancária (Não)
(Farmácia e Estação dos C.T.T. há em Galizes e Agência bancária há em Vendas de Galizes, povoações da freguesia de Nogueira do Cravo)
Importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica poderão justificar uma ponderação diferente dos requisitos enumerados nos artigos 12º e 13º (Art. 14 da Lei nº 11/82 de 2 de Junho)
Para além disso dispõe de um Estádio de futebol relvado, Pavilhão Gimnodesportivo, parques públicos (Sr. Almas e S.Tiago), apoio domiciliário a idosos, Associações, espaço Internet e um património histórico e cultural de grande valor.
Determinante para a sua (re) elevação a vila é o facto de ter sido sede de concelho de 1177 a 6 de Novembro de 1836.
Considerando que, na actualidade, satisfaz o que está estipulado na Lei nº 11/ 82, tanto nas razões de ordem histórica (alínea b do artigo 3º desta lei), como no que está disposto no artigo 14º da mesma lei, onde se consideram não apenas motivos de natureza histórica, mas também de ordem cultural e arquitectónica, e, ainda, porque reúne condições efectivas para ser afirmada como vila, pois possui mais de que metade dos requisitos explicitados e exigidos no artigo 12º da citada lei, concernentes a equipamentos colectivos.
Considerando que os índices geográficos, demográficos, sociais, culturais e económicos assim o justificam e que o legado histórico se revela valiosíssimo, quer seja considerado no seu significado simbólico, quer na vertente arqueológica (casa dos Mouros e sepulturas na Quinta de S.João) ou patrimonial.

Escrito por Master 15 Olhares
quarta-feira, 25 de março de 2009
Assembleia Geral Liga de Melhoramentos
Nos termos estatutários, o Presidente da Assembleia Geral da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo, convoca todos os sócios desta colectividade, para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 04 de Abril de 2009, pelas 21.30h, no Pavilhão de S. Tiago, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Eleição e tomada de posse dos corpos sociais para o biénio 2009/2010.
2. Discussão de outros assuntos de interesse para a colectividade.
Se à hora marcada não houver quórum suficiente, a Assembleia-geral funcionará 30 minutos mais tarde com qualquer número de sócios.
O Presidente da Assembleia-geral
Escrito por Master 0 Olhares
Resultados Desportivos do Fim-de-Semana
Associação Desportiva Nogueirense
Seniores: Nogueirense, 1 - União Coimbra, 0
Iniciados: Eirense, 4 - Nogueirense, 0
Infantis: Folgou
Escolas: Nogueirense, 6 - Brasfemes, 3
Liga de Melhoramentos
Futsal: Chelo, 5 - LMNC, 3
**Resultados Desportivos com a colaboração de João Ribeiro.
Escrito por Master 0 Olhares
segunda-feira, 23 de março de 2009
Leilão de Bola Autografada pelos Atletas do Benfica
Está a ser levado a cabo pelo Núcleo de Veteranos da Associação Desportiva Nogueirense, o leilão de uma bola autografada e comemorativa do jogo do passado dia 7 frente ao Sport Lisboa e Saudade.
Esta bola (representada na imagem), será entregue ao licitador que até ao intervalo do jogo do próximo sábado frente ao Estrela da Amadora, apresentar a proposta mais alta ou o último lance do leilão Americano, revertendo os valores apurados para fundos de apoio às actividades que o Núcleo vem a organizar.
Para mais informações consulte o blog http://veteranosadn.blogspot.com/ onde pode ir consultando também o valor actual do leilão.
Escrito por Master 0 Olhares
sexta-feira, 20 de março de 2009
Blog "O Arguina"
Foi inaugurado recentemente mais um blog dedicado à nossa terra intitulado "O Arguina".
Com o objectivo de retratar assuntos de diversas áreas e interesses, tem vindo a publicar crónicas curiosas acerca de algumas personalidades Nogueirenses, bem como, algumas tradições que se foram perdendo no tempo.
