1º TORNEIO DE SNOOCKER POOL
Está a decorrer na sede da ADN, desde o passado dia 25 de Abril o 1º Torneio de Snooker Pool. O Torneio tem a participação de 12 equipas e é individual.
TAÇA A.F.COIMBRA: MEIAS-FINAIS
Nas meias-finais da Taça A.F.Coimbra, o Nogueirense vai ter uma deslocação difícil ao reduto do Carapinheirense. O jogo será dia 18 de Maio (dia da festa do Sr.Almas), esperamos que os Nogueirenses apoiem a equipa e consiga o passaporte para a final. De referir que para o campeonato o Nogueirense foi vencer o Carapinheirense por 1-0.
O outro jogo será Vigor-Moinhos.
ASSEMBLEIA-GERAL
Vai ter lugar dia 24 de Maio próximo a Assembleia-Geral da ADN, para apresentação de contas da época 2007/08 e eleição dos Corpos Sociais para a época 2008/09. Serão ainda debatidos outros assuntos de interesse para a colectividade. Esperamos a comparência dos sócios.
NOGUEIRENSE-ESTRELA DA AMADORA, EM VELHAS GUARDAS
No próximo dia 7 de Junho, Sábado das Festas em honra de S.António vão encontrar-se no Campo de S.António as Velhas Guardas do Nogueirense e do primo divisionário Estrela da Amadora. Findo o encontro haverá a habitual “3ª parte”, em que se espera que as nossas gentes tenham, como é habito, a hospitalidade que nos é característica.
VAMOS APOIAR A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA NOGUEIRENSE
PAU RIJO
terça-feira, 29 de abril de 2008
Notícias da ADN
Escrito por Master 4 Olhares
Nogueirense Vence Góis
A equipa sénior da Associação Desportiva Nogueirense, recebeu e venceu no passado Domingo, a equipa despromovida de Góis.

Escrito por Master 2 Olhares
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Nogueirense Empata Frente ao Febres
No passado Domingo, a equipa sénior da Associação Desportiva Nogueirense deslocou-se ao Febres, em jogo a contar para a 27.ª Jornada da Distrital da AF Coimbra.

Escrito por Master 4 Olhares
segunda-feira, 21 de abril de 2008
PDM em Discussão Pública até 30 de Abril
A proposta do Plano Director Municipal de Oliveira do Hospital, cujo período para apresentação de sugestões decorre até ao próximo dia 30 de Abril – os munícipes podem participar na discussão através do e-mail pdm@cm-oliveiradohospital.pt está online no sítio oficial da Câmara Municipal.
Veja aqui os documentos:
- Proposta da Planta de Ordenamento - Proposta de Regulamento - Prop. da Planta de Condicionantes - Protecção e Conservação do Patrim. - I - Prop. da Planta de Condicionantes - Protecção e Conservação do Patrim. - II - Prop. da Planta de Condicionantes - Protecção e Conservação do Patrim.-III - Proposta da Planta de Condicionantes - Infraestruturas e Equipamentos
O Que é o PDM - Plano Director Municipal?
É o plano que estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial, a política municipal de ordenamento do território e de urbanismo e as demais políticas urbanas, integra e articula as orientações estabelecidas pelos instrumentos de gestão territorial de âmbito nacional e regional e estabelece o modelo de organização espacial do território municipal.É um instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais de ordenamento do território e para o estabelecimento de programas de acção territorial, bem como para o desenvolvimento das intervenções sectoriais da administração do Estado no território do município, em concretização do princípio da coordenação das respectivas estratégias de ordenamento territorial. Decreto Lei nº 380/1999, de 22 de Setembro na redacção conferida pelo Decreto Lei nº
Fonte. Correio da Beira Serra
Por Tamarres
Escrito por Master 1 Olhares
terça-feira, 15 de abril de 2008
Alice Pires dos Anjos - Poetisa Popular (continuação)
Após terem sido publicados neste Blogue, uns versos da autoria da nossa conterrânea, chegaram ao meu poder dois livros seus, cujos títulos “Obra Pequena para Pessoas Simples” e "Caminhos Sem Luz São Trevas” reflectem um seu olhar ao longo dos tempos, retractando-nos a vida de pessoas do povo de Nogueira que já partiram e das que já nos tínhamos esquecido, das famílias, dos costumes, dos lugares, falando ainda de Lisboa, do País e do Mundo.
É muito abrangente, pois desde versejar sobre as suas memórias de jovem na sua terra natal, chega aos dias de hoje com temas da actualidade e a sua visão crítica das mesmas, enaltecendo ou mostrando alguma amargura.
Evoco novamente este assunto, para que não fique votado ao esquecimento, mais uma vez, e alguém se lembre de que há muito a fazer em Nogueira do Cravo.
Assim, sendo difícil escolher um entre tantos versos, escolhi uns ao acaso, bem como mostro, acima, a capa e sub capa do segundo livro.
Nogueira do Cravo- Minha Terra Natal
Nogueira do Cravo
Minha Terra Natal
Aldeia muito bonita
Em Oliveira do Hospital
O Casal, a Molhada
Onde a estrada passa
Cheios de pinheiros e verduras
Que lhes dá imensa graça
A casa da minha avó
No largo do Cruzeiro
Aonde pelo Natal
Se queimava o Pinheiro
Nesse mesmo largo
Que grande recordação
Se faziam os bailaricos
No mês de S. João
A Igreja antiga, linda
No Altar- Mor o lampadário
Em Outubro se faz a Festa
Da Nossa Senhora do Rosário
Às dezassete horas sai
Uma linda procissão
Com os andores enfeitados
E os meninos da Comunhão
Gosto muito de Nogueira
Não o nego a ninguém
Gosto daquelas pessoas simples
A todos eu quero bem
O Pátio, a casa onde nasci
O berço de madeira onde dormi
Na varanda muito brinquei
E da mesma varanda caí
Nogueira do Cravo
Terra das minhas ilusões
Terra dos meus amores
Terra das minhas paixões
As saudades que senti
Quando daí parti
São as mesmas saudades
Que hoje sinto aqui
Esta homenagem faço
Quero lembrar também
Saudades tenho muitas
De minha querida mãe.
Versos de Alice Pires
Por Tamarres
Escrito por Master 2 Olhares
AD Nogueirense 5 vs Vinha Rainha 1
Equipa do nogueirense: Joca, David, Ricardo Simões, Leonel, Romeu, Bruno, Zé Carlos, Diogo Costa, Julinho, Moreira e Quim
O terreno muito pesado no campo de S.António,poderia prever um jogo não muito bonito e nos minutos iniciais foi isso que aconteceu por ambas as equipas,até que o nogueirense decide colocar a bola no chão e numa rápida transacção defesa - ataque chega ao 1 golo do jogo por David. Mas a resposta da equipa sensação da Honra não ia demorar e volvidos alguns minutos do golo do nogueirense o Vinha Rainha empata,nas bancadas já se temia o pior,mas o nogueirense teve capacidade psicológica para dar volta ao resultado e chegar ao intervalo a ganhar por três bolas a uma(golos de Quim e Romeu).
Ao Intervalo: 3-1
Segunda parte o nogueirense entrou da mesma forma do que foi para o intervalo e chegou ao 4-1 por Moreira. Não era um jogo vistoso devido ao terreno de jogo,mas o nogueirense tomava conta do jogo,enquanto o Vinha Rainha apenas incomodava a baliza da equipa da casa em contra-ataques,mas sem perigo. Antes de acabar o jogo o nogueirense chega ao 5-1 por Quim. Jogo que valeu pelos 3 pontos para a equipa do nogueirense e também pelo futebol praticado pelo nogueirense que já tem uma mão do novo treinador Oliveira.

Crónica Vida Desportiva de Nogueira do Cravo em http://www.vidadesportivadenogueiradocravo.blogspot.com/
Escrito por Master 2 Olhares
sábado, 12 de abril de 2008
Familiar de Bernardino
O "Olhar Nogueira do Cravo" chama a atenção para um comentário deixado num dos primeiros artigos sobre Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro, por José Vasco de Campos, um familiar desta grande personalidade Nogueirense.