Visite este novo espaço que vem enriquecer ainda mais a promoção da nossa freguesia em http://www.arguina.blogspot.com/
De relembrar também outros locais virtuais de interesse como:
http://www.veteranosadn.blogspot.com/
http://adnogueirense.no.sapo.pt/
http://www.vidadesportivadenogueiradocravo.blogspot.com/
http://www.ligamncravo.blogspot.com/
http://www.f-nogueiradocravo.pt/
Escrito por Master 1 Olhares
Fotos com História
É sempre bom recordarmos momentos da vida através de fotografias. Desta vez, o acontecimento foi um convívio no campo de S.António em 1989 que serviu também para a entrega dos troféus referentes a um torneio de malha organizado pela A.D.Nogueirense.
Escrito por Master 0 Olhares
Resultados Desportivos do Fim-de-Semana
Associação Desportiva Nogueirense
Seniores: Carapinheirense, 0 - Nogueirense, 1 (Taça)
Iniciados: Nogueirense, 5 - Gandaras, 2
Infantis: Nogueirense, 7 - Lousanense B, 2
Escolas: Tourizense, 5 - Nogueirense, 0
Liga de Melhoramentos
Futsal: Carapinheirense, 4 - LMNC, 4
**Resultados Desportivos com a colaboração de João Ribeiro.
Escrito por Master 0 Olhares
terça-feira, 17 de março de 2009
Camadas Jovens Nogueirenses Continuam a Dar Frutos
Quatro atletas do escalão de escolas da Associação Desportiva Nogueirense foram, dia 15 de Março, a Gondomar participar em treinos de captação para o SL Benfica. A oportunidade dada aos atletas orientados por António Cardoso surgiu depois de um período de observação levado a cabo por peritos do Benfica.
Esta foi a primeira vez que atletas da AD Nogueirense foram convidados a prestar provas para o clube da Águia, com a particularidade de cada um dos quatro jovens ter idade inferior a nove anos.
Ao Correio da Beira Serra, António Cardoso não escondeu a satisfação pelo interesse manifestado pelo grupo de atletas. “É o reconhecimento do trabalho do clube no desenvolvimento das camadas jovens”, referiu Cardoso, sublinhando que tem recebido “informações abonatórias” relativamente aos jovens, em especial acerca de dois deles, que no treino em Gondomar foram autores de dois golos.
“Provou-se que não são inferiores a nenhum miúdo”, acrescentou, frisando que a observação por parte do Benfica vai continuar até ao momento em que os jovens atinjam os 12 anos de idade. De acordo com o técnico, a ideia do Benfica é de descobrir talentos, não pretendendo no imediato desenraizar os jovens da formação de escolas.
** Notícia Correio da Beira Serra online em www.correiodabeiraserra.com e em edição impressa.
Escrito por Master 1 Olhares
sexta-feira, 13 de março de 2009
Assembleia Geral Liga de Melhoramentos
Nos termos estatutários, o Presidente da Assembleia Geral da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo, convoca todos os sócios desta colectividade, para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 13 de Março de 2009, pelas 21.00h, no Pavilhão de S. Tiago, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apresentação de contas da Gerência do biénio 2007/2009.
2. Eleição e tomada de posse dos corpos sociais para o biénio 2009/2010.
3. Discussão de outros assuntos de interesse para a colectividade.
Se à hora marcada não houver quórum suficiente, a Assembleia-geral funcionará 30 minutos mais tarde com qualquer número de sócios.
Escrito por Master 1 Olhares
Tantas Pessoas Desaparecidas que me Ficaram de Recordação em Nogueira do Cravo
Por Alice Pires dos Anjos
Falar de tudo era bom
Mas é muito bom recordar
Os namoricos e os bailaricos
Dando-me a ideia de sonhar
O cruzeiro. A linda fonte
A água fresquinha a correr
Tão pura e cristalina
Que sem sede se vai beber
Recordo o Senhor Padre Ângelo
Tantos anos na freguesia
Partiu, deixou saudades
Deixando a aldeia vazia
Recordo o Senhor Agostinho
E o tio Sebastião
Ajudava à missa, tocava o sino
Não faltando à missa a Srª.D. Conceição
Falar de D.Adelaide
E a família Tinoco
Como dos Vaz Patos
Há tanto a recordar que não há troco
Tio Abel, o jardineiro
Que foi da Srª. D. Adelaide
Os jardins eram uns encantos
Onde ele punha toda a sua vaidade
Os Casildos, gente pobre
Mas não há dúvida, honrados
Vivendo dos bocadinhos
Todos eles arrendados
Assim recordo
Toda aquela geração
O mundo não pode parar
Para ter continuação
Vou recordar o Senhor Agostinho
O Senhor Adelino da Molhada
Deixou-nos um amor de professor
De se ficar orgulhada
Recordar a madrinha Maria Emília
Foi sempre uma ternura
Foi a parteira do povo
Uma velhinha de formosura
Nogueira é bonita
Bonito o solar do Senhor Pina
Aquelas lindas tileiras
Onde eu espreitava ladina
Aquele portão forjado
As solarengas janelas
Aquele poço com noras
Como é bom falar delas
Foi um rico bafejado
Não tinha curso superior
Seus pais o deixaram rico
E foi um feliz senhor
Não esqueço o professor Carvalho
Sua figura era de fino
Assim partiu deste mundo
Lá está com Deus Divino
O Senhor Albano da loja
Dando o correio à carreira
Tudo me está na memória
Que Deus o tenha em cimeira
Casas antigas para recordar
Algumas restauradas, outras não
Lá está a do tio Nicolau
E a do Senhor Manuel Galvão
Recordo a tia Adelaide
Que lhe chamavam de doida
Como a tia Maria Clara
Que corria tudo à vassourada
António Ferreira-Joaquim Serra
Os Gouveias-boa gente sim senhor
Se recordar é viver
São memórias com amor
João Pires nunca esqueço
Tu foste um belo pai
Como a minha mãe Ana
Bons como outros mais
Tia Aurora e José Neto
Como os outros foram para Deus
Como o Albano dos Santos e os Carunchas
Todos estão junto dos meus
Recordo a família Ferreira
A Amélia do Serafim
A todos Deus levou
Para o Celestial Jardim
Continua uma só família
Nesta minha linda aldeia
Gente boa, sã e pura
Como o puro azeite na candeia
Vou parar com o rosário
Já basta de recordar
Quero ver os olhos secos
Não os quero ver chorar
Escrito por Master 2 Olhares
terça-feira, 10 de março de 2009
Resultados Desportivos do Fim-de-Semana
Associação Desportiva Nogueirense
Seniores: União FC, 2 - Nogueirense, 0
Iniciados: Góis, 3 - Nogueirense, 1
Infantis: Tourizense, 5 - Nogueirense, 1
Escolas: Nogueirense, 1 - Tabuense, 0
Veteranos: Núcleo de Veteranos ADN, 2 - Sport Lisboa e Saudade, 2
De salientar que a equipa de veteranos da Associação Desportiva Nogueirense delineou recentemente medidas e cargos com vista à sua organização independente.
Para além das inúmeras vantagens resultantes desta constituição de uma estrutura sólida, foi criado também um sitio na internet que dá conta de diversas informações que envolvem a equipa.
Consulte já o blog do Núcleo de Veteranos em http://www.veteranosadn.blogspot.com/
Liga de Melhoramentos
Futsal: Miranda do Corvo, 6 - LMNC, 3
Escrito por Master 2 Olhares
quinta-feira, 5 de março de 2009
Artes e Ofícios
O progresso não perdoa e aos poucos as máquinas foram substituindo o homem e artesão, já que, para além de aliviarem o esforço manual, então exigido, os prazos de execução e os novos materiais tornavam tudo mais competitivo.
Hoje, na sociedade de consumo, tudo ou quase tudo se compra feito ou pré-fabricado. A máquina começou a substituir o homem com todas as suas vantagens e desvantagens. Nestas se destaca, não só o desemprego e consequentes desequilíbrios sociais que provoca, mas também o desaparecimento do artista.
Como forma de a todos homenagear nas respectivas artes, recordo através das respectivas fotos conseguidas, uma casa construída no concelho pelos irmãos, mestres Armando (pedreiro) e Afonso (carpinteiro), bem como o mestre Virgílio da Costa Saraiva que, através do ferro, construiu os coretos do Sr. Das Almas e de Ervedal da Beira. No Casal, ainda hoje existe uma torsa da porta de uma antiga forja, datada de 1714 (em ruínas) que foi precursora de grandes ferreiros, os melhores da região. No meio do século passado ainda existiam as forjas de Ambrósio Ribeiro, na Molhada e José Ricardo, na Torre.