Talvez seja importante aproveitar o acontecimento para se voltar a retomar a situação da homenagem e do ponto de situação sobre a mesma.
Para um acesso mais fácil ao artigo referido, utilize o seguinte atalho: http://olharnogueiradocravo.blogspot.com/2007/10/bernardino-freire-de-figueiredo-abreu-e.html
Escrito por Master 2 Olhares
sexta-feira, 11 de abril de 2008
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Faleceu o Professor Albano Silva
Natural de Nogueira do Cravo, Albano Silva distinguiu-se enquanto professor, delegado escolar, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital durante o período do Estado Novo – primeiro com Ferreira Diniz e depois com Afonso Amaral – e após o 25 de Abril, como vereador eleito pelo CDS quando era presidente António Simões Saraiva. Foi também aluno do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, pelo que a sua presença era esperada no convívio dos antigos alunos do colégio que vai ter lugar no próximo dia 19 de Abril.
Entrevistado por Carlos Alberto, Albano Silva apresentou-se: “nasci em Nogueira do Cravo, o meu pai era mestre-de-obras, ele e a minha mãe queriam que eu fosse professor primário, portanto tinha mesmo de estudar”. Adiantou que, enquanto professor primário, deu aulas na Bobadela, Arazede, Espariz, até ter sido colocado em Nogueira do Cravo, onde se manteve até à aposentação. “Fui professor durante cinquenta anos!”, resumiu, não esquecendo também o contributo prestado à autarquia. Garantiu também ter “a felicidade de ter uma família maravilhosa: dois filhos extraordinários, quatro netos encantadores e seis lindos bisnetos”.
Escrito por Master 2 Olhares
terça-feira, 8 de abril de 2008
AD Nogueirense Empata
A equipa sénior Nogueirense deslocou-se ao Campo do Águias à procura de pontos que começam a fazer bastante falta, onde não foi além de um empate a zero.
Com um calendário algo complicado até ao final da época, a descida não deixa de ser uma possibilidade, dada a quantidade de equipas que poderão ser despromovidas da 3ª Nacional para a série Distrital da Associação de Futebol de Coimbra.
Escrito por Master 3 Olhares
LMNC 3 vs Serpinense 2
Bom jogo de futsal no encerramento da época. Uma partida sem grandes pressões, nem sempre bem jogado, mas com alguns bons momentos de futsal e emoção no resultado.A equipa da LMNC adiantou-se no marcador face ao maior domínio da partida, surgindo o empate do adversário através de uma perda de bola em zona proibida, numa altura em que o jogo estava equilibrado.
Na 2ª metade foi o Serpinense a entrar melhor e a virar o resultado a seu favor, embora a resposta da LMNC fosse quase imediata, restabelecendo o empate pouco depois.O golo do empate galvanizou a equipa da casa que viria a fazer o 3-2 a meio do 2º tempo. Com este resultado o jogo tornou-se de parada e resposta, com ocasiões de golo para ambos os lados, remates aos poste e grandes defesas, com Fábio, GR da casa, a ser um dos principais protagonista da vitória.
No final a vitória poderia ter surgido para qualquer equipa, foi mais feliz a LMNC. Uma vitória saborosa que permeia o esforço dos nossos jogadores e que nos permite terminar o campeonato na 4ª posição.
Texto Liga de Melhoramentos Online em www.ligamncravo.blogspot.com
Escrito por Master 2 Olhares
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Alice dos Anjos Pires – Poetisa Popular
Na rota de dar a conhecer a faceta pouco conhecida de algumas figuras Nogueirenses que se distinguem pela qualidade de intervenção na vida social, cultural, profissional ou outra, será oportuno aqui recordar uns versos publicados há anos, na Comarca de Arganil, de autoria de Alice Pires, por sinal, irmã do falecido Fernando Pires, já lembrado neste blogue.
Talvez seja o momento de os responsáveis locais se questionarem e estarem atentos a casos de interesse como estes, que há que inventariar e dinamizar, sob pena de continuarmos pobres e ocos, por culpa própria.