Na arte dos ofícios, sobressai, pela maioria, o canteiro na arte de trabalhar a pedra, ou seja o arguina, com monumento a consagrá-lo em rotunda. Não devemos esquecer as muitas alfaiatarias como as de José Garcia, Manuel Trinta, António dos Covais, António Ferreira, António Maria, ou ainda as sapatarias de João Pires e José Esculcas em Fundo de Vila e de João Sapateiro e António Esculcas, na Torre.
Lembro ainda os caiadores e pintores. Destes últimos havia-os de muita qualidade, conforme o comprova a anterior pintura do teto da nossa Igreja (silvados) em 1853 por Manuel Rodrigues, de Nogueira do Cravo, pelo preço de 88 mil reis.
Certamente que muito há a divulgar e que poderá ter um contributo valioso para o conhecimento do nosso passado. Este poderá passar pela conservação de ferramentas antigas que poderiam, num futuro, serem apresentadas em museu, como a memória do nosso povo. Talvez, ainda, que os nossos habituais comentadores tenham outras fotos ou conhecimentos com interesse para o enriquecimento do nosso património cultural e artístico e que queiram partilhar. Fica, assim, um convite e o desafio para a sua divulgação. Para começar seguem duas fotografias antigas alusivas ao tema tratado.

Tamarres
Escrito por Master 2 Olhares
Sorteios da Taça AF Coimbra
O sorteio dos quartos de final da taça da A.F.Coimbra, a realizar dia 15 de Março ditou o seguinte sorteio: Praia Leirosa – União Coimbra
Académica/SF – Febres
Carapinheirense – Nogueirense
Mirandense – Os Marialvas
Já no Futsal decorreu ontem o sorteio dos quartos de final da Taça A.F. Coimbra e a Liga de Melhoramentos irá também deslocar-se ao reduto do Carapinheirense. Como curiosidade esta equipa eliminou na ronda anterior o FC Oliveira Hospital. A 1ª Mão é a 14 de Março e a 2ª Mão em Nogueira do Cravo a 10 de Abril.
Bruscos – Cria
Carapinheirense -LM Nogueira do Cravo
Serpinense – Conchada
Alfarelense – Domus Nostra
Escrito por Master 0 Olhares
Sport Lisboa e Saudade em Nogueira do Cravo
No próximo sábado, dia 7, estará em Nogueira do Cravo, a equipa do Sport Lisboa e Saudade.
A recepção à equipa das velhas glórias do Benfica terá lugar pelas 11.15 horas, à qual se seguirá o almoço. Depois às 15 horas no Estádio de S.António o núcleo de veteranos da AD Nogueirense irá prestar homenagem a Acácio dos Santos Vicente, um dos fundadores e antigo presidente do clube Nogueirense e antigo praticante do Operário F.C.Nogueirense. De seguida será o jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Saudade e o Núcleo de Veteranos da Associação Desportiva Nogueirense, a que se seguirá um lanche ajantarado entre todos os participantes na sede do clube.
Escrito por Master 0 Olhares
terça-feira, 3 de março de 2009
A Nogueira do Cravo
Ó terra querida,
Meu torrão Natal,
Nunca esquecida,
Por o teu natural.
És ditosa feliz,
Minha terra Nogueira,
A quem o destino quis,
Conceder por padroeira.
A Santa mais milagrosa,
De todo o mundo cristão,
Essa sagrada e formosa,
Senhora da Expectação.
A Sé da Beira,
Tua linda Igreja,
Venha quem queira,
Entre e te veja.
Os teus relevos,
Verdadeiros mirantes,
São os enlevos,
Dos teus visitantes.
Molhada e Casal,
E teu S. Martinho,
Quintais e Passal,
Secular Pelourinho.
Nas fontes das Almas,
Ao lado o Sandão,
Nas noites calmas,
Se passa o serão.
No povo fundeiro,
Gangim um pouco além,
Sentado ao Cruzeiro,
Me sinto bem.
Em ti eu nasci,
Ó terra querida,
Ao lado de ti,
Não és esquecida.
Ó terra adorada,
Meu doce encanto,
Sempre lembrada,
Te amo tanto.
Como tu és linda,
Muito formosa,
Percorrer-te ainda,
Minha terra ditosa.
Versos do falecido Fernando Pires.
Escrito por Master 4 Olhares
segunda-feira, 2 de março de 2009
Resultados Desportivos do Fim-de-Semana
Associação Desportiva Nogueirense
Escrito por Master 1 Olhares