Nogueira do Cravo – Meu berço
A nossa linda aldeia
Não a devemos esquecer
É pena sairmos dela
Para sobreviver
As cenas do meu passado
Nunca, nunca esquecerei
O passado é saudade
Saudade que sempre terei.
Tudo eram flores, tudo era Abril
Não se viam os males, o que o mundo encerra.
A minha mente, pura, infantil
Pousava alegre na minha terra.
Que ricos eram os prados
Hortas frescas nos casais
Campos lindos bem lavrados
E a casinha dos meus bons pais.
Óh, Pátria que me viu nascer
Tão querida foi para mim
Em Lisboa estou vivendo
Nogueira do Cravo terra sem fim.
Nogueira torrão bendito
Cheia de beleza natural
Tu és um torrão de Alicante
Uma colmeia de Portugal
Versos: Alice Pires
SANTIAGO
Escrito por Master 1 Olhares
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Convívio ADN
Escrito por Master 3 Olhares
terça-feira, 1 de abril de 2008
Um Lindo Soneto Dedicado a Nogueira do Cravo - Aldeia Edénica
Em Abril de 1940 principiou a contagem das listas com nomes das terras mais lindas do concelho, segundo o gosto dos votantes. Terminava assim o concurso e então, para o efeito, reuniu um júri constituído por Dr. António Amaral, Diamantino da Fonseca (Avô) e José Carvalho (Nogueira do Cravo), com vista a eleger, assim, a mais linda e pitoresca aldeia.
Da parte da nossa freguesia foram enviadas, pelo sr. Joaquim Martins da Costa, sete fotografias de Nogueira do Cravo, bem como um soneto de autoria de Serafim Lopo (será Lobo?). Porque é muito bonito este verso, de um poeta popular conterrâneo, achei por bem aqui recordá-lo:
Tamarres
Escrito por Master 0 Olhares
Resultados Desportivos
Associação Desportiva Nogueirense
Séniores - AD Nogueirense 0 vs Carapinheirense 2
Primeiro teste à equipa Nogueirense após a saída do técnico Gaivota, que resultou em mais uma derrota no Campo de Santo António. Apesar do bom futebol apresentado, a equipa local não foi capaz de criar grandes lances de perigo que pudessem afectar a equipa do Carapinheirense.
Escolas - AD Nogueirense 3 vs Tourizense 5
Último jogo da equipa de escolas acabando o campeonato com os seguintes resultados:
10º Lugar - 6 Vitórias - 2 empates - 16 derrotas - 41 golos marcados - 95 golos sofridos - 20 pontos
Escrito por Master 0 Olhares
Homenagem ao Comandante Manuel Serra
O presidente da Câmara Municipal referiu-se à homenagem prestada como “um acto de cumprimento com aquilo que deve ser a história”, porque “os homens passam, mas as instituições ficam”. Para além da homenagem ao comandante Serra, Mário Alves deixou claro que o monumento é também uma homenagem “aos bombeiros do concelho e de Portugal”, fazendo questão de fazer referência à corporação de Lagares da Beira, para a qual reivindicou mais adiante – numa mensagem dirigida ao governador civil – uma Equipa de Intervenção Permanente tal qual como a que está a ser criada na corporação da cidade e noutras do país. Contudo, foi sobre o comandante Serra, falecido há quatro anos e agora imortalizado numa praça onde se ergue o seu busto, que Mário Alves centrou a sua homenagem. “No monumento quisemos contribuir para que memória do que é o ícone dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital não desaparecesse e fosse perpetuada pelos tempos fora”, referiu o autarca, realçando o “bom exemplo” dado pelo bombeiro “na condução de homens e desta instituição” e a sua vertente de “pedagogo”. Desafiou ainda os presentes para que “daqui por ano” seja possível “fazer o que resta desta história”. “Que alguém faça aquilo que eu já não posso fazer enquanto presidente da câmara, mas posso patrocinar com os meus colegas do executivo: o livro que possa ter a vida e a obra de Manuel Gouveia Serra”, sustentou Mário Alves, considerando que “quando isso estiver feito, servirá de exemplo para os mais novos”.
Escrito por Master 0 Olhares